Snapchat para Negócios: Como Utilizar o Snapchat a Favor da Sua Empresa?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 18 de maio de 2016

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Estar por dentro das novas ferramentas é praticamente obrigatório para o profissional de marketing digital. Enquanto canais como Facebook, Twitter e Instagram já conquistaram a confiança e os investimentos de muitas empresas, o Snapchat ainda é muito desconhecido no mundo dos negócios. Aliás, você já sabe o que a rede é capaz de fazer pela sua marca?


Neste post, você vai saber como funciona o Snapchat para negócios e quais vantagens ele traz para a sua empresa. Confira:

Como funciona o Snapchat Para Negócios?

Assim como as outras redes sociais que você já conhece, o Snapchat também é feito de pessoas, que têm seus perfis e publicam fotos, vídeos e mensagens para seus seguidores. A diferença é que, nesta rede social, os conteúdos compartilhados são rápidos (máximo 10s) e têm vida curta: se o envio for direto a um contato, ele some depois de visualizado; se for através do recurso Stories, ele fica disponível por 24h e depois também some.

Outra particularidade é que os snaps não podem ser salvos ou compartilhados. O aplicativo até notifica o usuário quando alguém tira um print screen da tela com seu snap. Talvez você se pergunte como isso pode ser útil para o seu negócio, não é? Então, continue lendo este post para entender melhor!

Quais os diferenciais do Snapchat?

Ao montar a sua estratégia de marketing nas redes sociais, é preciso considerar todas as ferramentas disponíveis e avaliar quais são mais efetivas para a comunicação com suas personas.

Ainda não sabe o que são Personas do Marketing? Acesse o passo a passo para criar uma aqui.

Cada rede apresenta seus diferenciais, que atraem diferentes perfis de pessoas e compreender isto é fundamental para escolher os canais certos e criar conteúdos com a linguagem correta. Se você ainda não tem uma estratégia de mídias sociais, aprenda a criar uma nesse post.

No caso do Snapchat, o perfil privado e efêmero é o grande atrativo. A popularização do aplicativo nos últimos anos se deve à inusitada “autodestruição” dos conteúdos, o que gera alguns benefícios para o usuário:

  • Segurança e privacidade: os arquivos não podem ser salvos ou compartilhados;
  • Desapego estético: não importa se a foto está feia, pois logo ela se apagará;
  • Espaço de armazenamento: fotos e vídeos não ocupam a memória do dispositivo.

Quem usa o Snapchat?

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O aplicativo é dominado por jovens, que gostam de compartilhar momentos da sua vida com os amigos, sem compromisso de produzir um conteúdo impecável. É preciso compreender também o comportamento dessas personas, que vive conectado com seus amigos e é mais resistente à publicidade tradicional.

O estilo do aplicativo acaba determinando alguns tipos de negócios que provavelmente não colham bons resultados na rede. É o caso de empresas B2B (já que geralmente o relacionamento é com consumidores finais, ou seja, mercado B2C) ou que trabalham com um perfil de público mais sisudo, avesso a conteúdos leves e descontraídos.

Portanto, antes de sair criando a conta da sua empresa no Snapchat, avalie se o seu público estará lá, se você será capaz de utilizá-lo da maneira correta e se os resultados compensarão os esforços.

Como usar o Snapchat Para Negócios para fortalecer a sua marca?

Ideias de Conteúdo Para Usar o Snapchat

O Snapchat para Negócios apresenta um grande poder de engajamento com o público, que pode ser aproveitado para fortalecer a sua marca. Veja algumas sugestões de uso que você pode fazer:

Concursos e promoções

Fazer o público interagir em troca de sorteios, prêmios, descontos e ofertas exclusivas tem um grande sucesso na rede. Você pode, por exemplo, oferecer cupons que expiram rapidamente, beneficiando apenas quem está ligado na marca, ou premiar os snaps mais criativos para determinado desafio, engajando em torno do seu negócio.

Coberturas ao vivo e bastidores

Oferecer conteúdo exclusivo na plataforma é um grande chamariz para suas personas do marketing. O que acontece no backstage sempre desperta a curiosidade das pessoas! O desfile de uma nova coleção, a inauguração de uma loja, o lançamento de um produto – tudo isso são oportunidades para publicar conteúdos relevantes na rede!

Fidelização

Além de ações pontuais, como citamos acima, é importante manter uma produção constante de conteúdos para fidelizar o público com a sua marca. Nesse caso, explore também os bastidores da sua empresa, os produtos mais desejados, as dicas imperdíveis sobre a sua área de atuação, os eventos dos quais participa etc. – sem a pretensão de vender o seu produto.

Relacionamento

No Snapchat, você consegue se comunicar diretamente com cada usuário, o que permite a personalização da mensagem. É possível criar mensagens únicas, mas é necessário usar o bom senso para não enviar mensagens indesejadas. Incentive que os usuários enviem conteúdos a você (por exemplo, “nos mostre o seu produto favorito!”) para iniciar a interação.

Quais são as melhores práticas no Snapchat para negócios?

O indicado é as empresas seguirem a proposta de publicar em tempo real, embora alguns aplicativos complementares descartem essa necessidade (ao permitir o upload de arquivos). Em vez de publicar um vídeo editado e impecável, publique o que você filmou na hora mesmo, pois ele será mais autêntico e melhor recebido pelas pessoas – que não querem ver publicidade dentro da rede.

Além disso, outra prática recomendada é conquistar seguidores através da produção de bons conteúdos e da divulgação do perfil em outros canais – e não sair adicionando pessoas que talvez nem tenham interesse na sua empresa. Lembre-se: o Snapchat é um canal de relacionamento com o público, que deve ser construído na base da confiança.

Como monitorar as ações?

O Snapchat ainda não tem uma plataforma de métricas como o Facebook, por exemplo. Mas não é por isso que você deve deixar de monitorar a repercussão das suas publicações e o que as pessoas estão publicando sobre a sua marca. A rede oferece também uma informação valiosa, além da quantidade de visualizações: o nome de cada usuário que visualizou.

Entenda porque é importante monitorar as redes sociais corporativas aqui

É importante ressaltar que dificilmente o Snapchat desbancará Facebook, Twitter e Instagram nos planos de mídia digital. A ideia, na verdade, é outra: aproveitar as potencialidades de cada rede de forma complementar. Para isso, o acompanhamento de uma agência de Marketing Digital é importante para explorar o que elas têm de melhor, de acordo com os objetivos de marca.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e deixe que outras pessoas também saibam mais sobre o Snapchat!

 

 

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