Dicas fundamentais de SEO para iniciantes

Ingage
Ingage - 6 de agosto de 2019

As ferramentas de busca existentes dentro da internet funcionam como um grande ponto de partida para as pessoas que desejam encontrar alguma coisa ou tirar dúvidas online. Nos dias de hoje, 40 mil buscas são feitas no mundo inteiro a cada segundo através do Google. Outros buscadores também são bastante utilizados, tais como o Bing e o Yahoo. Isso demonstra a importância que esses buscadores possuem para o mundo digital da atualidade. Tendo em vista tal potencial a ser explorado, as empresas não poderiam deixar de aproveitar essas ferramentas. É nesse sentido que existe o SEO, sobre o qual o artigo abaixo irá abordar, buscando explorar as principais dicas de SEO para iniciantes.

Por que é importante investir em técnicas de SEO?

O intuito principal de se investir nas técnicas de SEO é resultado das grandes vantagens que elas oferecem: sites de empresas recebem maior visibilidade, o tráfego de usuários dentro das páginas aumenta de maneira orgânica (ou seja, não paga) e um site (ou blog) adquire uma maior autoridade, já que fica em maior evidência na internet.

Qual é o significado de SEO?

A sigla SEO vem do inglês e tem como significado “Search Engine Optimization”. Em uma tradução literal, essa expressão pode ser lida em português como “otimização para motores de busca”. Dessa forma, já é possível imaginar do que se tratam as técnicas de SEO.

É um conjunto de fatores, técnicas e estratégias que os buscadores levam em consideração dentro da internet para realizar o ranqueamento de sites e páginas no momento em que um usuário faz uma busca. Isso quer dizer que, quando alguém pesquisa sobre as vantagens de se ter uma churrasqueira pré moldada com forno e fogão, por exemplo, as ferramentas de busca avaliam diversos fatores existentes dentro de sites de decoração (fatores de SEO) para decidir quais deles irão ficar no topo do resultado das pesquisas. Mas, por que os buscadores fazem isso?

Todos esses fatores que são analisados pelas ferramentas de busca têm o objetivo de verificar a qualidade da página para que os melhores resultados sejam garantidos aos usuários. Afinal, grandes empresas como a Google querem oferecer o melhor do seu serviço aos clientes. Por essa razão, os melhores resultados ficam no topo da página de resultados

Quais fatores de SEO são analisados pelos buscadores

Para que um site apareça bem colocado dentro do Google ou de outros buscadores, é necessário que ele desenvolva com qualidade os fatores conhecidos como On-Page e Off-Page.

Dentre os fatores On-Page existentes, temos:

  • O conteúdo;
  • A qualidade do código fonte;
  • As palavras-chave;
  • O tempo de carregamento;
  • Entre outros;

Já os fatores Off-Page podem ser:

  • Os links externos que direcionam para uma página;
  • A maneira como os conteúdos de sites circulam na internet;

As principais dicas de SEO para quem está começando

Com os fatores oferecidos acima e com outros vários que não foram citados, tornou-se possível criar uma série de técnicas que podem ser utilizadas para otimizar a forma como um site aparece dentro dos motores de busca. Dentre elas, o texto irá abordar as quatro mais importantes.

1) Tenha um site responsivo

Ter um site responsivo nada mais é do que desenvolver um site capaz de ser aberto e funcionar adequadamente dentro de qualquer tipo de dispositivo, desde celulares, computadores e tablet até televisões. Assim, qualquer pessoa que estiver em qualquer lugar é capaz de acessar um site sem perder qualidade no carregamento, das imagens e das informações do texto.

A importância disso está no fato de que a boa experiência de navegação dentro de um site é um dos principais fatores analisados pelas ferramentas de busca para ranquear as páginas. Além disso, ter um layout adaptável para a tela de celulares é uma obrigação de praticamente todos os sites, já que praticamente 70% dos brasileiros navegam pela internet utilizando os celulares de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso mostra que, caso o site de uma empresa que fabrica revestimento ceramico para banheiro, por exemplo, não for responsivo, ela está perdendo grandes chances de ser encontrada pelos seus consumidores. E quem não é visto, não vende.

