Webflow: 11 benefícios de performance e segurança

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 7 de abril de 2021

Para quem ainda não está familiarizado, o Webflow é uma ferramenta de design que permite a construção de Landing Pages e sites, sem a necessidade de desenvolvimento e edições de código.

Aqui na INGAGE, sempre a utilizamos para criação e aprovação de layouts e wireframes com os clientes. Assim como no Adobe XD, é possível tornar o layout interativo, aproximando, dessa forma, do resultado final do trabalho. 

Após a aprovação do layout, passamos a demanda para a equipe de desenvolvimento que faz a programação do site, criando um template personalizado via WordPress, na maioria dos casos. 

webflow

Recentemente, motivado principalmente pelas constantes falhas de segurança do WordPress, plugins que tornam todo site lento e servidores que não apresentam a estrutura ideal para esse tipo de CMS, decidimos desenvolver alguns produtos da INGAGE (incluindo nosso site institucional) no Webflow, e também hospedá-los por lá.

Isso possibilitou uma redução nos esforços de programação, além de observarmos também os impactos positivos em alguns testes de performance. Veja a comparação abaixo da Landing Page do nosso curso sobre inbound sales.

Nota Page Speed Insights pré Webflow:

webflow

Nota Page Speed Insights após migração para o Webflow:

webflow

Observamos melhoras significativas nas métricas que impactam o Core Web Vitals do Google. Fatores primordiais no ranqueamento dos sites.

Todavia, o objetivo deste artigo não é listar as vantagens e autonomia que o Webflow possibilita aos designers. Quero abordar aqui as questões de performance e segurança que a plataforma torna possíveis. De maneira sucinta, listo abaixo os principais pontos.

1. Tempos de carregamento extremamente rápidos

Além de ser um dos fatores de rankeamento no Google, sites lentos afastam visitantes. O Webflow oferece uma das hospedagens mais rápidas da Internet, por meio de CDN’s, Tier 1, Amazon Cloudfront e Fastly.

2. Backups diários/controle de versão do site

O Webflow realiza backups automáticos e periódicos do site. Além de armazenar versões anteriores à publicada. 

3. Bancos de dados de teste e produção

Antes de conectar e publicar o site em seu domínio, o Webflow possibilita um ambiente de testes. 

4. Proteção contra ataques DDoS

A proteção contra ataques DDoS começa com o uso de um provedor de hospedagem confiável.

A hospedagem do site via Webflow conta com a proteção do Amazon Web Services (AWS) Shield. Essa forte camada de proteção contorna e impede qualquer ataque DDoS que possa surgir. 

Estejam os hackers desencadeando um ataque de User Datagram Protocol (UDP) reflection attack, SYN flood, DNS query flood, ou HTTP flood/cache-busting attacks, a AWS apresenta medidas para impedir essas ameaças à segurança.

5. Proteção contra ataques de força bruta 

Os ataques de força bruta são frequentemente relacionados aos ataques DDoS. Embora ambos envolvam solicitações repetidas em um servidor, os ataques de força bruta são mais focados, tentando continuamente quebrar as credenciais de login ou expor dados criptografados.

Existem algumas maneiras de atenuar ou interromper essas ameaças. O Webflow faz isso rastreando os endereços IP em envios de formulários e monitorando-os para tentativas repetidas. 

6. Proteção contra cross-site scripting (XSS)

Outra tática comum que os hackers usam para invadir e danificar sites é chamada de cross-site scripting XSS. Com a intenção de obter dados e informações privadas, os hackers colocam códigos maliciosos em determinados endereços da web. 

O cross-site scripting XSS pode ser uma maneira sorrateira de os hackers esconderem as informações de alguém, mas o escudo do Amazon Web Service (AWS) é uma linha sólida de defesa contra isso. 

7. Defesa contra SQL injection

A maioria dos bancos de dados dos servidores web são gerenciados por SQL. O SQL injection envolve hackers usando seu próprio código SQL, inserindo-o e obtendo acesso a dados confidenciais. 

Os servidores que são vítimas desse tipo de ataque não são capazes de distinguir entre as solicitações normais de SQL e aquelas que não são legítimas. Esta é outra ameaça à segurança que o shield da AWS fornece como defesa.

8. Certificado de segurança SSL

Além de ser um fator de ranqueamento, obter um certificado SSL, hoje, é imprescindível para qualquer empresa que deseja ter alguma autoridade digital.

Os certificados de segurança SSL criptografam dados nos dois sentidos entre um servidor e o computador de alguém. Uma conexão criptografada SSL evita que informações confidenciais, como informações de login, cartões de crédito e outros dados do cliente inseridos em formulários, sejam expostos. O Webflow oferece certificados SSL.

9. ISO 27018 compliance

A ISO 27018 é uma lista de medidas e protocolos que garantem que a hospedagem em nuvem seja segura para o uso de todos, mantendo as informações de identificação pessoal dos usuários impossíveis de serem obtidas. 

Qualquer site hospedado no Webflow obtém essa camada de proteção, com o escudo da Amazon Web Services (AWS), conferindo conformidade com o ISO 27018 a todos os sites sob sua responsabilidade.

10. HTTP/2

Essa funcionalidade permite o fluxo de dados para ambos os lados. Isso diminui a quantidade de tempo que é trocada entre o servidor e o cliente. As solicitações de dados não têm apenas uma via, mas, sim, múltiplas, em uma conexão TCP (Transmission Control Protocol), agilizando o fluxo de informações.

Além de facilitar uma melhor troca de dados, o https também é habilitado. Fatores que ainda impulsionam o ranqueamento orgânico no Google. O Webflow já tem HTTP / 2 integrado, viabilizando vantagens em velocidade e segurança.

11. Fique seguro

Manter seu site e seus usuários afastados dos hackers é uma tarefa constante. Assim como as tecnologias avançam, surgem também novos mecanismos para invasão e roubo de dados. 

Ter um site rápido, com ótima usabilidade e conversão, é o que todos querem. Mas quase sempre deixamos em segundo plano a construção de uma infraestrutura e contratação de um servidor que seja realmente seguro. 

Já cometemos esse tipo de erro no passado, mas, hoje, estamos cada vez mais comprometidos com a segurança e confiabilidade dos sites que entregamos e realizamos manutenções para nossos clientes. 

Se tiver alguma dúvida, não hesite em me mandar um alô no [email protected] ou em qualquer uma de nossas redes sociais. 

Caso queira conhecer melhor os nossos serviços de construção de sites e Landing Pages, assim como ter acesso ao nosso portfólio, acesse este link.

Grande abraço e até a próxima!

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!