5 dicas para criar uma página de captura de leads eficiente

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Publicado por Marcelo Fortes em 26 de julho de 2021

Analista de SEO na INGAGE, Marcelo é responsável pela área de SEO, atuando na parte técnica, estratégica e auxiliando o time de Conteúdo com planejamento de ações.

A página de captura é uma boa estratégia para a atração de leads. Ela pode ser usada tanto no lançamento de uma solução quanto na oferta de materiais ricos em troca dos dados do seu potencial cliente. Seja qual for o propósito, é necessário trabalhar bem os elementos de uma landing page para que ela seja realmente eficiente.

Isso envolve a construção da copy, a escolha das chamadas para ação, a seleção dos campos do formulário e, sobretudo, o design da página. Ao escolher a disposição certa para as informações, é possível atrair o interesse do lead para os campos que você deseja. Falamos sobre esse tema neste conteúdo.

Como estruturar uma página de captura bem-sucedida?

As dicas a seguir podem ser encontradas em diversos exemplos de landing pages de sucesso. Tenha-as como referência no momento de criar a sua página de captura!

1. Atenção ao título

O título serve para orientar as pessoas sobre do que se trata um conteúdo, certo? Então, faça valer esse espaço, explicando em poucos termos qual a solução em jogo. Como o usuário passará os olhos primeiramente por essa parte, cuide para causar uma boa impressão. Lembre-se: o título deve ser claro, conciso e direto, contendo a palavra-chave trabalhada.

Também chamado de headline, o título pode se apoiar em alguns fatores para ser bem-sucedido:

  • apresentar uma solução que já é do conhecimento do seu público;
  • conter termos como “gratuito”, “grátis”, “o segredo para” etc.;
  • para lançamento de ferramentas, por exemplo, um “experimente grátis por X dias” pode ajudar;
  • prometer algo que o material de troca pode cumprir, para não quebrar a confiança do potencial cliente.

2. Formulários simplificados

Quanto maior a dificuldade para acessar o material, mais as pessoas tendem a desistir de preencher os dados. Formulários muito longos e com perguntas desnecessárias não só afastam o seu negócio do grande propósito de captura de leads. Eles também complicam o seu lado — tendo em vista que, com a LGPD em prática, é preciso informar a necessidade dessa requisição de dados.

Esses dados são importantes para seus potenciais clientes. Então, eles precisam sentir confiança para compartilhá-los. Se você solicita muita informação, essa prática pode se refletir em descontentamento ou desconforto por parte dessas pessoas — que podem procurar esses materiais ou até as soluções na concorrência.

O ideal é que os formulários sejam simples e diretos. Qual é o mínimo que o seu time comercial precisa para converter esse lead em cliente? A resposta para essa pergunta serão os itens adicionados na página de captura. Tente focar o básico: nome, e-mail e, se preciso, telefone.

3. Copy eficiente

Textos muito longos também não são o objetivo da sua página de captura. Deixe para explicar alguma solução ou assunto importante no blog, em que há espaço para isso. Como a intenção é converter, prefira frases mais curtas, diretas e atrativas. Se possível, use bullet points em vez de parágrafos grandes.

Um copy eficiente também dialoga com o cliente. Por isso, use “você” para incluí-lo na solução e instigar a ação por meio das chamadas (CTAs). Vamos supor que a sua página de captura ofereça um e-book sobre organização de finanças para quem preenche o formulário. Pense em elementos como:

  • gatilhos de urgência — “Baixe agora mesmo e alcance os seus objetivos ainda este ano!”;
  • palavras-chave para fins de SEO — neste caso, “organização de finanças” é a principal;
  • outros recursos para gerar identificação e, consequentemente, interesse.

4. Página responsiva

Dos fatores que levam o seu potencial cliente para longe da conversão, páginas lentas e que não carregam em diferentes dispositivos estão entre os principais. Muito se fala em experiência do usuário com aplicações digitais e, realmente, é algo que separa estratégias de sucesso das quebras de expectativas.

Imagine que, ao acessar a página de captura, a pessoa tem que esperar vários minutos para carregar todos os textos ou recursos. Ou, então, abrindo pelo celular, ela até consiga ver tudo rápido, mas com formatação quebrada. São aspectos que dificultam a leitura, a localização de informações e, no geral, a experiência com a visualização.

Então, garanta a boa navegabilidade e usabilidade para os seus leads. Foque nas páginas leves, sem perder a qualidade e a atração para converter. Invista no mobile friendly — além de favorecer os visitantes que usam celular, ainda dá mais relevância à LP perante o algoritmo do Google. Ou seja, maiores as chances de ranqueamento entre os primeiros resultados de busca.

5. Destaque das vantagens

De fato, cases de sucesso e depoimentos de clientes são excelentes recursos para incluir em uma landing page. Porém, é mais indicado deixá-los mais para o fim da página. O início deve ser dedicado às vantagens da solução que você oferta. Invista na copy desta parte, que é fundamental para captar a atenção e o interesse.

Uma dica final: se possível, tire as possíveis distrações dos leads: menu suspenso, por exemplo. Assim, ele continuará na página de captura, em vez de sair dela em poucos cliques.

Como a INGAGE pode ajudar?

A INGAGE é especialista em Inbound Marketing. Além de criar sites responsivos para o seu negócio, também colabora com a produção de páginas de captura. Temos um time preparado para orientar desde as etapas de desenvolvimento de LPs que realmente convertem à escolha da copy ideal.

Você conta com planejamento do início ao fim da estratégia, além de uma mensuração rigorosa de resultados. Dessa forma, percebe o retorno sobre o investimento e consegue ajustar as estratégias em tempo real, evitando perda de esforços e recursos financeiros. A solução de que a sua empresa precisa está na INGAGE!

Agora você sabe o que é uma página de captura realmente eficiente. Lembre-se de que a criação de landing pages vai muito além da escrita de informações e desenvolvimento das ferramentas de formulário. Também é preciso fazer o fluxo de nutrição e uma página de agradecimento logo que o lead responder os campos indicados. São práticas que contribuem ainda mais para uma estratégia de sucesso.

A INGAGE sabe disso e está preparada para ser a sua parceira na criação de páginas de captura. Para conhecer detalhes de nossas soluções, entre em contato com um de nossos consultores!

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