Por Que o Uso de Personas Do Marketing É Tão Essencial Para o Marketing Digital?

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Publicado por Gabriel Motta em 10 de março de 2016
Atualizado em 10 de março de 2021

Diretor executivo e cofundador da INGAGE. Escreve sobre assuntos relacionados à performance, planejamento, SEO e pautas gerais de marketing.

Com o marketing cada vez mais voltado para a produção de conteúdo e relacionamento direto com os clientes, se faz ainda mais necessário conhecer muito bem o seu público. Seja por meio de blogs, redes sociais ou e-mail marketing, saber como se relacionar com o cliente tem sido determinante para o sucesso de negócios de diversos nichos

Um recurso que facilita muito a vida de qualquer empresa são as personas. Neste post, você vai aprender por que o uso delas é tão essencial no marketing digital. Confira!

O que é Persona do Marketing?

Uma persona é um modelo semifictício de cliente ideal criado para ajudar sua empresa a entender qual é o perfil dos seus clientes, suas necessidades e como a empresa pode ajudar.

A persona tem como principal objetivo direcionar suas estratégias para atender com maior foco esse personagem, que deve conter as principais características de seus clientes reais.

A diferença entre Persona do Marketing e Público-alvo

Adultos entre 30 a 45 anos que residam em grandes capitais e recebem cerca de R$ 4.000 a R$ 8.000 por mês. Por já estarem estabilizados financeiramente, buscam opções de lazer de valor elevado, como viagens para fora do país. Essa descrição é de um público-alvo.

Uma persona é descrita com características e hábitos bem mais específicos e se refere a uma pessoa, e não a um grupo amplo. Um público-alvo não fornece informações o suficiente para guiar as estratégias de sua empresa. As personas, por sua vez, exibem um perfil detalhado que inclui, entre outras informações, seus objetivos pessoais e profissionais, preocupações, aspirações, e outros traços úteis.

Por que é essencial ter uma persona?

Ter uma persona é a diferença entre sua empresa ter que falar sobre seus produtos ou serviços para qualquer um ou falar sobre o que realmente interessa a seus possíveis clientes. Uma persona bem definida é a chave para criar um conteúdo interessante e direcionado para o público certo, falando a linguagem correta.

Quanto melhor a empresa conhece seus clientes, mais empatia ela gera e mais aprofundado se torna o relacionamento. As pessoas buscam cada vez mais empresas que as ajudem, que sejam humanizadas e ouçam seus clientes. Atender a esses anseios é essencial para a reputação de seu negócio.

A persona direciona a linguagem de comunicação de sua empresa, seja em blogs, redes sociais ou outros tipos de conteúdos. Portando, tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade é conhecer e saber como falar com o público que vai adquirir esses serviços.

Como criar uma persona do Marketing?

A definição correta de sua persona é muito importante para o sucesso do seu negócio e não pode ser feita por suposições ou palpites.

Material Bônus: Veja O Guia Completo de Criação de Personas: Como Entrevistar e Criar Personas do Marketing

O primeiro passo é realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados de seus clientes. Para coletar essas informações, você deve elaborar perguntas que te ajudem a criar o perfil de seu cliente. Essas perguntas podem variar muito de negócio para negócio, mas aqui estão alguns exemplos:

  • Qual é o seu cargo? O que você faz no trabalho?
  • Qual é o segmento e tamanho de sua empresa?
  • Quais são suas principais responsabilidades e objetivos?
  • Quais são os maiores problemas que você encontra para atingir seus objetivos?
  • Quais são as principais publicações e/ou blogs que você consome?
  • Descreva um breve histórico sobre você (idade, família, estado civil, filhos e etc.);
  • Descreva seu histórico educacional;
  • Quais são seus hábitos de compra?
  • Conte um pouco sobre sua última compra: onde foi, o que te levou a fazer a compra, houve pesquisa de preço?

MONTE SUA PERSONA E FOQUE NA CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL COMPLETO PARA SUA EMPRESA:

Em seguida, é hora de realizar uma análise para descobrir quais são as características mais comuns e os problemas mais citados. Quanto mais comuns as respostas, mais claro vai ficando o perfil do seu público.

Feito isso, é hora de estruturar sua persona. Mas não basta listar todas as características, é preciso humanizar, dar a ela uma personalidade. Vale até mesmo contar uma história, o importante é que ela se pareça com um cliente. Ao fim desse processo, sua persona estará pronta! Dê um nome a ela (como José Carlos, por exemplo) e compartilhe com sua equipe. É essencial que todos os membros do seu time de Marketing e Vendas estejam cientes das principais características dos potenciais clientes que irão abordar em seus processos internos.

O que você achou dessas dicas? Sua empresa já possui uma persona? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências conosco!

 

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