Aprenda a usar a psicologia das cores no marketing da sua empresa!

Aline Akar
Aline Akar - 31 de Maio de 2017

O planejamento de marketing digital engloba diversos detalhes cruciais para que uma empresa conquiste seu lugar ao sol no mundo virtual: a tipologia ideal, imagens impactantes e atrativas, conteúdo de qualidade e a escolha da cor perfeita (psicologia das cores) — detalhes que, muitas vezes, podem passar despercebido. A verdade é que as cores são poderosas e bastante relevantes aos olhos do consumidor.

Inclusive, conhecemos grandes marcas que se tornaram muito famosas graças às cores associadas a elas, como o vermelho e a Coca-Cola, o azul e o Facebook. As cores nos influenciam e são capazes de despertar emoções. É por isso que a psicologia das cores é muito utilizada para atrair clientes e transmitir a eles a ideologia de um negócio.

Você não concorda que, na hora de adquirir um produto, um fator decisivo é o seu impacto visual? No post de hoje, nós lhe mostraremos um pouco mais sobre a psicologia das cores e como usá-la de forma benéfica no marketing da sua empresa. Vamos lá!

O que é a psicologia das cores?

Vamos começar com um pouco de história. O estudo da psicologia das cores é levado bem a sério desde que, em 1666, Issac Newton descobriu que, quando a luz branca passa por um prisma, separa-se em diversas cores, conhecidas como primárias. As quais, por sua vez, quando misturadas, criam as cores secundárias.

Anos depois, em 1810, Johann Wolfgang Von Goethe, um cientista alemão, escreveu o livro Teoria da Cor. Segundo ele, a visualização da cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção individual que temos do objeto.

Esse estudo influenciou diversos artistas da época e tornou-se popular no mundo da arte. É graças a ele que, hoje, nós sabemos como as cores podem afetar nossas emoções e nosso poder de decisão.

Por que esse estudo é importante para o marketing?

Como as cores estão diretamente ligadas ao sentido da visão, elas estimulam o cérebro e provocam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa. Mesmo que a percepção seja subjetiva, cada tom de cor possui um significado amplo e que pode ser aplicado de forma geral. Por exemplo: a cor laranja transmite energia, enquanto a azul dá uma ideia de calma.

Infelizmente, muitas empresas ainda negligenciam essa área em seus projetos de marketing. É por isso que você precisa saber que 93% dos consumidores, segundo pesquisas, consideram como fator definitivo na hora da compra a aparência visual da marca.

De acordo com o Quick Sprout, a cor de um produto representa 85% do motivo de uma compra. Isso quer dizer que escolher equivocadamente as cores da sua marca, anúncios e embalagens pode lhe surpreender negativamente.

Resultados que agradam aos olhos e ao subconsciente

Sabemos que é impossível agradar a gregos e troianos, mas se você buscar por um resultado que agrade aos olhos e ao subconsciente dos consumidores e usar alguns truques, como uma paleta de cores de bom gosto, certamente a tentativa vai lhe render bons frutos! Vale lembrar que uma boa equipe de design saberá aplicar satisfatoriamente as cores que compõem um material atrativo.

Em um layout, por exemplo, deve-se observar como a cor se relaciona ao tema, o que ele quer comunicar, o perfil do público-alvo, a ordem da leitura da página, entre outros aspectos. Isso porque os estímulos sofrem alterações dependendo da sua aplicação e combinação.

Sobre o daltonismo

É importante falar de acessibilidade, afinal, os daltônicos também consomem. Como escolher cores que sejam atrativas para eles, se existe a dificuldade de distinguir e confundir alguns tons, como o verde e vermelho?

Uma boa saída para isso é dar importância também ao preto e ao cinza, por exemplo. Nike e Apple são tipos de marcas muito famosas que se destacaram no mercado, mesmo sem optar por cores berrantes.

Basta recorrer a tons mais sérios e que transmitem aspectos positivos. Para facilitar, existem algumas ferramentas que podem ser usadas justamente para isso, como: simulador de daltonismo 1simulador de daltonismo 2.

