PPC ou SEO, o que devo priorizar em meu site?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 24 de abril de 2015

Com o advento de gadgets práticos como smartphones e tablets, a internet se tornou parte crucial e está presente no dia a dia de praticamente todos, quase em horário integral. Porém, isso também aumentou a concorrência: quase todo empreendimento possui um endereço virtual e os consumidores em potencial são bombardeados de informações a cada clique. Por isso, ter a estratégia certa de acordo com a situação e o objetivo do seu site pode fazer toda a diferença entre ter sucesso ou padecer no fracasso.

Nesse caso, o que é mais eficaz, então: investir em PPC (pay per click) ou SEO (search engine optimization)? Se você quer descobrir essa resposta, leia o texto a seguir e saiba o que você deve priorizar no seu site! Confira:

PPC, SEO

Uma nova realidade

A comunidade online é feita de milhões e milhões de potenciais consumidores, que podem ser alcançados com a estratégia correta. Os sites precisam fazer com que sejam vistos, pois apenas criar um endereço virtual passa longe de ser garantia de tornar qualquer negócio ou empreendimento viável. Para ter bons resultados, é preciso fazer com que as pessoas visitem sua página e, além disso, tornem-se clientes de fato. E isso é um trabalho constante e sem fim, mas que pode se valer de algumas táticas perspicazes.

SEO

Pesquisas mostram que entre 60 e 70% dos internautas usam sites de busca para encontrar o que desejam e nenhuma empresa inteligente pode deixar de observar essa realidade na hora de traçar suas estratégias. Uma das mais aclamadas é o SEO, ou Search Engine Optimization, que nada mais é do que um processo de aprimorar o conteúdo do seu endereço virtual de uma forma que faça com que ele apareça mais acima nas pesquisas de buscadores, especialmente o Google.

Isso é feito com o uso adequado de palavras-chave e criação de conteúdo de relevante. Sua grande vantagem é que ela é gratuita: você apenas vai precisar dedicar alguns esforços para adequar ou produzir seu conteúdo para alcançar esse objetivo e, com o tempo, ter um fluxo constante (ou crescente) de visitas.

PPC

PPC significa Pay Per Click, mas em bom português é conhecido como o bom e velho link patrocinado. É uma forma de fazer publicidade também nos mecanismos de busca, mas de uma maneira diferente. Quando o usuário pesquisa um termo ou palavra, a busca oferece em local de destaque as empresas que compraram anúncios relacionados. Eles podem ser benéficos em relação às outras estratégias, porque são contextuais, ou seja, terão boas chances de clique no anúncio pelo consumidor que está fazendo a busca.

O PPC também demanda um trabalho constante de otimização dos anúncios, para que o número de acessos sempre aumente e para que a página realmente trate do assunto do termo que originou a busca. Vale ressaltar que essa tática tem um custo, mas achando um bom preço, ela pode ser também muito eficaz.

E então, qual estratégia devo utilizar?

Essa resposta só poderá ser dada através de análise da posição do site, da condição e do momento da empresa. A resposta ideal seria ambos, mas se não for possível, cabe a você avaliar economicamente qual pode ser a ideal no momento. Ambas apresentam bons resultados e a opção depende de você!

Já escolheu PPC ou SEO para o seu site? Como tem funcionado para sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco sua experiência!

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