Métricas e KPIs: entenda a diferença

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 29 de setembro de 2015

 

Quando se trabalha com marketing digital, é essencial avaliar se as ações tomadas estão gerando resultado, e dentro desse cenário de análise, muitas vezes nos deparamos com termos que, mesmo aparentando ser a mesma coisa, na realidade possuem significados diferentes. A métrica e o KPI são um bom exemplo disso.

Saber a diferença entre os dois é fundamental, pois eles estão intimamente ligados e fazem parte de uma estrutura que permite realizar uma apuração mais assertiva dos resultados obtidos. Confira!

A diferença básica entre métricas e KPIs

Métricas são medidas que servem de base para a constituição de um indicador, normalmente associadas ao comportamento do usuário e sem uma meta definida. As métricas não apresentam dados concretos sobre suas ações de marketing, reservando-se a mostrar o desempenho do site, e não do negócio.

Já o KPI (do termo em inglês Key Performance Indicator) é um indicador criado a partir de métricas, que tem o objetivo de mostrar o atingimento de determinado resultado. Ele é mais voltado a medir os resultados que a organização busca. Além de avaliar a performance organizacional, os indicadores podem ser úteis para analisar tendências do usuário.

Analise o exemplo abaixo:

O seu site recebeu mil visitas esse mês;

50 pessoas compraram algum produto em seu site esse mês.

Um pouco complicado tomar decisões estratégicas baseando-se nos números acima, não acha? E se alterarmos a frase para:

A taxa de conversão do seu site foi de 5% nesse mês.

Um pouco melhor?

As duas primeiras informações são métricas, pois nos dão números de referência sobre uma situação que está intimamente relacionada a como o usuário interage com o site, enquanto a última informação nos dá uma visão sobre o negócio em si e as metas estabelecidas, portanto, é um KPI que foi concebido baseado na informação cedida pelas métricas ao dividirmos a quantidade de conversões pela quantidade de visitantes.

Veja alguns exemplos clássicos de métricas no marketing digital:

Visitas no site;

Visitantes únicos;

Taxa de rejeição;

Taxa de cliques;

E alguns exemplos de KPIs:

Taxa de conversão de vendas;

Tempo de permanência no site;

Número de cadastros em base de e-mail.

A importância de dominar essa diferença

Para ter bons resultados, é essencial acompanhar tanto o que acontece no site em si quanto no negócio, mas é importante ficar atento para não confundir esses conceitos. A má interpretação pode levar a conclusões erradas sobre as análises e isso pode comprometer suas ações.

Aqui no blog já publicamos dois artigos que podem lhe ajudar a empregar melhor esse aprendizado no dia a dia de sua empresa. Conheça 4 métricas que vão ajudá-lo a mensurar seus resultados e aprenda a definir os KPIs ideais para a sua estratégia de marketing digital. Com esse conhecimento em mãos, os resultados da sua empresa só tendem a melhorar!

Gostou do artigo? Conseguiu compreender a diferença entre métricas e KPIs? Assine a nossa newsletter para receber ainda mais conteúdo sobre Marketing Digital e acompanhar de perto nossas dicas e novidades!

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!