2) Crie bons conteúdos

Não é possível ter um site famoso e bem ranqueado dentro do “top” das pesquisas dos buscadores se ele não desenvolver conteúdo. Os conteúdos são como combustível  para manter o tráfego de usuários de um site funcionando. Neste quesito, pode-se pensar em utilizar estratégias de marketing de conteúdo, as quais consistem na produção de conteúdos valiosos, interessantes e consideradas relevantes pelos usuários para que eles sejam atraídos para dentro de um site. Isso promove o estabelecimento de conexões com os visitantes.

Além disso, ter conteúdos de qualidade oferece grandes oportunidades para um site ficar bem ranqueado quando alguém realiza alguma busca. Outro detalhe importante é que, quanto maior for o número de conteúdos atraentes para os visitantes de um site, maiores são as chances deles gastarem um tempo maior verificando outros conteúdos. 

Essa é uma boa estratégia para uma empresa que vende instrumentos de trabalho para indústrias, por exemplo, já que ela, ao publicar um artigo sobre compressor de ar Schulz, consegue atrair os leitores para outros produtos oferecidos pelo negócio.

Contudo, além dos exemplos citados, os conteúdos que podem ser produzidos dentro de um site podem e devem ser os mais variados possíveis tanto nas informações quanto no formato. Aqui vão alguns exemplos de conteúdos que podem ser publicados para aprimorar o ranqueamento de sites:

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Tutoriais;
  • Posts em redes sociais.

3) Fique atento às tags

As tags, cuja tradução literal é “etiquetas”, servem, basicamente, para a classificação e categorização de conteúdos dentro da internet. O funcionamento das tags se dá de uma maneira semelhante às palavras-chave. Portanto, as tags são verificadas pelas plataformas buscadoras para poder separar quais conteúdos que existem na internet possuem mais relação com o que foi pesquisado.

 Assim, se um usuário procura por “empresas de instalação de ar condicionado em SP”, os resultados que aparecem para ele são de sites os quais possuem as tags mais de acordo com o assunto pesquisado.

As tags mais importantes que precisam ser bastante pensadas dentro de um site são: o título das páginas, a meta descrição do site (aquele campo logo abaixo do nome do site onde fica a descrição do que será abordado), os subtítulos e as imagens. Nesse sentido, se uma fábrica de ladrilhos, por exemplo, deseja ser melhor encontrada dentro da internet, ela deve possuir títulos de artigos bem direcionados aos seus consumidores, descrições bastante atrativas e imagens bem identificadas para o propósito utilizado.

4) Tenha um bom controle dos links

Por último, o controle de links é a quarta dica que deve ser seguida para os iniciantes do SEO. O número de links que estão direcionados para uma mesma página é algo essencial para um melhor ranqueamento dela dentro dos buscadores, já que isso indica que determinado site possui uma visibilidade boa dentro da internet. 

Todavia, é preciso garantir de que os links que levam a outros sites estejam nos lugares corretos. Ou seja, uma produtora de tubo metalon, por exemplo, pode criar relacionamentos como parcerias com outros sites. Com isso, estes podem publicar artigos falando sobre as vantagens dos tubos dessa empresa, colocando links para o site oficial dela no decorrer do texto. 

Além disso, existem sites de empresas que possuem contato com influenciadores os quais, quando publicam conteúdos de qualidade, utilizam links que direcionam o usuário para conteúdos de tais empresas.

A importância dos influenciadores se dá pelo fato de que eles são pessoas capazes de influenciar comportamentos e decisões de compras de outras. Assim, uma loja de compressor parafuso, por exemplo, é capaz de incrementar as suas vendas.

A importância das técnicas de SEO 

Tendo em vista os diversos assuntos abordados no artigo acima, percebe-se que as técnicas de SEO, bem como o marketing digital em geral, estão sempre se alterando, já que as ferramentas de busca ficam o tempo todo evoluindo os seus algoritmos. Assim, elas têm o intuito de guiar o leitor para a iniciação dentro de um universo amplo e repleto de possibilidades, podendo ser aplicadas em qualquer área desde um blog pessoal sobre música até um grande site de uma empresa de correia transportadora, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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