O que é comunicação visual?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 27 de setembro de 2017
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No universo do marketing, aquele ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” é levado muito a sério. Mas por que a comunicação visual apresenta tanta importância para o sucesso de um negócio?

Para começar, a identidade visual da sua empresa é o seu cartão de visitas: esse será o primeiro contato entre você e o seu público-alvo. Nesse momento, é preciso que você se questione se a sua empresa é capaz de passar uma boa impressão e como os consumidores têm reagido em relação à linguagem visual da marca. A comunicação visual diz muito sobre como uma empresa se relaciona com o mundo.

O que é comunicação visual e como ela pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura para descobrir!

O que é a comunicação visual?

Comunicação visual é toda forma de se comunicar utilizando elementos visuais. Quando sua empresa lança campanhas com vídeos, produz infográficos e utiliza imagens em peças publicitárias, ela está usando a comunicação visual para expressar suas ideias.

Muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que se você focasse apenas na escrita de textos. Isso porque os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes de causar qualquer comoção.

Sem dizer que nem sempre eles serão bem interpretados e podem não passar a mensagem idealizada. Enquanto isso, a imagem atinge o público de forma instantânea.

Características da marca

Quando uma empresa investe em comunicação visual, ela passa a ter acesso a vários elementos que vão caracterizar a marca e consolidá-la como única no mercado. Para entender o que isso significa, basta lembrar de marcas famosas, como a Lacoste, por exemplo.

Você precisa de algum texto informativo para saber o que o desenho do crocodilo quer dizer? Ou esse símbolo já remete automaticamente à marca e aos produtos que ela comercializa? Um dos grandes diferenciais que essas marcas renomadas conseguiram oferecer aos consumidores está justamente na comunicação visual.

Motivos para optar pela sua empresa

O público procura por ideias inovadoras e que se destaquem em meio à multidão. A competitividade no mercado cresce a cada dia.

Milhares de empresas surgem e centenas de produtos são lançados. Que motivos uma pessoa teria para optar pela sua empresa em detrimento de outras?

Para o seu negócio ser bem-sucedido, você não deve pensar apenas em realizar muitas vendas. A chave para o sucesso não consiste unicamente em vender produtos e serviços, mas ficar na memória do cliente e conseguir passar uma mensagem.

A comunicação visual para ter destaque

A comunicação visual é capaz de lhe ajudar também nessa empreitada? A resposta é: sem dúvida alguma!

Criar uma identidade visual para representar a sua marca pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que unir elementos visuais para expressar todas as qualidades do seu negócio precisa ser feito por profissionais da área para que o trabalho seja bem-feito e assertivo. Imagine como seria o resultado da criação de um logotipo por uma pessoa que não entende de cores e símbolos.

Nessas horas, as multinacionais são boas fontes de inspiração sobre o que pode dar certo na comunicação visual. É sempre melhor buscar por um profissional que saiba o que está fazendo (é só lembrar do designer que criou o símbolo icônico da maçã mordida).

Como a comunicação visual ajuda um negócio?

Como a comunicação visual pode ajudar a sua marca a ser bem-sucedida? Cuidar da imagem do seu negócio garante resultados mais satisfatórios. Veja alguns exemplos:

Fortalece sua marca

O consumidor atual é bastante exigente. Ele procura por empresas que ofereçam soluções de qualidade para os seus problemas.

Sua empresa pode até entregar valor para o público, no entanto, ela só vai se destacar da concorrência se a sua identidade visual for forte o bastante para ser lembrada pelos consumidores. É a partir da comunicação visual que a sua empresa poderá se mostrar como uma marca consolidada e profissional.

Reforça os valores da empresa

Quais são os valores da sua empresa? Em que você e os seus colaboradores acreditam?

Comunicar os valores, crenças e objetivos da empresa, com a ajuda da comunicação visual, é uma excelente estratégia para atrair clientes e fidelizá-los. Essas informações têm um grande potencial de influência sobre os consumidores.

