Aprenda a operar a RD Station com esse guia completo e ilustrado!

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 12 de junho de 2019

Responda rápido: o que têm em comum empresas como Gerdau, Sebrae, iFood, Endeavor, Allaince e Impacta? Além de serem verdadeiros cases de sucesso dos setores em que atuam, elas estão na lista das mais de 12 mil empresas que usam o RD Station para impulsionar suas estratégias de marketing, atrair leads qualificados, identificar boas oportunidades de negócio e fechar vendas.

Aqui na Ingage, nós temos orgulho em dizer que somos especialistas na utilização do RD Station para aprimoramento do desempenho das estratégias de Inbound Marketing de nossos clientes.

Não por acaso, alguns deles conseguiram obter um aumento de até 530% no tráfego orgânico e resultados incomparáveis na captação de novos clientes e fechamento de vendas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como o RD Station pode revolucionar a sua estratégia de negócios? Então não perca mais tempo! Acompanhe a leitura e saiba mais sobre uma das ferramentas mais utilizadas por quem realmente entende de Inbound Marketing!

Afinal, o que é o RD Station?

dashboard RD Station

Em palavras simples, dá para dizer que o RD Station Marketing é o mais bem-conceituado software de automação de marketing e vendas da América Latina.

A ferramenta foi desenvolvida pela Resultados Digitais, uma empresa 100% brasileira com sede em Florianópolis (SC) que é a precursora do Inbound Marketing no país e referência quando o assunto é marketing digital.

O objetivo do RD Station é concentrar em um só espaço ferramentas variadas para o desenvolvimento da sua estratégia de Inbound Marketing. Em resumo, ela é um apoio fundamental para quem deseja atrair mais visitantes qualificados para o seu site e melhorar seu desempenho de vendas!

Por isso, ao utilizar o software, você terá acesso a recursos que facilitam a gestão de uma série de ações e estratégias ligadas ao marketing digital, como a administração de redes sociais, criação de landing pages, otimização de e-mail marketing, CRM de leads e SEO, por exemplo.

Com o RD Station é possível ter um controle efetivo da origem dos leads e oportunidades de vendas da sua empresa, o que garante a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados concretos.

Além disso, você terá acesso a relatórios completos e detalhados e uma série de funcionalidades que tornam o desenvolvimento de sua presença digital muito mais simples e otimizado.

Em resumo, o RD Station ajuda sua empresa a estar sempre um passo à frente da concorrência quando o assunto é marketing digital. O software pode ser acessado por meio de três planos diferentes, com duração mínima de 12 meses, o que permite que você adeque a solução ao porte e as necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre eles:

  • basic: perfeito para empresas que estão dando os primeiros passos no Inbound Marketing. Com esse tipo de acesso, é possível fazer análise de SEO e gerir com eficiência e-mail marketing, landing pages, contatos e fazer o básico da automação de marketing;
  • pro: sob medida para pequenas e médias empresas, o plano possui, além de todas as funcionalidades oferecidas no Basic, automação de marketing avançada, lead tracking, integrações e outras ferramentas e relatórios que facilitam o dia a dia de sua força de vendas;
  • enterprise: a solução mais robusta da Resultados Digitais foi desenvolvida para empresas que desejam garantir a máxima performance de marketing do seu negócio, já que além de todas as funções dos planos anteriores, também oferece facilidades como análise de canais, campanhas e negócios e possibilita a utilização por um número ilimitado de usuários.

A ferramenta é tão completa que oferece ainda a possibilidade de que você personalize seu plano para que ele fique ainda mais ajustado às necessidades do seu negócio. É possível, por exemplo, selecionar a quantidade total de contatos que serão administrados, com limite de até 200 mil!

Para que tipo de empresa o RD Station é indicado?

Essa é uma dúvida bem comum entre gestores que estão pensando em optar pela solução para a sua empresa: afinal, será que o RD Station é a ferramenta certa para o meu negócio?

