Aprenda a utilizar o Whatsapp marketing para ter mais clientes

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Ingage - 9 de julho de 2019

No mundo todo, o WhatsApp é utilizado por 1,5 bilhão de pessoas em 180 países. Por dia, há 1 bilhão de contas ativas na ferramenta, o que a torna mais popular que o Messenger, do Facebook. Somente no Brasil, são 120 milhões de usuários mensais, o que coloca o país entre os 5 maiores mercados. Para a sua empresa, os números significam a chance de executar o WhatsApp marketing.

Essa alternativa explora todo o potencial desse público, que talvez não esteja nas redes sociais e em outras mídias. Ao mesmo tempo, é fundamental agir de acordo com uma estratégia clara — como acontece com o SMS marketing, por exemplo.

Para não ter dúvidas, veja como utilizar a ferramenta para a comunicação e conquiste os melhores resultados!

O que é e por que investir no WhatsApp marketing?

O marketing digital emprega várias mídias e canais, de modo a alcançar os clientes em vários pontos. O objetivo é falar com o indivíduo onde ele estiver e, com isso surgem diversas possibilidades. O SMS marketing, por exemplo, envia mensagens de textos para o celular da pessoa de interesse.

Nos últimos anos, entretanto, uma modalidade ganhou força: o WhatsApp marketing. Essa estratégia se baseia num conceito simples: o aplicativo de comunicação instantânea passa a ser uma plataforma de marketing. Com o direcionado das mensagens para os clientes, é possível conquistar resultados específicos, dentro do planejamento.

O aumento de popularidade da alternativa tem motivos fortes, afinal, são grandes as vantagens de uso. Na sequência, veja quais são os maiores benefícios de recorrer ao WhatsApp marketing!

Custo baixo com alto retorno

O marketing digital, por si só, já é mais barato que as opções offline. Ao falar no comunicador instantâneo, é algo que se mostra especialmente interessante. Isso acontece porque é muito fácil enviar mensagens, com serviços que cobram pouco.

De forma semelhante ao SMS marketing, é comum que os gastos estejam associados ao total enviado e de ações realizadas. Mesmo assim, o custo é bem mais em conta que imprimir folhetos ou até que impulsionar publicações nas redes sociais. Por outro lado, as chances de ganhos são grandes, o que eleva o retorno do investimento.

Comunicação pessoal e em tempo real

Outro benefício é que dá para falar com os clientes e oportunidades de maneira direta e eficiente. Assim como o SMS marketing, o contato acontece sem intermediários e de forma privada. Isso aproxima as pessoas da sua marca e permite a conquista de resultados melhores.

Além do mais, dá para falar com o público em tempo real. É uma alternativa que não está disponível, na maioria das vezes, quando você programa um post na mídia social ou quando faz um anúncio no rádio ou na TV. Com o aproveitamento dessa interação, fica fácil falar com as pessoas de interesse e explorar todo o potencial.

Melhoria e simplificação no atendimento

O atendimento é uma parte crucial para qualquer negócio. É preciso caprichar no contato com as pessoas para que elas fiquem satisfeitas e queiram retornar outras vezes ou para que decidam comprar. Nesse sentido, o WhatsApp também é bastante útil.

Ele pode servir como um canal rápido e direto de comunicação, o qual ajuda a resolver as principais demandas do público. Ao mesmo tempo, não é preciso montar uma estrutura complexa, pois as mensagens instantâneas já dão conta do recado.

Geração de oportunidades e vendas

Com o planejamento e a execução de uma boa estratégia, é possível gerar novas oportunidades de venda. Ou seja, o WhatsApp se transforma em uma plataforma que é utilizada para fazer contatos, estimular a nutrição de leads e, eventualmente, a conversão em vendas.

Na prática, é algo muito importante para garantir um desempenho otimizado para o time comercial. Com mais contatos, as chances de conversão se multiplicam, assim como o faturamento e a lucratividade. Também é um jeito de melhorar o posicionamento no mercado e atingir resultados estratégicos.

Aumento de produtividade

O uso do WhatsApp marketing na empresa depende de planejamento e criação, como qualquer boa abordagem. No entanto, o processo é bem mais simples que outras escolhas, como o desenvolvimento de grandes campanhas ou criação de um site. Embora essas tarefas sejam essenciais, demandam um tempo maior. Por ser um comunicador instantâneo, por outro lado, a ferramenta é bem dinâmica.

