PageRank 2016: O que é E Como Funciona

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 29 de junho de 2016

Empresas de todos os portes, artistas, profissionais independentes, usam a web como forma de divulgar e vender seus produtos ou serviços.  É pela rede que essas pessoas podem atingir um público cada vez maior de consumidores.

Se você é daqueles que não gosta de matemática, ou que não entende praticamente nada de internet é melhor nem se arriscar a desvendar os segredos de mais uma ferramenta digital. O Pagerank (desenvolvido para o Google) é um indecifrável algoritmo criado para medir a relevância do seu site, página, blog… Foi justamente por ser tão complexo e eficiente nessa medição, que o Google se tornou, rapidamente, o buscador mais utilizado do mundo. Mas, apesar de tudo, é possível compreender o que é o Pagerank e descobrir (um pouco) sobre como ele funciona. Vamos lá?


O QUE É O PAGERANK?

Desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, que são “apenas” os fundadores do Google, o Pagerank é um super-conjunto de fórmulas matemáticas, que têm por objetivo mensurar a relevância de determinadas páginas, para que elas possam ser posicionadas no motor de busca do próprio Google. Trata-se do medidor oficial da empresa. O Pagerank serve para mostrar o conceito que determinada página tem dentro da sua área de atuação, e ele estipula esse conceito baseando-se numa comparação feita entre a sua página e a de sites com conteúdo semelhante. Assim fica definido qual deles será mais interessante para o usuário (a pessoa que digitou a busca).

COMO FUNCIONA O PAGERANK?

Na prática, o Pagerank elege por meio de “votos” os conteúdos a serem posicionados no buscador. Como isso é feito? Basicamente, por meio de links (que seriam os votos) que outros sites postam e que apontam para um determinado endereço. Dessa forma, quanto maior a quantidade de links que outras páginas direcionarem àquele site, melhor. É importante lembrar que o que será avaliado é a página exata a qual o link se refere, e não o site em sua totalidade.

O Pagerank vai levar em consideração também, a importância (ou reputação) dos sites que estiverem indicando o seu (por exemplo). Quanto maior o Pagerank do site que está indicando (indicador), maior será a pontuação do indicado, por consequência.

Para qualificar as páginas o mecanismo utiliza o sistema de pontuação numérica que vai de 0 a 10. Entende-se que uma pontuação em torno de 5 já significa que seu site está muito bem colocado.

Quais os critérios que influenciam na pontuação das páginas?

Existem centenas de itens que influenciam consideravelmente na soma final de pontos para cada página avaliada, entre eles:

  • Links internos e externos;
  • Uso adequado das tags html;
  • A rapidez do carregamento da página;
  • O tipo de domínio, alojamento, endereço IP.
  • A profundidade do conteúdo;
  • Dados do autor da página (Google AuthorRank)

E para verificar o Pagerank das suas páginas (ou de qualquer site) basta usar a Barra de Ferramentas do Google. Ela fica integrada ao seu navegador (Internet Explorer, Firefox, Google Chrome). Caso você não tenha ou não queira instalar a barra é possível localizar portais online que fazem essa medição e apresentam os resultados na hora.

Antigamente, o Pagerank ficava disponível também no painel das ferramentas do Google para Webmasters. Em outubro de 2009 o Google removeu esta informação, afirmando que os websmasters não deveriam se importar tanto em apenas agradar o Google e esculpir um bom Pagerank. Além do próprio Pagerank, o Google tem diversas outras ferramentas para classificar websites e isso ficou claro nas últimas mudanças de algoritmo, Panda e Penguin.

 

A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER O PAGERANK

Entender como funciona tudo isso ajuda muito na otimização do seu site. E embora seja muito difícil saber exatamente quais os quesitos estão rendendo mais pontos para cada página avaliada, o Pagerank confere uma noção aproximada da popularidade do conteúdo. Além disso, saber a pontuação que sua página recebeu estimula a produção de conteúdos cada vez com mais qualidade.

Talvez esse seja o segredo de começar uma boa reputação online e ganhar alguns pontos no Pagerank: fornecer ao seu público alvo textos bem escritos e relevantes.