Mudanças no Feed de Notícias do Facebook

Gabriel Motta
Publicado por Gabriel Motta em 3 de dezembro de 2013
Atualizado em 29 de julho de 2020

O Facebook anunciou mais uma significativa mudança no algorítmo do feed de notícias, geralmente chamado de EdgeRank. No texto abaixo segue um resumo das principais mudanças. Se preferir, você pode conferir o artigo completo neste link.

O que mudou no Facebook?

  • Postagens em formato de links receberão mais espaço no feed de notícias
  • Antigas postagens que receberem novos comentários de amigos serão mostradas novamente no feed de notícias
  • Memes receberão menos visibilidade no feed de notícias

Mais links no feed de notícias

Através de pesquisas e análises o Facebook percebeu uma tendência dos usuários em consumir mais links para artigos. E agora o Facebook está dando mais importância neste tipo de postagem, especialmente em dispositivos móveis onde os padrões de navegação são diferentes em comparação com desktops.

Iremos observar daqui pra frente novas maneiras que o Facebook irá utilizar para mostrar artigos relacionados com aqueles que acabamos de ler. Depois de clicar em um link de um artigo, poderemos ver até três novos artigos relacionados logo abaixo da postagem que clicamos, no feed de notícias.

Mais Links

O que podemos fazer para tirar vantagem destas mudanças?

O feed de notícias do Facebook possui um espaço finito e várias postagens competem entre si. Se sua página realiza postagens apenas em formato de fotos, você poderá observar uma redução no alcance de suas mensagens.

Veja abaixo algumas dicas:

  • Não tenha medo em variar os tipos de postagens
  • Avalie o alcance de cada uma
  • Considere trocar algumas postagens de fotos por links
  • Tenha fãs que são amigos entre si para se beneficiar das histórias comentadas
  • Evite usar memes, especialmente aqueles hospedados fora do Facebook (Imgur, livememe e makeameme)

Esta mudança beneficiará páginas que postam mais links do que fotos. Se você não possui algum tipo de conteúdo para direcionar estes links, não se preocupe. O Facebook quer mostrar o conteúdo certo, para as pessoas certas, na hora certa. Se suas fotos são engajadoras, sua página terá um bom alcance.

Para conferir o comunicado oficial do Facebook acesse este link.

Veja mais artigos sobre:

 

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!