Vídeo Marketing no Facebook: 11 Dicas Para Usar Vídeos No Facebook Da Sua Marca

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 29 de abril de 2016

videos-no-facebook-video-marketing.jpg

Sua empresa já está investindo em vídeo marketing? Ainda não? Saiba que as pessoas têm consumido cada vez mais vídeos online do que qualquer outra coisa. E o Facebook tem sido uma das plataformas mais importantes para atrair clientes utilizando esse recurso. E isso, com um custo-benefício bem atraente, já que o retorno através dos resultados orgânicos utilizando vídeo marketing tem sido bastante significativos.   

Por que fazer minhas campanhas de vídeo marketing no Facebook?

O ditado é antigo, mas verdadeiro: contra fatos não há argumentos! E as estatísticas têm mostrado: O Facebook tem cerca de  mais de 1 bilhão  de usuários ativos diariamente e, dentre esses, podemos confirmar que mais de  76% dos usuários, em média , têm acesso a conteúdo de vídeo através de seu feed de notícias.

Nos últimos tempos, tem havido um aumento de mais de 300% de vídeos marketing só no Facebook. E embora muitos afirmem que tecnologia é coisa da geração “Y”, ou seja, da geração nascida a partir dos anos 80; saiba que o Facebook anda quebrando esse paradigma, pois o que temos visto são pessoas de várias faixas etárias, inclusive da terceira idade aprendendo a interagir nessa plataforma.

E o que isso sugere? É óbvio, meu caro amigo!

Essa é a grande chance de sua empresa, de qualquer segmento, utilizar esse meio para tornar sua marca um sucesso no mercado.

Sem mais delongas, vamos às dicas para tornar suas campanhas de vídeo um sucesso através do Facebook:  

Bônus: Leia o Tutorial Completo Para 2016 Sobre Como Ter Uma FanPage de Sucesso

VIDEO MARKETING NO FACEBOOK: COMO USAR VÍDEOS NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO FACEBOOK?

1.Coloque seu vídeo no topo da página

Seu objetivo em postar vídeos em sua Fanpage de negócios é ser visto, concorda? E um recurso muito legal do Facebook é que ele permite colocar seu vídeo bem no topo da sua página, assim ele sempre será visualizado pelos visitantes.

Outro motivo para fazer isso, é que seu vídeo sempre permanecerá nessa posição mesmo havendo outras postagens.

2. Utilize mais vídeos do que textos

Não podemos ignorar esse fato: o ser humano tem maior tendência a apreciar conteúdos audiovisuais do que textuais. Cerca de 40% dos cliques obtidos em resultados de busca na internet são para vídeos e a previsão é de que até 2017 eles respondam por quase 70% do tráfego online.

Assim, não dá para descartar os vídeos como uma parte significativa de sua estratégia de marketing de conteúdo, não é mesmo?  

3. Aproxime-se da sua persona

Criar uma mensagem consistente gera maior interação com os usuários. Crie vídeos direcionados e dedicados às necessidades específicas de seu público, assim ele passará a segui-lo com maior frequência. Essa é uma forma de fidelizar clientes e torná-los multiplicadores do conteúdo do seu vídeo.

Bônus: Se você ainda não criou sua persona do marketing, consulte nosso Guia de Como Criar Buyer Personas + Questionário Gratuito

 

4. Seja o mais sutil possível

Sutileza! Essa é a palavra-chave para trabalhar com vídeos no Facebook. Poste vídeos que atraiam audiência e não o contrário. Evite mostrar que seu único objetivo é vender algo.

Sutilmente, peça no final de seus vídeos para que seu fã dê uma olhadinha em seu blog ou em outras mídias para obter mais informações sobre seus produtos, eventos ou promoções e deixe sempre um questionamento, um call to action para obter maior engajamento. Mas sempre dê um retorno quando o cliente atender o seu pedido, é óbvio. Isso é interagir!

