Saiba como apresentar os resultados dos investimentos em marketing digital

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 20 de março de 2015

Há algumas décadas atrás uma ótima estratégia de marketing e de publicidade seria investir em alguns outdoors, publicidade em mídias impressas e, caso houvesse verba suficiente, apostar na boa TV. Isso, sem dúvida alguma, eram as melhores opções existentes. Vamos parar por aqui porque já está parecendo um episódio de Mad Men.

Os anos passaram, as coisas mudaram e o que é que o marketing digital tem de diferente do que era feito há algum tempo? Mensuração de resultados, ou seja, calcular os resultados de cada investimento feito.

Um dos principais benefícios que podemos citar de campanhas de marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados através de métricas. Um planejamento bem estruturado pode garantir que você saiba antes mesmo de investir, o quanto deverá gastar para alcançar o objetivo desejado.

Neste post falaremos um pouco sobre quais são as principais formas de apresentar esses resultados. Na hora de mostrar para o chefe, você deverá conhecer cada um dos pontos que explicaremos para fazer bonito.

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Compreenda as métricas

Antes mesmo de entrarmos em detalhes de quais são as ferramentas que você utilizará para criar os relatórios, você precisa conhecer as métricas utilizadas para a mensuração desses resultados.

  • ROI: Significa Return on Investiment, ou Retorno Sobre Investimento. Em um resumo básico, ele é uma medida utilizada para calcular a eficiência, rentabilidade e viabilidade de investimentos.

  • CAC: O Custo de Aquisição de Clientes é a métrica responsável por mensurar os resultados de investimentos dos times de marketing e vendas juntos. O cálculo se baseia no quanto foi investido por ambos para conhecer onde é que cada centavo foi gasto em uma campanha.

  • CVL: Manter ou conquistar novos clientes demanda investimento. O Lifetime Value é uma métrica utilizada para calcular o valor de cada cliente baseado em seu tempo de relacionamento com a marca. Ela permite que seja calculado quanto é necessário investir para conquistar novos clientes

Ferramentas que podem ser utilizadas

  • Google Analytics: O serviço gratuito oferecido pelo mecanismo de busca garante que você tenha acesso a estatísticas de um site, número de acessos, tempo de permanência e disponibiliza esses dados em relatórios mensais.

  • SEMrush: Para descobrir quais são as palavras-chaves mais pesquisadas em seu site, sua colocação na busca orgânica para cada uma delas, volume de busca de termos patrocinados, custo por clique de palavras-chave entre outros.

  • Facebook Insights: Além de possuir uma das melhores plataformas para anúncios online, a rede social também oferece uma ferramenta própria para a mensuração de resultados. A plataforma é semelhante ao Google Analytics e garante a você informações como usuários ativos, segmentação correta, horário de interação, demográfico de visitantes entre outros.

  • Youtube Insight:  Se você está rodando uma campanha de vídeos no YouTube, o próprio site te fornece uma ferramenta ampla com diversidade que são essenciais para avaliar esforços de marketing na “rede social”.

  • Statisgram: A primeira ferramenta criada para mensurar resultados no Instagram continua sendo uma das melhores. Colete o volume de likes, comentários, fotos com maior desempenho, horário em que usuários estão mais engajados e etc.

Independentemente de qual seja o objetivo de sua campanha (e-mail marketing, blogs, site, vídeos ou redes sociais), você encontrará uma ferramenta específica para auxiliar na melhor disposição dos dados coletados.

Preparamos apenas uma pequena lista, certamente existem uma infinidade de outros programas que te auxiliarão a mensurar os dados e a apresentá-los de forma coerente.

Para conseguir mostrar os resultados das campanhas de marketing digital, você deverá, antes de tudo, elaborar uma boa apresentação que contenha: as métricas que citamos no início do post, elas serão as responsáveis por mensurar a viabilidade do investimento; e na sequência, utilizar os relatórios que cada ferramenta lhe dará.

Vale lembrar que para apresentar resultados surpreendentes você deverá ter um planejamento espetacular!

 

 

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