Vale a pena investir em Video Ads?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 20 de novembro de 2014

Assistir vídeos online é uma das principais atividades realizadas pelas pessoas na internet. O YouTube é o terceiro site mais acessado do mundo e sua busca é a segunda mais utilizada da web.

Canais com volume tão grande de usuários não poderiam passar despercebidos pelo marketing e, de fato, não passam. Para utilizar todo esse potencial com fins comerciais, surgiram os Video Ads: anúncios em vídeo, imagem ou texto, exibidos junto ao vídeo assistido pelo usuário.

20-11-1

Especialistas afirmam que os formatos de publicidade em vídeo terão um forte crescimento nos próximos anos. Esse prognóstico tem como base a experiência de que a visualização de um produto e sua utilização tem um poder muito grande de influência na decisão de compra do consumidor, o que é objetivo de todo anúncio.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de se investir em Video Ads, veja a lista de vantagens deste formato de publicidade que preparamos para você.

Alto engajamento

Pesquisas indicam que os anúncios em vídeo estão 27% mais propensos a receberem cliques do que formatos tradicionais, como banners e textos. Isto reflete a maior eficiência dos vídeos para obter atenção e engajar o público a partir de apelos emocionais e multisensoriais (o próprio vídeo e seu áudio).

Segmentação

Você pode considerar os Video Ads como um meio-termo entre Links Patrocinados e anúncios na TV, porém com vantagens características das duas mídias: os formatos de anúncios em vídeo são nativos da TV, mas os custos para publicidade televisiva são bastante elevados. Com os Video Ads, você pode exibir seus VTs publicitários de forma altamente segmentada, como é característica dos Links Patrocinados, sem perder as diversas possibilidades que o vídeo oferece à publicidade.

Só pague pelos vídeos assistidos

Como dito acima, os Video Ads possuem diversas características similares aos Links Patrocinados. E esta não poderia ficar de fora: você pode optar por pagar apenas pelos vídeos assistidos na sua campanha.

Retorno sobre o investimento

Para muitos segmentos, os anúncios em vídeo online têm demonstrado ser uma das alternativas de marketing digital com mais alto ROI (retorno sobre investimento). Como as campanhas têm baixíssimo custo mínimo, faça seus próprios testes e compare com o ROI de outras mídias.

Menor rejeição

Um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais de marketing é a alta rejeição de mensagens publicitárias pelo público. No caso dos Video Ads, a taxa é bastante reduzida. De acordo com o site CMO.com, da Adobe, 53% dos usuários se dizem positivos ou neutros em relação à exibição de publicidade em vídeos.

Atinja seu target onde ele estiver

Como você sabe, foi-se o tempo em que a internet era acessada apenas pelo computador. Smartphones e tablets são, em muitos casos, até mais utilizados que os desktops para navegar pela web. Isto sem falar nos dispositivos vestíveis, que estão chegando com tudo no mercado.

Video Ads são exibidos nos vídeos por onde quer que o usuário acesse. 25% dos vídeos do YouTube são vistos por dispositivos móveis. Seu anúncio estará lá!

Reaproveite vídeos de outras mídias e economize

Se você já anuncia na TV, cinema ou produz vídeos comerciais de qualquer natureza, considere começar a criá-los em formatos compatíveis com os Video Ads. Desta forma você mantém uma linha de comunicação em diferentes mídias e ainda economiza na produção.

Números gigantes

Se todos estes fatores ainda deixam dúvidas, que tal alguns números?

Somente o YouTube, por exemplo, recebe 1 bilhão de usuários únicos por mês. São 6 bilhões de horas de vídeo assistidas, ou seja, é como se cada pessoa do mundo passasse uma hora no site todos os meses. Milhões de novos usuários se cadastram diariamente e, segundo a Nielsen, nos EUA, o YouTube chega a mais adultos entre os 18 e 34 anos que qualquer TV por assinatura. A previsão de investimento em Video Ads no país deve passar de 4,14 bilhões em 2013 para 8,04 bilhões de dólares até 2016.

Não restam mais dúvidas de que vale a pena investir em Video Ads, não é mesmo? Você já considerou implementar esta estratégia para a sua empresa?

Qual a campanha em vídeo que mais te chamou a atenção nos últimos meses? Conte para a gente nos comentários!