Caso você ainda não tenha um blog, leia o Passo a Passo sobre Como Criar Um Blog Do Zero

 

5. Descubra o melhor horário para postar no Facebook

É possível saber através de seu painel administrador qual é o horário que seus vídeos têm maior audiência. Aposte nesse recurso, procure postar nos horários de maiores picos, assim você garante que seu vídeo seja visto pelo maior número de pessoas possível.

Para descobrir essa informação, acesse o Facebook Insights – recurso disponível para todos administradores de páginas. Veja como utilizar o Facebook Insights aqui

6. Storytelling: Venda sua história

Uma das melhores estratégias de marketing atualmente é contar uma história sobre você e sua empresa, ou mesmo acrescentar o depoimento de algum cliente real. Essa é uma forma de criar certo vínculo emocional com o fã e ao mesmo tempo apresentar seu negócio. É um recurso persuasivo, mas sem ser invasivo.

7. Crie vídeos dinâmicos e interativos

As pessoas não têm paciência para assistirem vídeos muito longos. Por isso, procure passar sua mensagem principal logo no início. Tempo é dinheiro! Foque em vídeos curtos e atrativos, A dica é que se o vídeo for bom, o usuário irá assisti-lo até o final, só não abuse do seu tempo. Aqui, Criatividade é o segredo! 

8. Defina uma data de validade para seus vídeos marketing

facebook-video-marketing-como-fazer.jpg

Definir uma data específica para que alguns vídeos de campanhas expirem também é muito importante, assim eles não permanecerão além do necessário. Muitos serão úteis somente durante um período de promoção, por exemplo. Sem contar que os usuários não irão assistir ao mesmo vídeo várias vezes, eles estão sempre afoitos por mais novidades, portanto seja criterioso quanto a isso, inove sempre.

9. Incentive o compartilhamento de seus vídeos no Facebook

Quando o vídeo marketing consegue transmitir a mensagem correta para seu cliente, fazendo com que ele se identifique com seu conteúdo, automaticamente ele tende a compartilhar com alguém. Essa é uma das principais vantagens do Facebook, as pessoas adoram interagir através dessa rede social.

O compartilhamento é uma das ferramentas mais poderosas para tornar seu vídeo viral. É a principal estratégia para qualquer campanha de marketing digital. Assim, incentive sempre o compartilhamento de seus vídeos, pois esse é o melhor canal para conseguir maior divulgação de sua marca gratuitamente.  

10. Não se esqueça de escolher um vídeo como destaque da sua página

Com certeza você irá publicar mais de um vídeo em sua fanpage. Você perceberá que eles estarão ordenados por data em sua aba de vídeos. Procure saber qual é o vídeo que mais tem recebido visualizações e marque-o como destaque. Esse vídeo pode ser o vídeo que ficará no topo de sua página, como já foi sugerido na nossa primeira dica. Trabalhe muito na qualidade de seus vídeos e com certeza terá muitas opções para colocar em destaque.

11. FACEBOOK x YOUTUBE

facebook-videos-youtube-videos.jpg

Enfim, o que temos a dizer para finalizar esse post é que o Facebook tem crescido vertiginosamente, chegando, algumas vezes, a superar o Youtube em até um bilhão de visualizações de vídeo marketing.

Portanto, é sempre bom estar ligado nas mudanças que vêm ocorrendo no mundo online. E prepare-se: o Facebook está vindo com tudo para tentar ganhar cada vez mais espaço entre os usuários da internet.

E um de seus objetivos é otimizar cada vez mais sua plataforma para superar todas as outras redes sociais. Aproveite para agarrar sua fatia do mercado utilizando todos os recursos que o Facebook oferece, principalmente a divulgação de sua marca através de vídeos interativos.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba mais novidades sobre como obter resultados mais rápidos através do marketing de busca e redes sociais. Afinal, o marketing digital é o nosso principal negócio!

 

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!