Tudo isso eleva produtividade. Os profissionais conseguem atender mais pessoas em menos tempo, além de haver uma centralização de contatos. Também há um tempo reduzido para consolidar as vendas e maior velocidade na troca de informações. Assim, seu negócio fica produtivo.

Como funcionam os softwares para a estratégia?

O ganho de eficiência no WhatsApp marketing é possível, muitas vezes, graças ao uso de plataformas e softwares. Esses recursos ajudam a garantir o gerenciamento de contatos e informações, além de fazerem disparos automáticos. Você pode programar e eles realizam as ações, dentro dos limites previstos para a plataforma.

Muitos funcionam de maneira online, o que garante mobilidade e total conveniência. Com esses recursos, a atuação se torna ainda melhor e direcionada. Na sequência, confira algumas ferramentas que já são utilizadas atualmente!

Bulk Services

A Bulk Services oferece recursos completos para a automação de envios de mensagens. É possível gerenciar as campanhas por meio de listas e gráficos, além de obter relatórios de uso.

Também há templates de comunicação, uso de multimídia e até envio de SMS marketing de forma complementar. Os planos são pagos e dependem de créditos.

WapZap

O WapZap ainda conta com disparos individuais e mensagens para grupos, caso isso faça sentido para a sua estratégia. Também oferece segmentação completa e elaboração de listas de transmissão.

Ainda permite salvar públicos e campanhas, além de criar listas para evitar o envio. O funcionamento, entretanto, é de forma instalada no computador. A licença é paga, mas há teste gratuito.

SallApp

Fácil de usar, o SallApp é uma alternativa adequada para executar o WhatsApp marketing. Oferece recursos de atendimento automático, relatórios e até enquetes.

Também tem relatórios, suporte a multiusuários e proteção extra dos dados. Os planos variam com a quantidade de disparos e há um teste gratuito.

Como usar o WhatsApp de forma eficiente e profissional?

whatsapp marketing

Para obter todos os resultados positivos dessa estratégia, é essencial saber usá-la corretamente. Algumas boas práticas devem ser observadas para que seja possível se consolidar com essa mídia e evitar problemas.

Então, deseja saber como fazer WhatsApp marketing com máxima qualidade? Confira algumas dicas imperdíveis!

Realize um bom planejamento de ações

Assim como acontece com qualquer estratégia de comunicação, é indispensável ter objetivos e ações claras. Agir de imprevisto não é a melhor saída, pois só desperdiça esforços e recursos. Então, tudo tem que partir de um bom planejamento, pois facilita o acompanhamento.

Especifique metas alcançáveis e que possam ser medidas. Além disso, estabeleça quais serão as ações executadas, com qual frequência e de que modo. Não menos importante, defina métricas e indicadores para conhecer os resultados. Desse jeito, fica simples entender o que tem dado certo e o que ainda precisa ser adaptado, por exemplo.

Use o WhatsApp Business

Como se trata de uma comunicação feita por empresa, o recomendado é utilizar o WhatsApp Business. Ele é gratuito como a versão “tradicional”, mas oferece recursos extras e que ajudam a comunicação. É possível apresentar o endereço do estabelecimento e o horário de funcionamento, por exemplo.

Também dá para programar respostas rápidas e utilizar “etiquetas” para categorizar os contatos. Tudo isso descomplica a administração das informações, o que eleva o nível da comunicação e facilita as etapas.

Tenha um número exclusivo

Outra recomendação é adotar um (ou um conjunto) número exclusivo para a tarefa. É preciso ter uma linha direcionada para, primeiramente, manter a organização e garantir a separação adequada de funções. Além do mais, é uma forma de evitar problemas com a perda de conta por conduta imprópria, por exemplo.

O processo é bem simples e só exige que você tenha um chip extra de operadora. Não se esqueça de divulgar o contato de maneira ampla para os clientes e oportunidades em potencial. Desse jeito, dá para explorar o melhor que essa estratégia tem a oferecer.

Transforme o aplicativo para suas necessidades

Uma das vantagens do WhatsApp marketing é que ele é muito versátil. Ele pode ser usado de diversas formas, então uma das dicas consiste em transformar o aplicativo de modo que ele funcione de acordo com as suas exigências.

