Conheça o Pinterest Ads e entenda se a ferramenta é adequada para a estratégia da sua empresa!

Publicado por Júlia Boynard em 28 de maio de 2021

O Pinterest é uma rede social bastante estratégica para negócios cujas ações de Marketing se baseiam em imagens. Muitas empresas ainda não conhecem essa plataforma, que já bateu a marca de 400 milhões de usuários ativos no mundo inteiro — com 97% das buscas feitas por pessoas e não por organizações. Portanto, essa é uma excelente forma de encontrar potenciais clientes e aumentar a visibilidade da sua marca.

E, agora, sua novidade é o Pinterest Ads. Então, se a rede social já era uma aposta interessante, essa funcionalidade promete facilitar a vida de gestores e equipes de Marketing. Contudo, vale considerar se é a ferramenta mais indicada para o seu negócio, tendo em vista o tipo de público a ser trabalhado. Entenda melhor, a seguir.

O que é o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é uma ferramenta de publicidade da rede social lançada em abril de 2021 para público geral. Com ele, as empresas poderão fazer anúncios patrocinados para os usuários, que costumam ser interessados e bem engajados. Nesse sentido, a marca faz seu pin (as publicações do Pinterest) e os impulsiona, da mesma forma que o faria no Instagram, por exemplo.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber a novidade para qualquer empresa. Algumas grandes marcas, como Itaú, Westwing, O Boticário, AMARO e Samsung, foram convidadas anteriormente à data de lançamento no país para testes. Enquanto isso, a ferramenta já funcionava na Europa e nos Estados Unidos há algum tempo.

Formatos de anúncio

Entre as principais boas práticas de anunciar no Pinterest, a principal é o cuidado com o visual-first. A rede social preza por imagens com qualidade e valor agregado, com bons conteúdos. Assim como em outras plataformas já bem conhecidas pelas empresas, é possível publicar tanto fotos ou artes estáticas quanto em outros formatos:

  • vídeos: vale apostar em conteúdos com 6 a 15 segundos, de até 2GB, para ter melhores resultados;
  • carrossel: é possível inserir de 2 a 5 imagens nesse modelo, sendo interessante cuidar da identidade visual para maior harmonia à publicação;
  • shopping: são os anúncios de compra propriamente ditos, com objetivo de aumentar o tráfego e a conversão para sua loja virtual;
  • coleções: você anexa mais 3 imagens à principal, com objetivo de conquistar a atenção do usuário para a composição e levar à compra.

Como o Pinterest Ads funciona?

Para dar início às estratégias, é preciso criar uma conta no Pinterest Business, caso a sua empresa ainda não tenha. Durante o cadastro, é necessário responder algumas perguntas para que os algoritmos da rede social compreendam seus objetivos com a conta e o nicho ao qual a marca pertence e atende.

Alguns dos requisitos para a criação de seus pins patrocinados incluem:

  • seguir as regras e diretrizes do Pinterest;
  • usar conteúdo autoral;
  • salvar o pin na pasta pública ou no perfil business;
  • direcionar para um site externo, desde que a URL não seja encurtada.

As cobranças podem ser feitas de duas formas: pelo que foi consumido no mês anterior ou pelo limite estipulado pelo aplicativo. Vale ressaltar que esse último valor é definido a partir da experiência da marca com o Pinterest Ads: quanto maior o uso, mais créditos são disponibilizados. Já o pagamento deve ser feito pelo cartão de crédito.

Para maior controle das métricas, é necessário fazer a integração do Pinterest com o site da empresa, que é realizado por meio de uma tag. Ela é composta pelo código de base, que vai em todas as páginas do site, e o de evento — instalado nas páginas de conversão mais estratégicas para o negócio.

Já para criar a publicidade, o processo é bastante intuitivo. Ao clicar em anúncios, você deve preencher os tipos de campanha, nome e status, além do orçamento. Nas etapas seguintes, é preciso definir a segmentação da audiência, a fim de conquistar melhores resultados.

Na mesma aba de anúncios, você terá o direcionamento para relatórios. Por lá, será possível monitorar detalhes como: gastos realizados no Pinterest Ads, impressões, cliques por pin e de saída, entre outros.

Para quais empresas a rede social é adequada?

profissional satisfeita pois suas ações no pinterest ads estão dando certo

De acordo o Pinterest, em relatório mencionado na introdução deste conteúdo, alguns dados de acesso oferecem bons insights sobre o público-alvo da rede social:

  • crescimento do público masculino em 48%;
  • aumento de 50% nos usuários da Geração Z;
  • 36% de crescimento nos usuários Millennials.

Por tais informações, temos que o público feminino ainda é maioria, representando 60% dos usuários ativos. Isso indica que marcas que oferecem produtos para mulheres têm muito a ganhar com a exposição de imagens no Pinterest. Se a indicação for para jovens, então, as chances de obter sucesso com a estratégia se ampliam.

Pelos exemplos de pesquisas realizadas no Pinterest, também temos ideias de negócios que podem se destacar na rede social: moda, organização para ambientes de casa e atividades para casais — e aí entram roupas, calçados e acessórios para o primeiro, decoração e soluções para lares no segundo, e turismo/lazer para o último.

Esses são apenas alguns exemplos. Caso a sua empresa não esteja entre os segmentos apontados, considere os dados sobre usuários para prever o retorno em investimentos na rede social. Se o negócio não trabalha a comunicação visual como prioridade ou tem um público distante, talvez seja melhor apostar em estratégias diferentes.

Vale ressaltar que estar à frente da concorrência é, sim, um fator positivo à empresa. Contudo, adotar qualquer novidade somente para seguir a onda do mercado nem sempre é uma boa ideia.

Quais são as vantagens de usar o Pinterest Ads?

Vimos até então que o Pinterest Ads é essencial para as estratégias de empresas que trabalham com imagens e têm jovens como público-alvo. Os benefícios são bem semelhantes ao investimento em outras redes sociais, entre os principais:

  • impulsionar as oportunidades de vendas;
  • gerar mais tráfego para o site da empresa;
  • chamar a atenção da audiência com conteúdos relevantes;
  • ter melhor conversão dos leads;
  • potencializar a visibilidade da marca.

Mas uma vantagem se destaca: o acesso ao Pinterest Partners. Com ele, há uma lista de parceiros para auxiliar com os conteúdos, mensuração de resultados, entre outras utilidades.

O Pinterest Ads, de fato, é uma ferramenta estratégica para empresas que já têm experiência nessa rede social ou mesmo desejam promover ações por lá. Vale reforçar que o investimento só traz retornos verdadeiramente lucrativos quando há condições favoráveis. Afinal, sua marca precisa estar onde seus clientes se encontram.

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