Pinterest ou Instagram: Qual a melhor estratégia?

Avatar
Adriano Borges - 30 de março de 2017

Não é à toa que redes sociais visuais como Pinterest ou Instagram estão dando o que falar entre as marcas e os consumidores. Em geral, os motivos são dois: por causa da preferência do cérebro humano pelos estímulos visuais e também por este processar imagens 60.000 vezes mais rápido do que texto.

Se a sua empresa pretende atuar nesta linha estratégica de comunicação de marca, mas você não sabe qual das plataformas utilizar, acompanhe as minhas dicas para que você escolha a melhor opção para o seu negócio!

Antes de se decidir entre Pinterest ou instagram: qual é a diferença?

O Pinterest surgiu para simular um quadro de avisos virtual permitindo que os usuários compartilhem imagens e links inspiradores. Os compartilhamentos das imagens são chamados de “pins”, que podem ser colocados em “boards ” (ou murais) temáticos que os usuários separam e nomeiam para cada tema. A ideia da plataforma é permitir que as pessoas colecionem e organizem suas preferências e referências. Com isto, elas criam listas de interesses, escolher looks, separaram objetos de desejos, planejam viagens, projetos e até eventos.

Por outro lado, o Instagram é um aplicativo de compartilhamento via dispositivos móveis que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos com seus seguidores. Depois de bater as fotos, é possível trabalhar a imagem através de filtros, além de ser possível marcar os amigos presentes nas mesmas. As atualizações mais recentes da plataforma permitem também o compartilhamento de vídeos ao vivo – os chamados “lives” – bem como de conteúdos que podem ser acessados apenas pelo período de 24 horas (instagram stories).

pinterest ou instagram

Quem está no Pinterest e quem está no instagram?

O Pinterest atualmente possui mais de 70 milhões de usuários no mundo: a maioria destes do sexo feminino. Na verdade, as mulheres são responsáveis, hoje, por 70% dos perfis do Pinterest e cerca de cinco vezes mais propensas a usar a ferramenta do que os homens. Quando o assunto corresponde à faixa etária, a rede atrai muitos usuários entre 18 e 34 anos de idade, o que representa 56% dos cadastros.

Já o Instagram tem mais de 150 milhões de usuários ativos pelo mundo. Comparado com o Pinterest , os homens e as mulheres estão mais uniformemente representados na rede, embora a aplicativo ainda tenha uma pequena maioria do sexo feminino (55 % dos usuários). Cerca de 67% de seus usuários, assim como o Pinterest, estão entre as idades de 18 e 34 anos.

E como as marcas usam o Pinterest e Instagram?

Ambas as redes proporcionam oportunidades de engajamento, relacionamento e fidelização para as marcas. O conteúdo visual cria uma conexão emocional com a audiência (seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores) e fornece a eles maior proximidade com a marca.

Anunciando no Instagram

Para anunciar na plataforma, é preciso utilizar o Instagram Ads e as opções de patrocínio englobam imagens, vídeos e carrossel de imagens. Através do impulsionamento é possível gerar cliques e conversões no site, promover a instalação de aplicativos, mais visualizações de vídeos, entre outras funções. As vantagens de criar anúncios no Instagram são o aumento da visibilidade, atração e reconhecimento da marca para a empresa.

O interessante é que os anúncios no Instagram permitem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao promover um post na plataforma você pode direcioná-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos, por exemplo, no Facebook da marca – da mesma empresa, as duas redes compartilham informações e ferramentas.

Instagram Stories: novidade também para os anunciantes

Em janeiro deste ano foi anunciado que a função “Instagram Stories” também faria parte das opções de anúncios na plataforma. Agora, qualquer marca poderá incluir anúncios otimizados para maior alcance na função do app.

instagram stories

Anunciando no Pinterest

Antes de começar a anunciar no Pinterest é importante compreender se o nicho da sua empresa compartilha da mesma “vibe” da plataforma. Isso porque o Pinterest pode não servir para todos os nichos de mercado que existem. Relembrando o usuário médio do Pinterest: mulheres, de 18 a 35 anos, a maioria ligada em artesanato, trabalhos manuais, moda, beleza e gastronomia. Apesar desta definição de público, pesquisas já apontam que a participação dos homens vem aumentando e que os pins escolhidos por eles levam a muito mais compras que os femininos.

Mas qual a melhor rede para a minha estratégia, Pinterest ou Instagram?

Os públicos de ambas são similares e o formato, apesar de suas especificidades, tem como premissa um mesmo objetivo: impacto através de imagens ou vídeos curtos. O Pinterest tem seu funcionamento atrelado também ao Facebook, a maior rede social da atualidade, e através do Google+, o que propicia um grande potencial de alcance a todos que estão nestas redes.

Em contrapartida, o Instagram funciona como um “clube privado”. Apesar de ter sido comprado pelo Facebook e permitir o compartilhamento das imagens, apenas conseguem realizar publicações pessoas com smartphones ou tablets com sistemas operacionais IOS e Android. As demais podem criar perfis, acompanhar e curtir publicações por desktops, mas não participam efetivamente da ferramenta.

A definição por qual destas redes sociais utilizar deve seguir a tendência de uso do seu público-alvo. Ambas trazer retorno significativo para a imagem da empresa, mas a escolha deve ter como critério um maior alcance do seu target. Para isto, realize pesquisas, acompanhe as tendências e comportamento do seu consumidor e principalmente, faça testes!

Pinterest ou Instagram: posso participar de ambas?

Claro! A participação em uma não exclui a possibilidade de estar também na outra. Contudo, o mais indicado é manter um número de canais que corresponda com a sua capacidade de acompanhar e se engajar com os seus usuários. Ao contrário do que se pensa, melhor do que estar em muitas redes sociais é estar em poucas, mas bem trabalhadas. Para isso, reforço a necessidade de se fazer uma análise do seu público-alvo e decidir quais ferramentas são ideais para o seu negócio. Desenvolva uma estratégia atraente e lembre-se: estar em qualquer uma delas sem capacidade de gerenciá-las com sucesso pode trazer um trabalho extra e sem retorno!

Se ainda assim precisar de ajuda para a definição da melhor estratégia, conte com profissionais especializados para um melhor posicionamento da sua marca na web. Fale com a Ingage!

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!