É o caso, por exemplo, de fazer um SAC com esse canal. Ao centralizar reclamações e dúvidas das pessoas, o processo se torna eficiente, próximo e de qualidade. Também é possível utilizar o comunicador como uma plataforma direcionada para inside sales. Com a geração, nutrição e conversão de leads, dá para trabalhar as vendas.

Ainda há como ampliar o alcance de marca por meio de ofertas selecionadas ou até empregá-lo como ferramenta de reforço para o relacionamento. O importante é contar com o recurso de forma estratégica para os negócios.

Gere tráfego para outras mídias

Não é preciso ficar “preso” ao WhatsApp, como se ele fosse uma condição limitante. Na verdade, dá para usar o aplicativo como um integrador de mídias e propagador de outros conteúdos e peças.

Talvez não seja interessante enviar cada post novo no blog para a rede de contatos do aplicativo. Por outro lado, ao criar um e-book ou um material rico de alto interesse, a divulgação ajuda a gerar leads potencialmente qualificados.

O mesmo vale para divulgar promoções nos sites ou nas redes sociais, bem como se integrar a campanhas físicas, catálogos e tantos outros elementos. Com o uso conectado, outras mídias recebem esse tráfego direcionado, o que pode gerar resultados ainda melhores.

Explore todos os recursos disponíveis

Essa ferramenta também é caracterizada pela grande variedade de recursos. Além das mensagens de texto (e seus emojis), é possível enviar GIFS, figurinhas, vídeos, áudios, contatos e informações de localização. Então, por que não utilizar todos esses elementos a favor da sua comunicação?

Criar folhetos digitais para divulgar produtos e promoções, por exemplo, deixa tudo mais atraente. Alguns vídeos e GIFs também são bem-vindos, assim como textos formatados e fáceis de ler.

Só tome cuidado para não enviar arquivos muito pesados ou mensagens longas. Pense sempre na simplicidade e na rapidez de comunicação para escolher as melhores alternativas.

Aproxime o relacionamento com as pessoas

Já que o WhatsApp marketing é ideal para gerar identificação e aproximação com as pessoas, nada melhor que trabalhar esse aspecto do jeito certo. A dica é estreitar o relacionamento, de modo a aumentar as chances de conversão e de fidelização.

Vale a pena, por exemplo, segmentar os contatos. Assim, pode mandar mensagens e ofertas específicas para cada grupo, o que gera personalização e identificação. Se você vende produtos para adultos e crianças, vale mandar promoções para cada lista de forma diferenciada.

Também é importante tomar cuidado com o horário dos envios. Evite mensagens muito cedo ou tarde e cuide para não atrapalhar o final de semana. A exceção fica para estabelecimento em horários específicos, como lanchonetes que funcionam à noite nos finais de semana.

Além de tudo, aproveite a resposta em tempo real e não deixe ninguém sem um contato de volta. Responda rápido para garantir que todos ficarão satisfeitos com a experiência de utilizar o recurso.

Adicione valor à comunicação

Um erro comum é o de achar que o WhatsApp deve servir como um grande megafone. Por mais que funcione como canal de vendas, ele tem que ir além disso. É importante adicionar valor à comunicação, como ao oferecer materiais ricos e conhecimentos relevantes para a nutrição dos leads. Também é indispensável estar disposto a ajudar as pessoas de forma verdadeira e para solucionar seus problemas.

Além disso, fuja do spam. Evite mensagens automáticas, disparadas sem critério e para números que não o adicionaram. Sempre tenha a autorização da pessoa para o contato para evitar o bloqueio da conta e a insatisfação dos usuários.

Adote uma abordagem profissional

Não é porque essa ferramenta é usada no cotidiano de maneira básica que a sua empresa deve recorrer a ela de forma amadora. Assim como acontece com o SMS marketing, a abordagem do WhatsApp tem que incluir uma atuação profissional e especializada.

Ter o apoio de uma agência capacitada permite contar com os profissionais certos para colocar tudo em prática. Desse modo, fica mais fácil conseguir os resultados desejados.

O marketing no WhatsApp traz muitas possibilidades, entre as quais está o aumento de vendas. Com as boas práticas, dá para fazer o seu negócio decolar com ajuda do mensageiro instantâneo.

E já que adotar a versão certa é tão importante, confira o guia completo para usar o WhatsApp Business!

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