Tamanhos de Capa Facebook, Instagram: Capa, Perfil, Avatar

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 8 de janeiro de 2018
Atualizado em 2 de março de 2021

Uma dúvida muito recorrente que a maioria das pessoas tem ao criar uma página ou perfil para seu negócio é qual o tamanho correto das imagens de redes sociais. Afinal, é muito frustrante fazer aquela imagem sensacional para ser postada e ela ser redimensionada automaticamente pela rede — ou pior: nem ser aceita.

Esse questionamento é muito comum porque cada uma das redes sociais que podem ser utilizadas por empresas tem um formato de imagem. Uma foto de capa tem dimensões diferentes no Facebook e no Twitter e se você errar no tamanho, o resultado pode ser esteticamente desastroso!

Quais as especificações das imagens das principais redes sociais de 2020? Confira o nosso guia completo para tirar as dúvidas e evitar qualquer retrabalho para que sua equipe possa focar no mais importante: a qualidade!

Ou se preferir, baixe o Infográfico Com O Tamanho Atualizado de Todas As Redes Sociais.

Tamanhos de imagens no Facebook

O Facebook ainda é a rede social mais usada no Brasil e no mundo. De acordo com os últimos dados divulgados pela rede, referente ao primeiro trimestre de 2020, em todo o mundo o Facebook soma 2,6 bilhões de usuários ativos – um crescimento de 10% referente ao mesmo período de 2019.

Para sobreviver entre tantas páginas, é preciso se destacar e imagens bem feitas, no tamanho ideal, ajudam sua empresa a dar um passo à frente. Isso acontece porque o engajamento dos usuários é maior em postagens com gravuras, em qualquer rede social.

Posts com link

Essa é uma informação importante e vale a pena lembrar que, quando você compartilha uma URL externa, o Facebook puxa automaticamente a imagem do site compartilhado.

As páginas de negócio, contudo, têm a opção de alterar essa imagem e incluir a que você desejar, no tamanho recomendado – já os perfis pessoais não conseguem usar essa alternativa.

Então, a dica é, quando for compartilhar um link na página da sua empresa, inserir a imagem já no tamanho adequado para que ela apareça de forma correta no feed dos seus seguidores e também em qualquer compartilhamento feito por eles.

Capa e perfil para grupos, eventos e página pessoal

As recomendações do Facebook para esses itens são:

  • capa: 851 x 315 pixels;
  • capa para grupos: 640 x 334 pixels;
  • capa para eventos: 1920 x 1080 pixels;
  • imagem do perfil: 180 x 180 pixels.

Posts

As postagens no Facebook podem variar as recomendações, sendo:

  • post com imagem: 1200 x 1200 pixels;
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 pixels;
  • post com link e imagem: 1200 x 628 pixels.

Anúncios

Outra possibilidade importante para o marketing no Facebook são os anúncios, eles podem ser:

  • anúncio com carrossel: 1080 x 1080 pixels;
  • anúncio com imagem única: 400 x 500 pixels;
  • anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 pixels.

 

No caso do Facebook Ads, outra recomendação importante é notar que a imagem não pode ter mais de 20% de texto. Caso contrário, ela não será aprovada como anúncio pelo Facebook.

Twitter

O Twitter continua como uma das redes sociais mais populares entre as empresas que querem conquistar seguidores por meio do engajamento contínuo que a rede oferece. Mesmo que a escrita nesse site seja limitada a 140 caracteres, é possível atingir mais o seu público se for feito o uso de imagens.

A grande vantagem para produtores de conteúdo é que o twitter é mais flexível nas regras de dimensões de imagens. Vamos ver em detalhes.

Perfil e capa

Para esses usos, o Twitter recomenda:

  • perfil: 400 x 400 pixels;
  • capa: 1500 x 1500 pixels.

Posts

As postagens no Twitter também podem conter imagens e a orientação é a seguinte:

  • post com link e imagem: 800 x 418 pixels ou 800 x 800 pixels;
  • post com imagem: 600 x 335 pixels ou 1200 x 1200 pixels.

tamanhos de imagem para twitter

Imagens maiores tanto de perfil, capa e posts podem sofrer reduções automáticas, por isso é importante se atentar a essas orientações.

Instagram

Não é possível falar de Instagram, uma das redes que mais crescem em usuários, sem falar em imagens. Apesar disso, é uma das redes com maior nível de preocupação acerca do tamanho das gravuras.

No começo, o Instagram apenas permitia que os usuários postassem imagens no formato quadrado tradicional. Hoje, porém, há a possibilidade de publicar em outros formatos como na vertical e na horizontal, ou ainda usar os stories.

Abaixo, separamos algumas orientações de dimensões para os formatos quadrado, horizontal e vertical no feed. Porém, a altura pode ser variada, desde que dentro dos limites da rede social.

Lembre-se que, quando o usuário visitar o seu perfil, ele verá as imagens no formato quadrado. Por isso é essencial organizar corretamente o seu feed, sabendo quais informações serão cortadas no caso de publicar em outros formatos. Vamos ver em detalhes.

