Twitter Ads: tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta

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Publicado por Ingage em 14 de setembro de 2021
Atualizado em 16 de setembro de 2021

As plataformas de mídia paga são ferramentas muito promissoras para o marketing digital. O Twitter Ads, recurso exclusivo do Twitter, é um ótimo exemplo. A rede social, que já tem cerca de 145 milhões de usuários ativos, é uma vitrine poderosa para uma série de negócios.

Chega a ser impressionante saber que em 2016 havia 3 milhões de anúncios no Facebook e apenas 130 mil no Twitter. Mas os números vêm aumentando e o Twitter Ads já se consolidou como um recurso essencial para o marketing na internet.

Pensando nisso, preparamos este texto sobre o tema, no qual apresentamos os motivos para usar essa ferramenta, como ele difere dos outros serviços de mídia paga disponíveis na internet e as melhores práticas para criar bons anúncios. Confira!

Por que investir no Twitter Ads?

À primeira vista, pode parecer arriscado investir em mídia paga de redes sociais, mas há várias razões importantes para isso.

Acompanhe os tópicos a seguir para conhecê-las.

Mais objetividade

O Twitter ganhou notoriedade nas redes por comportar posts de até 140 caracteres. Mais recentemente, o limite foi dobrado para 280 caracteres. Essa alteração dá mais dinamicidade e instantaneidade ao site e, claro, também vale para as campanhas de Twitter Ads.

O que pode ser um desafio se traduz como uma oportunidade para chamar a atenção dos seguidores com criatividade e objetividade de forma mais ágil e dinâmica.

Público vasto

O Twitter é usado por 145 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo 41 milhões delas brasileiras. Portanto, investir em anúncios pagos para essa rede é sinônimo de se tornar visível para um grande público, o que é sempre uma vantagem para a atividade empresarial.

Formas de mensuração

Toda campanha de inbound marketing precisa ser acompanhada de perto, e o Twitter privilegia essa necessidade.

Por meio de dados como curtidas, retweets, menções e hashtags as empresas podem avaliar o impacto das campanhas em tempo real, bem como a recepção desses conteúdos pela audiência, interagindo quando necessário.

Com isso, os resultados aparecem mais rapidamente e as marcas podem alterar as características das campanhas que acharem necessárias.

mãos de uma pessoa segurando um celular com o desenho de um pássaro saindo da tela, em representação ao twiter ads

Quais as diferenças entre Twitter Ads e Facebook Ads?

Conforme apontamos no início do texto, o Twitter Ads não é a única ferramenta de programação de anúncios para redes sociais. Assim como essa plataforma, o Facebook Ads também merece a atenção do empreendedor para otimização de estratégias.

Saiba mais sobre as diferenças entre o Twitter Ads e o Facebook Ads!

Assuntos relevantes

O Twitter possui um menu exclusivo para mostrar quais são os assuntos mais relevantes no site. Esses dados contribuem muito para o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo condizentes com os interesses do público visado.

O Facebook ainda não tem uma funcionalidade equivalente a essa.

Faixa etária

Nos últimos anos, a média de idade dos usuários do Facebook tem aumentado, especialmente entre os adultos de 50 a 65 anos. Já no Twitter, a média de idade está entre pessoas de 18 a 29 anos

Dessa forma, cada rede social tem um público específico e a segmentação dos anúncios deve levar esse fator em conta, demonstrando que, conforme o nicho de atuação, pode ser mais válido integrar uma campanha multicanal.

Anúncios mais sutis

Os formatos de anúncios disponíveis no Twitter Ads são mais sutis do que os formatos presentes no Facebook Ads. Enquanto o Facebook é conhecido por anúncios em vídeo ou banners, o Twitter dá a possibilidade de usar hashtags e campanhas virais.

Assim, a navegação dos usuários não é atrapalhada por propagandas indesejadas e as marcas ganham mais possibilidades de alcançá-los devido às interações e zelo pela experiência.

Como criar bons anúncios no Twitter Ads?

Por fim, chegou a hora de conhecer algumas dicas valiosas para desenvolver anúncios bem-sucedidos no Twitter Ads.

Conheça os formatos

A ferramenta de anúncios do Twitter possui três tipos disponíveis:

  • tweets promovidos;
  • contas promovidas;
  • assuntos promovidos.

Os tweets promovidos surgem nas linhas do tempo como os outros tweets do site, só que com a identificação de “Anúncio”.

As contas promovidas aparecem na aba “Quem seguir”, situada ao lado da linha do tempo, e consistem em personalidades/marcas que criam discussões e agem como influenciadores nesse ambiente.

Por fim, os assuntos promovidos são listados nos trending topics da rede, mas podem surgir devido à alta de abordagem do tema para outros usuários.

Cada formato tem vantagens específicas, por isso escolha aquele que atenda melhor aos objetivos da empresa.

Faça testes

O próprio Twitter disponibiliza testes de acordo com o objetivo de cada empresa. As opções são construir uma audiência, tráfego de site e vendas, consciência de marca e promover seu aplicativo.

guias específicas para esses objetivos. Essa é uma boa ferramenta para ter mais clareza e segurança sobre cada possibilidade, bem como estudar as campanhas antes de realmente investir na estratégia.

Defina sua persona

O marketing digital é, antes de tudo, um esforço para se comunicar com uma audiência pré-determinada.

Por esse motivo, as campanhas de anúncios têm de ser baseadas nas características desse público para serem realmente efetivas.

Para tanto, defina a persona do negócio, isto é, estude os aspectos do tipo de pessoa que a empresa quer alcançar e desenvolva os anúncios com base nelas.

Agora você tem as informações necessárias para começar a usar o Twitter Ads. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aproveitarem todas as oportunidades que surgem e são aprimoradas por meio dessa ferramenta.

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