4 razões para usar o podcast na sua estratégia de Marketing Digital

Alexandre Monteiro
Publicado por Alexandre Monteiro em 14 de dezembro de 2020

Marketing School, De Cabeça: Marketing Digital, E agora?, Mamilos: esses são apenas alguns dos exemplos de podcasts conhecidos por quem vive no mundo do Marketing Digital. Mas você sabia que eles foram criados por profissionais e empresas que são referências no assunto? E se Neil Patel e Hotmart estão investindo nesse modelo de conteúdo, por que a sua empresa ainda não começou?

Somente em 2019, uma pesquisa com usuários das plataformas de streaming Spotify e Deezer revelou o crescimento de 67% no consumo de podcasts, e a tendência, de acordo com um levantamento da PwC, é que esse número continue crescendo e aumentando a receita publicitária em média 21,3% até 2023. Portanto, se você tinha alguma dúvida sobre os motivos para usar o podcast no Marketing Digital, vai acabar com elas agora!

O que é um podcast e para que serve?

O podcast é um programa gravado em áudio, o que lembra o rádio, mas se diferencia por estar sempre disponível para você escutar quando precisar e não precisar de que você o sintonize em alguma estação — basta acessar um serviço de streaming ou fazer o download do arquivo digital.

Além dessas vantagens, é possível criar podcasts sobre diferentes nichos e abordar praticamente qualquer tema. No caso das empresas, essa é uma excelente maneira de dialogar melhor com o seu público e oferecê-lo uma ótima experiência como visitante, levando informação segmentada, altamente explicativa e em um formato mais realmente acessível.

Afinal, o seu consumidor poderá ouvir o podcast quando quiser e for mais conveniente, por exemplo, no trânsito, na academia ou enquanto toma seu café da manhã, diferentemente do conteúdo em texto e em vídeo, em que é preciso dedicar mais da sua atenção para absorver as informações.

Conforme em 2020, a Voxnest publicou o relatório State of the Podcast Universe, o Brasil é o 3º país com maior número de produtores de podcasts e, ainda, em 2019, o Google já sinalizou que pretende começar a incluir os podcasts nos seus resultados na SERP. Portanto, se ainda não pensou em incluí-los na sua estratégia de Marketing Digital, é legal começar a pensar a respeito.

Você poderá usar o podcast com diferentes objetivos dentro do contexto do seu negócio, alguns como:

  • compartilhar conteúdo relevante com seu público;

  • fornecer notícias relacionadas ao mercado;

  • gerar mais engajamento com a sua marca.

Em todas essas ações, o podcast ajuda a fortalecer a imagem da sua empresa, posicionando-a como referência no setor.

Por que usar o podcast na sua estratégia de Marketing Digital?

Continuamente, o Google tem lançado novidades na sua plataforma, buscando tornar os resultados de pesquisas ainda mais qualificados para os usuários. Como eu disse, uma dessas novidades é a possibilidade de encontrar podcasts ranqueando na SERP.

E apesar de, no momento, essa funcionalidade só estar disponível para as pesquisas em inglês, localizadas nos Estados Unidos, em breve, ela deverá ter uma abrangência mundial. Além disso, o Google afirmou que a modificação também estará disponível para o Google Assistant.

Nesse caso, quando alguém fizer uma pesquisa que tenha um podcast interessante sobre o assunto, o Google retornará essa opção na SERP, e o usuário poderá ouvi-lo diretamente na página de resultados da pesquisa ou salvar o episódio para escutá-lo mais tarde.

Essa mesma possibilidade também aparecerá ao pesquisar uma notícia. O usuário terá a opção de ver diferentes pontos da história, desde uma linha do tempo com os principais eventos e pessoas envolvidas, até uma grande variedade de conteúdos, com artigos, tweets e podcasts.

E se você ainda não ficou convencido das vantagens de usar o podcast no Marketing Digital, veja, a seguir, 3 motivos!

1. Transcrever conteúdo em áudio

Como esse processo tem sido realizado e como ele será futuramente ainda é um assunto que causa especulações no mundo do Marketing Digital. Mas o certo é que o Google já consegue apresentar conteúdos em áudio e vídeo, já que a ferramenta de voz para texto faz parte do Google Cloud Platform desde 2017.

Outra evidência dessa capacidade é o fato de algumas pesquisas no Google trazerem como resultado sugestões de vídeos. Nesse caso, os clipes sugeridos iniciam exatamente onde se encontra a resposta para a pergunta feita na pesquisa. Um exemplo é a pesquisa com a palavra-chave “como nadar borboleta”, em que aparece um vídeo em destaque nas sugestões.

2. Aparecer nos resultados de pesquisas

O funcionamento dos podcasts na SERP será parecido com os vídeos mostrados nos resultados de pesquisa. Os podcasts terão seu próprio snippet de mídia, que permitirá o usuário reproduzir ou baixar o episódio, sem ter que mudar para uma nova página.

Com a capacidade do Google de pesquisar o áudio em um episódio de podcast, será fácil encontrar exatamente a parte que menciona o que você pesquisou. Isso significa que será possível achar um podcast mesmo se você não souber seu nome exato, como fazemos para identificar músicas no YouTube.

3. Otimizar a experiência do seu usuário

Essa novidade do Google é muito interessante, especialmente quando falamos em usar o podcast no Marketing Digital. Afinal, é mais uma ferramenta para favorecer a experiência do usuário e, claro, uma chance importante de colocar a sua marca frente aos concorrentes.

