Saiba usar os Reels do Instagram para impulsionar sua estratégia de mídias sociais

Ingage
Publicado por Ingage em 24 de março de 2021

O Instagram se tornou uma rede social de grande interesse das empresas. Afinal, muitas pessoas o veem como uma plataforma para encontrar produtos que desejam – precisamente, 85% dos entrevistados pelo estudo da Cuponation. Inclusive, 83% já até compraram pelo aplicativo. Nesse cenário tão positivo para as marcas, surgem os Reels.

No ar desde junho de 2020, os Reels do Instagram já conquistaram o público. Com uma ideia de otimizar o uso da rede social e abrir maior espaço a diferentes formatos de conteúdo, as empresas têm muito a ganhar com humanização de marcas, aproximação da audiência, entre outros benefícios.

Portanto, essa é uma oportunidade de aproveitar a nova funcionalidade do Instagram e inovar na estratégia de Marketig Digital do seu negócio. Falaremos mais, a seguir, sobre o que é a funcionalidade, quem está aderindo a essa ideia e como dar início a um planejamento de mídias com esse foco.

Saiba o que é o Reels do Instagram

O Reels é uma ferramenta do Instagram para a publicação de vídeos curtos, turbinados com a criatividade dos usuários. Com até 30 segundos de duração, os usuários podem editar o conteúdo da forma que desejam, repletos de efeitos e outros recursos atrativos.

Quem utiliza o Instagram há algum tempo deve reconhecer essa proposta pelo antigo Cenas, que circulava pela rede ao fim de 2019. Como o público respondeu bem à inovação no aplicativo, houve abertura para o lançamento dos Reels na forma que conhecemos hoje.

Reels x IGVT

Ambas as funcionalidades fazem parte do Instagram, embora o IGTV seja um aplicativo independente (com total integração). A ideia é reunir os vídeos publicados pelos usuários e ser quase uma TV para dispositivos móveis. Tanto é que dá para assistir aos conteúdos sem ter uma conta.

Algo interessante é poder usá-las como complemento das ações de Marketing. Então, vamos supor que a sua empresa queira fazer um mini documentário sobre a história da marca, com falas de pessoas que fizeram parte dessa trajetória. Esse conteúdo pode aparecer na íntegra pelo IGTV, enquanto o teaser fica para os Reels.

Reels x Tik Tok

Essa foi a grande inspiração dos Reels. Mas aqui, em vez de uma funcionalidade dentro de um aplicativo, o Tik Tok é uma rede social voltada apenas para o compartilhamento de vídeos.

A função é basicamente a mesma: levar vídeos de curta duração com uma proposta mais jovial e dinâmica. Os conteúdos publicados podem durar até 60 segundos, e a biblioteca de músicas para uso é maior.

Aqui, vale um cuidado. Muitas pessoas, sejam marcas ou não, usam os vídeos do Tik Tok para publicar no Instagram. Essa prática é permitida, mas a rede social não vê com bons olhos, diminuindo o alcance dos Reels com logo da concorrente. A ideia é produzir conteúdos novos para gerar maior engajamento.

Veja como incluir os Reels na sua estratégia de redes sociais

moça sentada com o celular nas mãos assistindo aos reels

Cada negócio pode aproveitar os recursos de uma forma, a depender do tipo de público e da linguagem adotada pela marca. Antes de começar o planejamento, é preciso ter esse levantamento, o que ajuda a potencializar os esforços da equipe de Marketing.

Além disso, tenha em mente que, por ser ainda uma novidade, o Instagram projeta os Reels para um número maior de usuários. Isso significa que, quanto mais sua marca investir nesta ideia por agora, melhores as chances de potencializar os resultados dessa prática.

Veja alguns exemplos do que é possível fazer com os Reels do Instagram:

  • tutoriais: útil principalmente para conteúdos de atração, esse modelo de passo a passo está entre os preferidos dos usuários dessa rede social. Vale para diferentes nichos;
  • bastidores: lembra que falamos em aliar os Reels com o IGTV? A ideia de fazer um “por trás das câmeras” do conteúdo maior fica bem interessante e desperta a atenção da audiência;
  • dicas rápidas: esse é o modelo mais usado para os Reels. Geralmente, as empresas usam para mostrar as características do produto ou serviço, mostrar alguma particularidade do negócio e assim por diante;
  • parcerias: é possível ainda se conectar com influenciadores para divulgar a marca ou algum produto, em uma estratégia de unir os seguidores de ambas as páginas.

Seja qual for o tipo de conteúdo escolhido, vale ter em mente algumas boas práticas. Como você deve ter reparado, o Instagram frequentemente trabalha atualizações de algoritmo, que modificam a forma como os usuários consomem informações na rede social.

Os stories, por exemplo, chegam muito mais facilmente aos seguidores do que as publicações no feed. Por isso, diversos perfis já utilizam técnicas de conectar essas duas funcionalidades, divulgando o conteúdo em ambas. O mesmo pode valer para feed e Reels. Assim, é possível impactar um maior número de pessoas.

Também é uma boa estratégia preparar legendas para os vídeos, de modo a tornar o conteúdo mais acessível. Tenha em mente que muitas pessoas acessam esses materiais sem áudio e podem perder alguma informação importante, caso vejam apenas as imagens em tela.

Por fim, horários de publicação e modelos de capa são bem particulares de cada empresa –– e isso você descobre, sobretudo, com tentativa e erro, combinado?

Entenda mais sobre outras funcionalidades do Instagram

Com seus 10 anos de existência, o Instagram já conquistou seu 1 bilhão de usuários ativos. Pessoas de diferentes gerações e estilos estão por ali, atualizando o feed e interagindo com marcas. As chances de o seu público estar entre elas é bem grande. Por isso, além de utilizar os Reels, vale investir em outras funcionalidades do aplicativo.

Como vimos, existe o IGTV para a publicação de vídeos mais longos e com ótima resolução. Essa é uma das ferramentas que o Instagram oferece para engajamento da audiência e a criação de maior conexão com ela. Então, coloque as mãos na massa e crie narrativas que encantam.

Uma série de vídeos sobre a criação de um produto, com depoimentos de colaboradores, fornecedores e clientes, é um bom exemplo. Dá para fazer boas campanhas, com conteúdo de qualidade. Para isso, invista nas chamadas para ação e complemente a estratégia das publicações no feed e stories.

Por falar neles, você sabia que são a preferência dos jovens brasileiros que utilizam o Instagram? 58% gostam mais de assistir aos stories do que navegar pelo feed, segundo pesquisa. Para manter a marca em evidência, é interessante aparecer por ali ao menos uma vez ao dia, com informações relevantes e interações com o público.

Nesse sentido, os stories ainda contam com o Close Friends, uma segmentação que pode ser bem rentável. Com ela, é possível aguçar o interesse do público e cobrar uma assinatura para conteúdos exclusivos, a exemplo de consultorias e cursos.

Muito em alta durante a pandemia, as lives também são uma boa aposta para apresentar novidades. Elas podem se aliar a sorteios de interação, entre outras estratégias para potencializar o engajamento.

Os Reels são uma oportunidade para se conectar com o público e ampliar as estratégias de Marketing Digital da sua empresa nas redes sociais. Por isso, vale a pena acompanhar as atualizações das funcionalidades do Instagram, analisar onde a sua persona está e fazer testes constantes, sem deixar de analisar o retorno de seus investimentos.

Gostou do conteúdo e quer aprender cada vez mais sobre estratégias digitais para o negócio? Então, confira como calcular o retorno sobre o investimento das redes sociais!

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