Quais os significados das cores para o Marketing?

Agora, você aprenderá um pouco mais sobre o conceito de cada cor e como é necessário levá-los em consideração para alcançar melhores resultados nas estratégias de marketing:

Vermelho

Vermelho não é só a cor da paixão. Quando pensamos na cor vermelha, marcas como Burger King e McDonald’s vem à nossa mente. O vermelho é muito utilizado na indústria de alimentos, pois o seu simbolismo remete à fome.

Além disso, essa cor também é usada em campanhas de promoção. Isso é comum, já que ela estimula a ação, chama a atenção dos consumidores e se destaca em qualquer ambiente. Também há outros significados relacionados ao vermelho, como raiva, ira, fúria, desejo, energia, velocidade, excitação, calor, poder, força, perigo, sangue, guerra e violência.

Amarelo

Essa cor também é associada à fome e funciona como um estimulador de apetite. É por isso que podemos vê-la em destaque, junto ao vermelho no McDonald’s e Burger King.

Quando o amarelo é utilizado separadamente, transmite a ideia de otimismo, esperança e acolhimento. Em virtude disso, muitos sites e apresentações possuem a cor amarela, a fim de estimular uma sensação de transparência nos negócios para os clientes.

O amarelo também é usado para chamar a atenção das pessoas e ajudá-las com a sua concentração. É muito comum essa cor estar presente nos CTAs para fazer o leitor se concentrar e se prender a detalhes mais específicos.

Azul

O azul-claro provoca a sensação de frescor e higiene, além da produtividade e sucesso. Já o azul-escuro é relacionado ao poder e confiança, sendo mais frequente em marcas corporativas.

O azul é uma cor sóbria e considerada menos invasiva. Pesquisas afirmam que essa cor pode reforçar a confiança dos clientes em relação a uma marca.

Verde

O verde sempre foi muito relacionado à natureza e ao meio ambiente. Mas há um leque de significados dados para essa cor, como saúde, harmonia e equilíbrio.

Em hospitais e centros de saúde, principalmente, podemos notar que a cor verde é usada para passar uma sensação de calma e tranquilidade aos pacientes. Produtos de higiene também tendem a usar o verde para dar a ideia de frescor aos consumidores.

Já para os ambientes corporativos, o verde passa a ideia de ponderação e coerência. É usado, principalmente, em fases de relacionamento e negociação com os clientes.

Laranja

O laranja é uma cor vibrante, perfeita para campanhas e anúncios. Ela passa a sensação de energia, desperta a criatividade e ainda ajuda a atrair clientes.

As empresas utilizam o laranja especialmente para passar confiança. As marcas jovens dão muita relevância a essa cor para se mostrarem ativas, dinâmicas e convidativas.

Roxo

Conhecida como a cor da nobreza e realeza, o roxo também remete à sabedoria, calma e respeito. Por isso, é muito usada em SPAs, clínicas de estética, produtos de beleza e negócios que visam o bem-estar. Ainda, o roxo é usado por projetos que fazem menção à espiritualidade.

Rosa

O rosa claro indica inocência, delicadeza, proteção e romantismo. Já o rosa escuro está relacionado à modernidade.

É usado para chamar a atenção do público-alvo em marcas infantis e também em comercialização de doces. Essa cor ainda dá a ideia de diferenciação e inovação. Por isso, tende a despertar o desejo dos consumidores de conhecer produtos e serviços novos.

Marrom

O marrom é associado à seriedade, elegância e sofisticação. Por isso, é a cor escolhida por empresas de design de interiores, lojas gourmet e por negócios corporativos que desejam passar a sensação de comprometimento e organização. Também é usada em produtos orgânicos por transmitir o conceito de natureza e rusticidade.

Branco

É uma cor neutra e “pura”, que passa a ideia de limpeza e tranquilidade. O branco proporciona harmonia quando combinado a outras cores e cria uma impressão de luminosidade. No marketing de conteúdo, a cor branca é utilizada em blogs, materiais ricos e CTAs para dar maior destaque a eles.

Preto

Também é uma cor neutra. Transmite a sensação de poder, força, elegância, além de sugerir mistério e memória emocional.