Em geral, esse temor está associado ao fato de que a concepção inicial do Inbound Marketing era mais focada em vendas complexas. Por isso, sua aplicação era mais comum em transações B2B – business to business – isto é, de empresas que vendem apenas para outras empresas.

No entanto, com o passar do tempo, a eficácia da utilização de estratégias de Inbound Marketing foi verificada também em empresas com outros perfis de negócios e dos mais variados tamanhos.

Por isso, o RD Station é útil na otimização da estratégia de marketing de qualquer tipo de empreendimento: e-commerces, organizações não-governamentais, empresas de pequeno, médio e grande porte e até mesmo profissionais autônomos utilizam o recurso para melhorar a performance de suas vendas de produtos ou serviços com alto nível de satisfação.

Embora a ferramenta possa ser utilizada por basicamente qualquer tipo de empresa, algumas características são importantes para que você possa extrair o máximo desempenho do recurso. Saiba quais são elas:

  • em primeiro lugar, é claro, sua empresa precisa ter um site bem estruturado e com o objetivo de realizar ou reforçar suas vendas. Embora não seja obrigatório, é interessante que ele seja desenvolvido em WordPress, plataforma líder de mercado, que possui excelentes plugins e oferece uma edição simples e intuitiva;
  • também é desejado que sua empresa trabalhe com marketing de conteúdo, ainda que não seja indispensável que a estratégia esteja em um nível avançado, já que existe a possibilidade de gerar leads com ofertas diretas (mesmo com um custo maior);
  • por fim, é recomendado que você tenha uma equipe de vendas estruturada, para que ela possa abordar os leads dentro de uma estratégia de conversão e aprender como utilizar os recursos da ferramenta para melhorar a performance comercial do seu negócio.

Quais são os principais benefícios de utilizar o RD Station?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o RD Station, é bem provável que esteja se perguntando: mas afinal, o que é que eu posso fazer com a ferramenta na prática e como isso vai ajudar a melhorar o desempenho da minha empresa? É o que você vai descobrir agora!

Atraia visitantes qualificados para a sua página

Se você quer vender mais, precisa trazer para a sua página visitantes que estejam efetivamente interessados nos produtos ou serviços que seu negócio tem a oferecer, não é mesmo? Afinal, não faz muito sentido receber muitas visitas, mas de pessoas que não tem qualquer ligação com o seu core business.

No RD Station, você encontra uma série de funcionalidades para concretizar esse projeto. Com a ferramenta Otimização de Página, por exemplo, é possível fazer um monitoramento minucioso dos pontos de melhoria do seu site no que diz respeito a estratégias de SEO, garantindo que ele esteja melhor posicionado em buscadores como o Google e esteja sempre ao alcance de potenciais clientes.

otimização de página RD Station

Já com a função Postagem em Mídias Sociais, você consegue planejar as publicações em redes sociais das páginas oficiais da sua empresa semanal e mensalmente, bem como receber lembretes sobre datas comemorativas que possam gerar postagens especiais com ótimo engajamento.

postagem em mídias sociais RD Station

Dessa maneira, sua equipe de colaboradores fica liberada para pensar em questões mais estratégicas e não precisa perder tempo realizando publicações diariamente.

Por fim, todo esse processo pode ser gerenciado com a funcionalidade Planos de Sucessos, que possibilita que o gestor organize planos estratégicos e atribua tarefas, ações e prazos para colaboradores específicos e acompanhe sua concretização, garantindo que toda a equipe esteja ciente das etapas realizadas, o que evita dúvidas e retrabalhos.

Transforme visitantes qualificados em leads

Atrair muitos visitantes qualificados para sua página é uma excelente ideia, mas que não vale muito se eles não forem convertidos em oportunidades de negócios reais para a sua empresa, não é mesmo? Afinal, adianta pouco ter um site super popular se isso não se traduz em aumento de lucratividade.

opções de conversão RD Station

Com o RD Station, você passa a conhecer melhor esses visitantes e transformá-los em uma base de dados de potenciais clientes, obtendo informações relevantes sobre eles por meio da criação de landing pages, pop-ups e formulários de maneira simplificada, sem a necessidade de contratação de designers ou programadores e sem precisar perder muito tempo com isso.

