Voce sabe o que é marketing de conteudo?

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 24 de janeiro de 2014
Atualizado em 16 de março de 2021

Muitas empresas estão descobrindo como trilhar seus caminhos no meio digital. E para te ajudar a conhecer ainda mais sobre uma dessas modalidades de inserção, vamos apresentar o que é o marketing de conteúdo.

É desejo de qualquer empresário que uma estratégia traga vários tipos de benefícios, seja moderna e ainda deixe seus clientes, parceiros e funcionários mais bem informados. É por isso que o marketing de conteúdo consegue traduzir uma divulgação de um jeito tão bacana: ele reúne uma série de ações que farão da sua empresa uma referência no assunto em que trabalham. Vamos lá?

A transição do outbound para o inbound marketing

O mundo da propaganda e do marketing começou a ser trilhado quando os anúncios apareceram nas ruas, em jornais e posteriormente na televisão e hoje, na tela do seu computador. Este tipo de anúncio convencional utiliza uma forma de publicidade na qual o objetivo é interromper algo que você estava vendo ou fazendo para te oferecer um produto ou serviço. Este processo é chamado outbound, quando a abordagem aparece sem que o público tenha buscado.

Com o crescimento dos segmentos de mercado e aumento das ações no meio digital, surgiu uma nova forma de publicidade, chamada inbound marketing, que se caracteriza por atrair o possível cliente para que ele queira saber mais sobre seu serviço ou produto. Esta é a base do marketing de conteúdo. Informações são buscadas e organizadas de forma que seu cliente em potencial queira ter contato com sua empresa e, quem sabe, se tornar um cliente real.

Com este tipo de estratégia de marketing, é possível atingir o público certo para receber suas informações. O conteúdo pode ser passado ao público de várias formas, sendo a mais comum, o blog. Mas não se resume a isso, podendo circular em outros veículos, como podcasts, vídeos, ebooks, posts em redes sociais, e-mail marketing, sites, por exemplo, e até mesmo em canais offline, como embalagens de produtos, entre outros – sabe quando você vai ao Mc Donalds, por exemplo, e vê no papel bandeja informações sobre curiosidades? Isso também é Marketing de Conteúdo!

Conteúdo pra quê?

Você já entendeu de onde veio a ideia do marketing de conteúdo e agora vai entender para que ele serve:

  • Adquirir novos clientes

Ao espalhar as informações mais importantes associadas aos seus produtos ou serviços para o público certo (já que eles estarão dando sinais de que estão interessados), a atração de mais clientes será certeira. O que você disponibiliza nos canais que utiliza fará diferença na vida daquele público, por isso ele procura. Por isso, não se prenda em informar sobre o que você oferece, mas também desenvolver assuntos que possivelmente atingirá o seu target.

  • Eficiência de suporte

Sempre quando houver uma dúvida, você cria um tipo de conteúdo que possa sanar estas e outras questões relacionadas ao assunto. Sempre que alguém tiver a mesma dúvida, você divulga o conteúdo, e ainda garante que pessoas que seguem o blog, twitter e outros canais de sua empresa, já absorvam aquelas informações.

  • Retenção de clientes

À medida que você divulga informações que importam para seu público, você e seu negócio começam a ser vistos como referência no assunto, gerando confiança e a fidelização dos clientes.

  • Atrair novos talentos

Pessoas que se interessam pelo aprendizado e estão sempre querendo melhorar, buscam por conteúdo. Se elas se interessam pelo que sua empresa divulga, estarão sempre por perto e se sentirão atraídas para participar de um eventual processo seletivo. É mais fácil recrutar quando o candidato conhece seu trabalho e já aprendeu com o conteúdo.

  • Desenvolver os talentos de sua empresa

Você vai ter bastante conhecimento para divulgar internamente, fazendo com que seus funcionários estejam sempre recebendo informações frescas sobre o negócio em que atuam e ainda dá a oportunidade de, como especialistas, produzirem conteúdo para seus veículos.

  • Eficiência em vendas

É possível usar o marketing de conteúdo para atrair e vender pois sua empresa será uma fonte na internet. Sempre que alguém pesquisar sobre o assunto que você e sua equipe dominam (e divulgam), verá o que vocês disponibilizam como referência, facilitando, assim, o processo de vendas. Isso se deve ao fato da construção de autoridade, que leva à confiança, interesse, vendas e até mesmo indicações – o que gera ainda mais vendas!

  • Como fazer?

Para começar sua estratégia de marketing de conteúdo, você deve traçar quais são os diferenciais da empresa e os objetivos a serem atingidos. De que os visitantes de suas páginas precisam mais: de informações básicas sobre sua área de atuação? Precisam sanar dúvidas sobre técnicas? Você precisa de mais clientes ou fidelizar os que já tem? Quem você quer atrair? O que este público procura? Com estes objetivos acertados, é preciso definir qual o tipo de conteúdo a ser produzido para atender às espectativas estabelecidas. Será conteúdo para blog? Materiais ricos para a geração de leads?

Existem empresas que podem te ajudar a traçar esta estratégia e que já têm conhecimento na área, portanto, se você e seus funcionários não possuem tempo para se dedicar ao processo, é bom ter o suporte de especialistas integrando o marketing de conteúdo em suas ações em marketing digital!

Gostou de saber mais sobre o marketing de conteúdo? Se tiver alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários!

 

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