Posts

As postagens no Instagram podem ser:

  • imagem vertical no feed: 1080 x 1350 pixels de altura máxima;
  • imagem quadrada no feed: 1080 x 1080 pixels;
  • imagem horizontal no feed: 1080 x 566 pixels de altura mínima.

Perfil

A imagem de perfil deve ser de 720 x 720 pixels.

Stories

A medida dos Stories deve ser de 1080 x 1920 pixels, com mínimo de 600 x 1067 pixels.

tamanho de imagem para Instagram

WhatsApp

A ferramenta mais popular de troca de mensagens no Brasil também é uma grande aliada nos negócios, principalmente os menores. Com isso, é necessário cuidado também com a sua imagem de perfil ao usar essa ferramenta.

A principal preocupação no WhatsApp é com a imagem de perfil, principalmente das imagens que você compartilha com os usuários e a forma como elas aparecem na conversa.

No WhatsApp, se você enviar uma imagem na horizontal ou na vertical, ela sempre aparecerá em formato quadrado. Nesse caso, é preciso se atentar ao que o thumbnail mostra.

Outra possibilidade interessante é o WhatsApp Status, que funciona de modo semelhante aos stories do Instagram. É uma opção bem interessante e que pode ser mais explorada pelas empresas.

Status e Thumbnail

Para esses dois pontos, a orientação é:

  • status: 1080 x 1920 pixels;
  • thumbnail na conversa: 600 x 600 pixels.

Perfil

A imagem de perfil deve ser de 192 x 192 pixels.

tamanho de imagens para Whatsapp

YouTube

Presente e popular entre as empresas, a rede social de compartilhamento de vídeos também merece uma atenção quando o assunto é imagem estática. A ferramenta permite que o usuário personalize o canal com imagens de capa, de perfil e miniaturas de vídeo. Veja as recomendações:

Capa e perfil

O tamanho da imagem de capa varia bastante dependendo do dispositivo usado pelo usuário, como desktop, smartphone, tablet ou TV. Por isso, a dica é usar a área de segurança na hora de adicionar as informações mais importantes, como o slogan e o nome do canal.

  • perfil: 800 x 800 pixels;
  • capa do canal: as informações principais devem ser dispostas dentro da margem de segurança, que é de 1546 x 423 pixels. Para a TV, o valor é de 2560 x 1440 pixels, para tablets é de 1855 x 423 pixels, para smartphones, 1546 x 423 pixels e para desktop é de 2560 x 423 pixels.

Thumbnail

O Thumbnail é um ponto que merece bastante atenção, pois ele é o que aparece para o usuário durante a pesquisa ou quando acessa o seu canal. Por isso, quanto mais chamativo e interessante ele for, maior a chance de clique. O tamanho adequado é de 1280 x 720 pixels.

tamanho de imagens para YouTube

LinkedIn

Essencial para contatos profissionais, novos negócios e parcerias, o LinkedIn merece também uma atenção especial, assim como as outras imagens de redes sociais. Esta rede tem variadas especificações de imagens que podem ser postadas.

Postagens

Os posts com links precisam de atenção redobrada, porque o LinkedIn redimensiona as imagens caso elas não estejam no padrão da rede. As recomendações são:

  • post com link e imagem: 1200 x627 pixels;
  • post com imagem: 1200 x 1200 pixels.

Perfil e capa

As orientações são:

  • perfil: 300 x 300 pixels;
  • capa: 1536 x 768 pixels.

Além dessas, o LinkedIn permite realizar anúncios. A orientação é de imagens de anúncios com 1040 x 640 pixels ou 520 x 272 pixels, caso seja anúncio com link.

tamanho de imagens para LinkedIn

 

Pinterest

A capacidade de reproduzir imagens de obras de arte, inspirações e até mesmo tutoriais de DIY (Do-it yourself, ou faça você mesmo) faz com que o Pinterest conquiste bastante espaço entre as redes sociais.

O Pinterest é bastante livre em relação às postagens e é possível ver postagens mais esticadas, como os infográficos, e outras menores. Contudo, existe uma recomendação da própria plataforma que ajuda o usuário a ter uma melhor experiência.

Outra possibilidade entre as imagens do Pinterest é a imagem de capa, que resume o painel e ajuda o usuário a se decidir entre acessar ou não a pasta.

Pins e capas

As recomendações são:

  • pin: 1000 x 1500 pixels;
  • capa de pasta: 200 x 200 pixels.

Perfil

A imagem do perfil deve ser de 720 x 720 pixels.

tamanho de imagens para Pinterest

Saber o tamanho certo na hora de produzir uma imagem para uma rede social é essencial para que sua equipe trabalhe com muito mais eficiência na hora de promover o conteúdo de sua marca na internet. O importante é criar material de qualidade, boa resolução e que tenha tudo a ver com a mensagem que sua empresa quer transmitir para os usuários!

Curtiu nosso guia? Não deixe de assinar nossa newsletter, a partir dela, você ficará sabendo todas as novidades e melhores dicas sobre o mundo do Marketing digital!

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!