Construa relacionamento com os leads

Uma vez que você ultrapassou a etapa de converter visitantes qualificados em leads, é importante investir em relacionamento para poder fechar vendas. Traduzindo, você já tem em mãos os contatos de quem realmente se interessa pelos seus produtos ou serviços, mas agora precisa abordá-los de maneira adequada.

segmentação de leads RD Station

Por isso, saber que tipo de conteúdo e quando enviar para cada potencial cliente é essencial para quem deseja estreitar relações, ganhar a confiança dos prospects e gerar oportunidades de venda.

Com o RD Station é possível dinamizar essa tarefa, uma vez que o software possibilita o registro e armazenamento do histórico completo de cada lead, dinamizando a criação de segmentações personalizadas, que garantem que cada potencial cliente só receberá informações relevantes para ele e no momento mais oportuno.

Isso evita que você perca leads altamente qualificados por abordá-los de maneira inadequada ou em ocasiões em que esse contato não se traduzirá em uma efetiva oportunidade de venda.

Entre diversas outras funcionalidades, a ferramenta permite ainda que você crie campanhas de e-mail marketing com facilidade, bem como automatize ações de nutrição e relacionamento, tornando o processo de trabalho muito mais dinâmico e simplificado.

Identifique oportunidades de negócios e concretize vendas

O RD Station oferece uma série de ferramentas e funcionalidades que permitem que você identifique oportunidades e monitore o comportamento de potenciais clientes na sua página para orientar a tomada de decisões que viabilizem o fechamento de vendas. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, não dá para planejar estratégias apenas baseado em sensações ou “achismos”.

Com o Lead Tracking, por exemplo, você pode identificar as visitas dos leads ao seu site e enviar essas informações à sua força de vendas para que ela possa tomar as ações mais adequadas para a concretização de negócios.

lead tracking RD Station

Já com o Lead Scoring é possível rankear com contatos da sua base de dados de acordo com critérios estabelecidos pelos gestores, o que facilita a visualização das oportunidades de venda.

A ferramenta também oferece uma série de funcionalidades de análise e acompanhamento de desempenho para orientar a tomada de decisões estratégicas. Com a Análise de Canais, por exemplo, é possível monitorar quais canais ou ações estratégicas apresentam melhor performance em indicadores como número de contatos e vendas para o seu negócio.

Já com o Marketing BI, é possível compreender as melhores épocas do ano para o desempenho de vendas da sua empresa, a dimensão do ciclo de vendas em cada área e outras informações relevantes para tomada de decisões sobre investimentos de recursos.

marketing BI RD Station

Como obter o máximo desempenho da ferramenta?

Um automóvel novo e de primeira linha pode andar tão bem quanto um usado e de qualidade inferior se o piloto não for eficiente, não é mesmo? O mesmo acontece com ferramentas de automação de marketing.

Embora o RD Station seja um recurso premium, é fundamental contar com uma agência de qualidade para gerenciar sua estratégia de marketing e otimizar resultados com o auxílio da ferramenta.

A Ingage, por exemplo, além de ampla experiência no manejo do RD Station para aperfeiçoamento da performance de seus clientes, também possui o selo Platinum da Resultados Digitais, uma espécie de chancela pela qualidade do seu atendimento e pelos resultados que obtém para as empresas com as quais atua em parceria.

Isso sem falar nas vantagens econômicas! Por se tratar de uma agência Platinum, clientes da Ingage tem acesso a um pacote de descontos na contratação do RD Station, reforçando o excelente custo x benefício da parceria.

Como você pode ver, a contratação de uma agência de marketing digital especialista em resultados diferenciados e de uma ferramenta de automação de qualidade incontestável só pode ter um resultado: excelentes negócios para a sua empresa!

Por isso, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com a Ingage e informe-se sobre as possibilidades de descontos na mensalidade do RD Station exclusivos para nossos parceiros!

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!