Imagine que você decide comprar maquiagem e precisa escolher entre duas marcas que possuem o mesmo preço e qualidade. Porém, uma delas é famosa por ser “cruelty free”, isso é, não realiza testes em animais e você concorda 100% com esse posicionamento. Qual das marcas você vai preferir?

Conquista credibilidade

Certamente, você, como consumidor, tem preferência por empresas que passam confiança. As pessoas costumam comprar produtos ou serviços de marcas que passam maior credibilidade e seriedade, isso é um fato.

A identidade visual é muito importante para construir essa imagem. Assim, a sua empresa se apresenta de forma coerente (o que inclui o logotipo, o material institucional e até o espaço de trabalho).

Ajuda a empresa a ganhar espaço no mercado

A partir dos pontos apresentados, a sua empresa conquistará clientes fiéis e pode se tornar mais conhecida. Para que você consiga seu lugar ao sol no mercado, precisa investir, também, em maneiras de divulgar seus serviços.

A comunicação visual também é fundamental para isso! Algumas ações que exploram a comunicação visual e podem dar muito certo para você são:

  • caprichar na produção do site do negócio e nos demais canais de comunicação online;
  • distribuir brindes e materiais de publicidade em eventos;
  • criar embalagens personalizadas;
  • apostar em uma fachada criativa e chamativa para a empresa.

Como se comunicar visualmente?

Pensemos no grande fenômeno da era digital: as redes sociais. De acordo com uma pesquisa da eMarketer, 75% do conteúdo postado no Facebook é constituído por fotos.

Além disso, 87% das interações dos usuários são feitas graças às imagens, consideradas como os tipos mais envolventes de conteúdo. É por isso que existem redes sociais voltadas para o conteúdo visual, como o Instagram e Pinterest. Nos dias de hoje, elas têm feito um grande sucesso.

Mas por que a comunicação visual é responsável pela assertividade na hora de compartilhar mensagens, como propagandas de divulgação da marca, lançamento de produtos, avisos e promoções?

Humanos, seres visuais

Nós, humanos, somos seres visuais. Tudo o que pensamos é representado de forma visual na nossa mente e não em forma de textos.

No nosso corpo, 70% dos receptores sensoriais estão localizados nos olhos. Ainda, quase 50% de nosso cérebro se envolve em nossas atividades de processamento visual.

Isso se expande para outros meios de veiculação além da internet, como os materiais publicitários usados (banners, panfletos e cartões de visita), logotipo da marca e até os uniformes dos funcionários. Tudo isso transmite uma mensagem ao público e passa uma ideia de como a empresa é internamente.

Visual Thinking

É comum ter dificuldades para comunicar visualmente uma mensagem complexa. Muitas vezes, a comunicação fica muito simples e a mensagem perde sua profundidade.

O contrário também pode acontecer e a comunicação se aprofundar tanto a ponto de o público não conseguir entendê-la. É aí que entra o visual thinking!

O visual thinking, traduzido como pensamento visual, é uma técnica que deve ser trabalhada caso a comunicação visual não esteja trazendo bons resultados. Com ela, aprende-se a exercitar a criatividade, a organizar os pensamentos e a aperfeiçoar a capacidade de se comunicar. Isso não quer dizer que a empresa abdicará dos textos, e sim que os profissionais aprenderão a unir ambas as linguagens (verbal e visual) para criar significados e compartilhar mensagens.

Como fazer a comunicação visual da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é comunicação visual, deve estar se perguntando como ela pode ser feita na prática. Não existe nenhuma receita de bolo para isso. Entretanto, podemos dar algumas dicas para que você possa se planejar:

Contrate uma equipe de marketing

Se você acha que comunicação visual consiste apenas naquele desenho que fica ao lado do nome da marca, pode começar a se preparar para o fracasso! É a partir da comunicação visual que elementos serão unidos para representar a sua empresa e os seus valores, criando a identificação do público com a marca.

