Saiba como atrair tráfego orgânico para Saas e converta melhor seus leads!

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Publicado por Marcelo Fortes em 14 de julho de 2021

Analista de SEO na INGAGE, Marcelo é responsável pela área de SEO, atuando na parte técnica, estratégica e auxiliando o time de Conteúdo com planejamento de ações.

O Brasil já conta com mais de 306 mil empresas que trabalham no mercado de tecnologia. São diferentes especialidades, formas de atuação, nichos de consumidores etc., a maioria operando no modelo Saas. Mas não há como negar que a concorrência pela atenção do público aumentou bastante nos últimos anos. Destacar-se nesse cenário é a chave para a conquista do crescimento exponencial.

Ter um produto revolucionário e bem pensado já não basta. Nesse cenário, um plano de Marketing consolidado e eficiente tem sido a aposta dessas empresas rumo ao sucesso. É assim que se torna possível a segmentação dos potenciais clientes e o investimento em estratégias certeiras de convertê-los e fidelizá-los. Aí entra o tráfego orgânico para Saas.

Este é o assunto deste conteúdo, desde a sua importância às boas práticas de otimizar o tráfego orgânico para Saas.

Por que o tráfego orgânico é importante para empresas de tecnologia?

De fato, levar o conceito e os benefícios de seu produto ao público é bem mais fácil quando se investe em anúncios pagos. Afinal, basta um potencial cliente visualizar uma das propagandas para tomar conhecimento da sua marca. Ao passo que essa é uma estratégia inteligente e eficaz, também se mostra bastante onerosa.

Anúncios nos motores de buscas, sites e redes sociais custam boa parte do orçamento de Marketing nas empresas — inclusive nas Saas. É então que se percebe o primeiro aspecto da importância do tráfego orgânico. Atrair clientes sem esse alto custo abre espaço para o melhor aproveitamento dos recursos financeiros da organização.

A seguir, estão dispostos certos benefícios que vão além da redução de custos.

Escalabilidade

Uma estratégia de Marketing que depende de tráfego pago demanda mais e mais investimentos. Quando se deixa de aplicar recursos, os resultados param de aparecer — tendo em vista que o prazo de validade dos anúncios expirou. Já nas ações de tráfego orgânico, mesmo que você fique uma semana sem publicações, por exemplo, as pessoas ainda conseguem encontrar sua marca.

Esse potencial de escalabilidade se dá a partir do momento em que suas ações trazem retorno. Um conteúdo no blog, com SEO bem trabalhado, por exemplo, pode render acessos diários para a sua página. Os custos são bem menores no longo prazo.

Segmentação de leads

Mesmo criando o anúncio com direcionamento para determinado público, nem sempre se conquista os resultados desejados com o tráfego pago. Com o orgânico, a probabilidade de as pessoas verdadeiramente interessadas entrarem em contato é maior. Afinal, parte delas a ação de busca pelas soluções desejadas. Logo, você consegue leads mais qualificados.

Visibilidade da marca

Praticamente todas as ações de tráfego orgânico para Saas deixa sua marca à mostra para o público. Mesmo que não falem explicitamente de seu produto, elas reforçam o nome da empresa ou do software na mente de potenciais clientes. Quando precisarem de uma solução na linha do que você oferece, certamente se lembrarão disso.

gráficos analíticos mostrando a evolução do tráfego orgânico

Como atrair tráfego orgânico para empresas do modelo Saas?

Uma estratégia de tráfego orgânico para Saas começa pelo estudo do público-alvo. Ter conhecimento das preferências e características de quem compra do seu negócio ajuda a direcionar melhor as suas ações. Com isso em mente, parta para a formulação de campanhas nos seguintes meios.

Redes sociais

Estar onde seu público se encontra é fundamental. Por isso, 78% das empresas brasileiras mantêm perfis nas redes sociais. Publicações frequentes e com bons conteúdos estimulam os potenciais clientes a acompanharem a sua empresa — e, em alguns casos, até divulgá-las para conhecidos.

Com tantas opções no mercado, novamente, o estudo das personas será o guia para a escolha de quais redes sociais investir. Se seu público responde melhor a imagens, o Instagram é ideal. Mas se preferem vídeos, pode ser o YouTube ou Tik Tok. A idade e localidade dos potenciais clientes também influenciam nessa decisão.