Além disso, a partir de agora, o podcast terá uma relevância ainda maior em termos de SEO. Então, se você deseja brigar pelas primeiras colocações, sem dúvida é crucial começar a pensar em desenvolver podcasts de qualidade e que resolvam as dores do seu público-alvo.

4. Se destacar frente aos concorrentes

Como essa é uma novidade, também é uma chance de a sua empresa inovar e sair na frente dos concorrentes. Afinal, sempre que há o surgimento de uma nova ferramenta, modelo de conteúdo ou rede social, por exemplo, como foi quando o Instagram apareceu, se destacam exatamente aqueles que buscam prever o seu sucesso e antecipam suas estratégias.

Como montar um podcast e usá-lo nas suas estratégias digitais?

Agora que você conheceu melhor as vantagens do uso do podcast no Marketing Digital, vou ajudá-lo a colocar sua estratégia em prática. E como em tudo o que envolve um trabalho para destacar sua marca perante as demais, o primeiro passo se refere à qualidade do seu conteúdo.

Afinal, não importa se seu conteúdo será produzido em texto, vídeo ou áudio. É fundamental que ele seja original, responda às principais dúvidas dos usuários, traga informação relevante e esteja alinhado à proposta da sua empresa.

No caso do podcast, também é preciso atentar diretamente à interação com o público e à qualidade do áudio. Portanto, procure produzir um roteiro antecipadamente e realizar uma gravação profissional, com pessoas que tenham uma boa dicção. Se for receber convidados, preocupe-se em criar um programa dinâmico e instigante para seus ouvintes.

Além de pensar na futura proposta do Google, é essencial nunca deixar de pensar na experiência do usuário com o seu podcast. Portanto, leve em conta as seguintes sugestões que eu trouxe para você!

Foco em SEO

No caso do SEO, ainda que o formato de conteúdo seja diferente, o trabalho acabará sendo praticamente o mesmo. É importante que o seu podcast seja bem estruturado, deixando evidentes o tema de cada episódio e seus blocos de conteúdos para os diferentes pontos abordados.

Portanto, assim como você prepara o esqueleto de um conteúdo, sua pauta, seus títulos e subtítulos, organize o podcast, prepare seu roteiro, hierarquize as informações, apresente uma abertura e um fechamento coerentes.

Transcrição de episódios

Uma maneira de viabilizar a compreensão do seu podcast pelos mecanismos de busca é transcrevendo-o. Isso ajuda os usuários a terem uma versão em texto do episódio e permite que o Google entenda o seu conteúdo da mesma maneira que as transcrições de vídeos do YouTube, ajudando no ranqueamento.

De acordo com as demonstrações do Google I/O, embora haja evidências que a ferramenta de busca consiga transcrever áudios automaticamente, uma maneira de o buscador escolher as partes dos episódios relacionadas a determinada palavra-chave é lendo as transcrições dos áudios.

Inclusão de seus episódios no Google Podcasts

Se você já usa podcasts no Marketing Digital, a dica é transferir esses áudios para o Google Podcasts. Afinal, a expectativa é que ele tenha uma presença mais forte no mercado de podcasts, graças a essa atualização do Google. O processo para migrar seus podcasts é simples: basta copiar a URL do feed RSS do seu podcast e preencher as informações sobre ele.

Outras dicas que ajudam a melhorar o áudio SEO são:

  • escolher um título relevante para a audiência e que resuma o tema do áudio;

  • fazer uma boa descrição, que deverá ser um pequeno resumo do seu podcast, contendo os temas abordados e informações adicionais — aproveite para explorar as palavras-chave de relevância;

  • incluir tags que ajudem os usuários a compreender os temas abordados no podcast — você poderá usar tags com palavras-chave para as quais deseja ranquear.

Investimento nos posts em áudio

Aproveitando a tendência dos podcasts no Marketing Digital, outra possibilidade para melhorar o seu ranqueamento é investir nos posts em áudio. A ideia é usar uma narração humana dos conteúdos em texto que a sua empresa já publicou no seu blog.

Essa é uma metodologia de áudio no Marketing Digital que ajuda a melhorar o engajamento e a experiência do usuário. Afinal, ele poderá ouvir o seu conteúdo enquanto realiza outras atividades, sem falar que você amplia seu alcance, atingindo pessoas com deficiências visuais, por exemplo, tornando seu blog mais acessível. Para acompanhar as novidades do Google, disponibilize esses conteúdos em áudio nos canais de podcasts da sua empresa.

Com este conteúdo, você pôde ter uma ideia sobre as vantagens de usar o podcast no Marketing Digital e também receber algumas dicas para aplicar na sua estratégia, E considerando as recentes atualizações do Google — que trará os podcasts diretamente para a SERP, como uma sugestão de resultado à pesquisa do usuário — acredito que, neste momento, você já esteja avaliando as possibilidades de usá-los para alavancar os resultados da sua empresa, certo?

Porém, para brigar pelas primeiras colocações, é preciso prezar por conteúdos interessantes, informativos e altamente engajadores, que respondam às dúvidas do seu público, reflitam a proposta da sua empresa, sem esquecer de priorizar a experiência do usuário.

Se você gostou de saber mais sobre a importância de investir no podcast para o Marketing Digital, mas ainda não está inscrito na nossa newsletter, aproveite o momento para ficar por dentro de todas as novidades do mercado, recebendo os conteúdos atualizados do blog da Ingage diretamente no seu e-mail!

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