Quando combinado a outras cores, pode refletir diversas simbologias. O preto é muito usado em tipografias, por se destacar das cores de fundo e ser mais legível.

Cinza

É a junção do preto e branco. Por isso, também é considerado uma cor neutra, que ajuda a destacar outros tons.

Transmite conhecimento, responsabilidade e profissionalismo, sendo a escolha perfeita para ambientes corporativos. Em empresas de tecnologia, o cinza é utilizado para dar um ar de inovação e modernidade, transmitindo equilíbrio e harmonia quando é combinado a outras cores.

Como saber qual é a cor ideal para estratégias de marketing?

Como vimos até aqui, as cores são poderosas e podem comunicar os objetivos e valores de uma empresa. É por essa razão que o seu site, blog, marca, materiais publicitários, apresentações e campanhas precisam ser minuciosamente pensados, se você quiser transmitir uma mensagem sobre seu negócio.

É fundamental analisar todos os significados das cores e combiná-las de forma coerente. Acredite: esse será um grande diferencial percebido pelo seu público-alvo e que seus concorrentes podem não ter.

Caso você use mais de uma cor, trabalhe com cada uma delas, a fim de evidenciar as características da sua empresa e seus benefícios. Brinque com elas, seja ousado e mexa com as emoções dos seus consumidores. Dessa forma, quando sua marca tiver se tornado mais conhecida no mercado, o público relacionará automaticamente as cores escolhidas ao seu negócio.

Qual é a cor certa para um e-commerce?

Definitivamente, as cores influenciam as decisões de compra e podem impactar as taxas de conversão da sua loja virtual. Veja só algumas informações reunidas por um infográfico produzido pelo Quick Sprout sobre o assunto:

  • O reconhecimento de uma marca é ampliado em 80% de acordo com as cores escolhidas;

  • Anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos do que aqueles produzidos em preto e branco;

  • As cores preferidas entre as mulheres são o verde, azul e roxo. Enquanto isso, os homens preferem verde, preto e azul;

  • As cores que as mulheres menos gostam são laranja, cinza e marrom. Já o laranja, marrom e roxo desagradam aos homens;

  • As cores também são relevantes para a percepção de preço. O roxo e o preto são associados a produtos mais requintados, e o laranja a preços mais baixos;

  • As cores podem trazer sentimentos negativos e pouco agradáveis. O cinza estimula a tristeza e solidão, e o marrom, o aborrecimento.

As cores podem atrair tipos específicos de público?

A resposta é sim! Sabemos que não existe um perfil único de consumidor. Portanto, como cada cliente reage de uma forma específica às cores, é necessário que a sua escolha seja feita de acordo com o público que você deseja atingir. Veja alguns exemplos:

  • Consumidores impulsivos: se o seu negócio oferece soluções rápidas, como empresas de fast food, outlets e liquidações, aposte nas cores vermelho, laranja, preto e azul royal;

  • Consumidores com orçamento controlado: verde-água e azul-marinho são as cores que mais chamam a atenção do público que procura por preços baixos. Por esse motivo, são muito usadas por bancos e lojas de departamento;

  • Consumidores tradicionais: esse tipo de cliente converge mais quando são usadas cores como o pink e azul-claro.

Como elaborar uma linguagem visual mais atraente para o público-alvo?

  • Opte por uma cor principal que combine e contraste com as outras usadas;

  • Prefira cores fortes e sólidas, que sejam gatilho para as ações dos consumidores;

  • Preze por um visual limpo, mesmo combinando várias cores. Evite excessos, pois isso cansa a vista dos consumidores;

  • Faça sempre testes A/B para ver como seus clientes reagem e, a partir disso, aperfeiçoar e evitar combinações de cores;

  • Conte com uma agência de marketing que entenda mais sobre o assunto e que possa melhorar o design da sua marca.

Agora que você expandiu seus conhecimentos sobre a psicologia das cores e já sabe como utilizá-la de forma vantajosa no marketing da sua empresa, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais? Sem dúvidas, essas informações serão de grande valor para eles!