Vale lembrar que é importante fazer a integração das redes sociais com seu site, para uma landing page de aquisição do software. Assim, terá melhores resultados com esse investimento. Aliar aos conteúdos do blog, como veremos a seguir, também é uma boa aposta.

Blog

O Marketing de Conteúdo trabalha com conteúdos para potenciais clientes em diferentes níveis de maturidade — dos que nem têm ideia da necessidade aos que já buscam empresas para suprir suas demandas. A proporção de publicações entre esses dois cenários deve ser de 80% e 20%, respectivamente.

Falar o tempo todo do software e suas particularidades não desperta tanto o interesse de quem ainda não identificou essa demanda, por exemplo. A ideia aqui é encaminhar o decisor pelos estágios do funil, até que esteja totalmente convencido da aquisição.

Lembre-se de que o blog corporativo não serve apenas para textos. Pode-se publicar materiais ricos, como e-books e infográficos, além de peças em vídeos e podcasts. Inclusive, esses formatos geram ainda mais engajamento do público, potencializando as suas estratégias de tráfego orgânico. O Google, por exemplo, considera um conteúdo bem relevante quando traz mais de um modelo de conteúdo.

Por fim, não se esqueça da otimização para motores de busca (SEO). Por meio de palavras-chave, uso links de links, heading tags e relevância da publicação, a sua página conquista boas posições nas páginas de pesquisa. Aliás, é assim que seu potencial cliente tomará conhecimento da sua marca mais facilmente.

E-mail marketing

Assim como as redes sociais, o e-mail marketing também pode se aliar ao blog para gerar tráfego orgânico para Saas. Enviar conteúdos de qualidade para seus clientes é uma forma de nutrir essa base e manter o interesse. Um bom exemplo são as dicas de uso do seu produto e das atualizações semanais ou mensais.

Para os que ainda não são clientes, mas sinalizaram interesse, é possível enviar conteúdos de topo e meio de funil — contribuindo para despertar a necessidade da compra. Nesses casos, as chamadas para ação no próprio e-mail personalizado são fundamentais.

Por que as empresas Saas precisam de uma estratégia eficaz para atrair tráfego orgânico?

Na rotina de empresas Saas, o planejamento é um velho conhecido. Afinal, não dá para adicionar tarefas à linha de produção com base em achismos ou sem uma ordem de priorização. Dessa forma, o produto não se torna tão eficiente quanto poderia ser. E o mesmo acontece com as estratégias de Marketing Digital, incluindo as de tráfego orgânico.

É preciso entender o público, planejar as ações e manter uma frequência para que os resultados apareçam. Isso demanda uma equipe dedicada às estratégias e especializada nas melhores técnicas — algo que é inviável em algumas empresas, sobretudo as que estão em seus momentos de produção incessante.

Tendo em vista que ações isoladas não surtem o efeito desejado, é interessante contar com a parceria de uma agência especializada. Com uma equipe formada por especialistas em diferentes áreas, é possível criar estratégias de tráfego orgânico para Saas e colocá-las em prática sem exigir tantos esforços dos seus times internos.

Mas a eficácia desse plano também dependerá do empenho dessa agência. Por isso, avalie a qualidade da empresa antes dessa escolha. A INGAGE já trabalha com o mercado de tecnologia e tem vários cases de sucesso para apresentar a você — de aumento na captação de leads por meio de Inbound Marketing ao crescimento no tráfego orgânico.

A metodologia de Marketing da INGAGE procura entender as necessidades do seu público e as particularidades da sua empresa para propor um plano completo. Entre as etapas, temos:

  • atração de tráfego;
  • conversão de tráfego em leads;
  • conversão de leads em clientes;
  • análise e mensuração.

O tráfego orgânico para Saas é um investimento com excelente custo-benefício e potentes resultados. Com ele, seu negócio terá boa visibilidade, poderá educar seu público a respeito de seus produtos e ainda conseguirá crescer exponencialmente, de forma escalável.

Para acertar nas estratégias, conte com a parceria da INGAGE! Acesse nossa página de cases e conheça os resultados que já alcançamos para nossos clientes e que podemos alcançar para você!

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