Isso vai muito além de saber desenhar ou ter habilidades com o photoshop. Portanto, é aconselhado que você procure por uma empresa de marketing com profissionais qualificados para trabalhar na comunicação visual da sua empresa. Eles saberão como construir uma imagem coerente e harmônica, utilizando as cores e formas corretas para o seu público-alvo.

Comece com a criação do Logotipo

A base da identidade visual de uma marca é o seu logotipo. Ele precisa ter características que o torne exclusivo, como o tipo de tipografia, as cores, símbolos e demais elementos.

Ao criar um logotipo, é preciso atentar ao seu formato. Hoje em dia, deve-se considerar diferentes dimensões da logo, tanto de redução quanto de aumento. Isso porque é necessário que ela tenha uma boa visibilidade, não importa o meio em que for aplicada, seja em grandes anúncios ou em pequenos flyers.

O logotipo deve contar com elementos que transmitem simplicidade e clareza. Portanto, cuidado para não exagerar e poluir o visual da marca. Nesse quesito, menos é mais!

Use elementos visuais que façam referência à empresa

Use elementos inovadores, mas que possam ser reconhecidos pelos consumidores. Nada de apostar em símbolos que estejam longe de seu campo de conhecimento. Isso pode ter o efeito contrário e até afastá-los.

É necessário lembrar que você não deve, de forma alguma, copiar outras marcas. Você pode até buscar referências para se inspirar, mas crie algo inédito para a sua empresa.

Utilize elementos que façam referência ao seu negócio e aos produtos e serviços que ele oferece. Se você comercializa, por exemplo, vestuário feminino, prefira símbolos relacionados a essa área e cores que estimulem os consumidores.

Reforce a comunicação visual frequentemente

De nada adianta criar a comunicação visual da marca se ela não for divulgada. Por isso, ela deve ser sempre reforçada.

Por exemplo: use a logomarca, tanto no local do seu negócio quanto nas peças publicitárias e até em documentos referentes à empresa. Os meios de comunicação também podem ajudar — sejam online, como sites e redes sociais, ou offline, como panfletos e anúncios em jornais.

O ideal é divulgar e reforçar a comunicação visual da empresa periodicamente. Essa frequência de divulgação, bem como os veículos de comunicação usados e os valores gastos, precisam ser estabelecidos previamente na etapa do planejamento.

Mantenha-se atualizado

Sempre que sua empresa quiser passar uma mensagem ao público, como um aviso, uma promoção ou um lançamento de produto, a comunicação visual deve ser utilizada. Lembre-se de se manter atualizado e apresentar novidades ao longo do tempo, mas sempre trazendo os símbolos e elementos que identificam a marca e que já ficaram conhecidos pelo público.

Avalie a comunicação visual

Pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de avaliar a comunicação visual da sua empresa. Você pode, por exemplo, disponibilizar no site um questionário para os clientes, pedindo que eles deem uma nota não só ao serviço que você oferece, mas também a respeito da identidade visual, como o layout do site ou e-commerce.

Isso também pode ser feito em lojas físicas. Basta deixar um questionário no caixa perguntando se os banners, placas e informativos ajudaram o cliente a se orientar dentro do estabelecimento.

Quando receber feedbacks negativos, tente não se frustrar. Isso fará com que você realize ajustes para aperfeiçoar a comunicação visual da empresa e, assim, o retorno do público, com o tempo, será animador! Agora, mãos à massa: se você não investir na comunicação visual da sua marca e potencializar a imagem do seu negócio, acabará ficando bem atrás da concorrência.

O que achou de saber um pouco mais sobre o que é comunicação visual? Como foi o processo de criação da identidade visual da sua empresa? Quais foram os obstáculos enfrentados? Qual foi o resultado obtido? Deixe seu comentário e conte a sua história para a gente!

 

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