Voce sabe o que é marketing de conteudo?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 24 de janeiro de 2014

Muitas empresas estão descobrindo como trilhar seus caminhos no meio digital. E para te ajudar a conhecer ainda mais sobre uma dessas modalidades de inserção, vamos apresentar o que é o marketing de conteúdo.

É desejo de qualquer empresário que uma estratégia traga vários tipos de benefícios, seja moderna e ainda deixe seus clientes, parceiros e funcionários mais bem informados. É por isso que o marketing de conteúdo consegue traduzir uma divulgação de um jeito tão bacana: ele reúne uma série de ações que farão da sua empresa uma referência no assunto em que trabalham. Vamos lá?

A transição do outbound para o inbound marketing

O mundo da propaganda e do marketing começou a ser trilhado quando os anúncios apareceram nas ruas, em jornais e posteriormente na televisão e hoje, na tela do seu computador. Este tipo de anúncio convencional utiliza uma forma de publicidade na qual o objetivo é interromper algo que você estava vendo ou fazendo para te oferecer um produto ou serviço. Este processo é chamado outbound, quando a abordagem aparece sem que o público tenha buscado.

Com o crescimento dos segmentos de mercado e aumento das ações no meio digital, surgiu uma nova forma de publicidade, chamada inbound marketing, que se caracteriza por atrair o possível cliente para que ele queira saber mais sobre seu serviço ou produto. Esta é a base do marketing de conteúdo. Informações são buscadas e organizadas de forma que seu cliente em potencial queira ter contato com sua empresa e, quem sabe, se tornar um cliente real.

Com este tipo de estratégia de marketing, é possível atingir o público certo para receber suas informações. O conteúdo pode ser passado ao público de várias formas, sendo a mais comum, o blog. Mas não se resume a isso, podendo circular em outros veículos, como podcasts, vídeos, ebooks, posts em redes sociais, e-mail marketing, sites, por exemplo, e até mesmo em canais offline, como embalagens de produtos, entre outros – sabe quando você vai ao Mc Donalds, por exemplo, e vê no papel bandeja informações sobre curiosidades? Isso também é Marketing de Conteúdo!

Conteúdo pra quê?

Você já entendeu de onde veio a ideia do marketing de conteúdo e agora vai entender para que ele serve:

  • Adquirir novos clientes

Ao espalhar as informações mais importantes associadas aos seus produtos ou serviços para o público certo (já que eles estarão dando sinais de que estão interessados), a atração de mais clientes será certeira. O que você disponibiliza nos canais que utiliza fará diferença na vida daquele público, por isso ele procura. Por isso, não se prenda em informar sobre o que você oferece, mas também desenvolver assuntos que possivelmente atingirá o seu target.

  • Eficiência de suporte

Sempre quando houver uma dúvida, você cria um tipo de conteúdo que possa sanar estas e outras questões relacionadas ao assunto. Sempre que alguém tiver a mesma dúvida, você divulga o conteúdo, e ainda garante que pessoas que seguem o blog, twitter e outros canais de sua empresa, já absorvam aquelas informações.

  • Retenção de clientes

À medida que você divulga informações que importam para seu público, você e seu negócio começam a ser vistos como referência no assunto, gerando confiança e a fidelização dos clientes.

  • Atrair novos talentos

Pessoas que se interessam pelo aprendizado e estão sempre querendo melhorar, buscam por conteúdo. Se elas se interessam pelo que sua empresa divulga, estarão sempre por perto e se sentirão atraídas para participar de um eventual processo seletivo. É mais fácil recrutar quando o candidato conhece seu trabalho e já aprendeu com o conteúdo.

  • Desenvolver os talentos de sua empresa

Você vai ter bastante conhecimento para divulgar internamente, fazendo com que seus funcionários estejam sempre recebendo informações frescas sobre o negócio em que atuam e ainda dá a oportunidade de, como especialistas, produzirem conteúdo para seus veículos.

  • Eficiência em vendas

É possível usar o marketing de conteúdo para atrair e vender pois sua empresa será uma fonte na internet. Sempre que alguém pesquisar sobre o assunto que você e sua equipe dominam (e divulgam), verá o que vocês disponibilizam como referência, facilitando, assim, o processo de vendas. Isso se deve ao fato da construção de autoridade, que leva à confiança, interesse, vendas e até mesmo indicações – o que gera ainda mais vendas!

  • Como fazer?

Para começar sua estratégia de marketing de conteúdo, você deve traçar quais são os diferenciais da empresa e os objetivos a serem atingidos. De que os visitantes de suas páginas precisam mais: de informações básicas sobre sua área de atuação? Precisam sanar dúvidas sobre técnicas? Você precisa de mais clientes ou fidelizar os que já tem? Quem você quer atrair? O que este público procura? Com estes objetivos acertados, é preciso definir qual o tipo de conteúdo a ser produzido para atender às espectativas estabelecidas. Será conteúdo para blog? Materiais ricos para a geração de leads?

Existem empresas que podem te ajudar a traçar esta estratégia e que já têm conhecimento na área, portanto, se você e seus funcionários não possuem tempo para se dedicar ao processo, é bom ter o suporte de especialistas integrando o marketing de conteúdo em suas ações em marketing digital!

Gostou de saber mais sobre o marketing de conteúdo? Se tiver alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários!

 

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!