Melhores Práticas de SEO em 2021

Ingage
Publicado por Ingage em 17 de junho de 2020
Atualizado em 11 de maio de 2021

O trabalho de um profissional de SEO nunca acaba. Com o algoritmo em constante mudança e os avanços da tecnologia, otimizar seu site para os resultados dos mecanismos de busca é (e deve ser) um processo contínuo.

A boa notícia é que existem as melhores práticas de SEO que você pode começar a colocar em prática agora, que lhe prepararão para o sucesso meses e até mesmo anos depois. Esses métodos não só ajudarão a garantir que você tenha um SEO de primeira linha, mas também agregarão valor à sua marca em geral, ao mesmo tempo em que ajudarão a ilustrar aos potenciais clientes e usuários que sua empresa é uma empresa em que eles podem confiar.

SEO inclui otimização tanto on-page (elementos em seu próprio site) quanto off-page (que inclui coisas como backlinks e redes sociais). Enquanto você tem mais controle sobre seu SEO na página, há coisas que você pode fazer para ambas as categorias para garantir que seu site esteja recebendo o máximo de exposição possível.

Vamos a elas?

Melhores Práticas de SEO

1. Check-up regular do seu Site

Há vários fatores que vão para garantir que seu site esteja otimizado para a página de resultados do mecanismo de busca (SERP). É por isso que é uma boa ideia dar ao seu site uma revisão regular.

Durante esta verificação de bem-estar SEO, você vai querer verificar coisas como:

  • Títulos de página (idealmente 70 caracteres ou menos)
  • Um mapa do site para fácil navegação
  • Meta-descrições relevantes (idealmente 300 caracteres ou menos)
  • Títulos e subtítulos em blogs e outras páginas
  • Páginas sem saída (links quebrados que levam a 404 páginas vazias)

Existem outros elementos técnicos do seu site que podem afetar o SEO. Coisas como velocidade de carregamento de páginas, segurança do seu domínio (especialmente se as pessoas fazem login ou são solicitadas a enviar suas informações em lugares como páginas de desembarque), e arquivos de mídia compactada vão todos para o gerenciamento de um site de primeira linha.

2. Conduzir uma auditoria de conteúdo

Não há uma forma “certa” de realizar uma auditoria de conteúdo. O objetivo desta prática é analisar o seu conteúdo. Com uma auditoria, você pode identificar posts antigos, peças de alto desempenho, conteúdo duplicado, e tudo o que está entre eles.

Criar uma planilha é a maneira mais fácil de realizar uma auditoria de conteúdo organizada. Esta planilha deve ter categorias para:

  • Título do conteúdo
  • Autor
  • Data de publicação
  • Palavras-chave
  • Meta descrição
  • URL
  • Contagem de palavras
  • Tráfego

Você pode descobrir muitos dados de SEO perspicazes através deste tipo de auditoria. Ele mostrará qual conteúdo poderia usar uma atualização, quais peças precisam ser otimizadas, qualquer conteúdo duplicado que poderia prejudicar o seu ranking, e quais peças não estão lhe trazendo nenhum tráfego. Isso também o ajudará a identificar os principais motoristas de trânsito que você vai querer trabalhar para expandir ou replicar.

Se você tem um alto volume de conteúdo (e não muito tempo para reunir essas informações manualmente), você pode usar o Google Analytics ou SEMRush para ajudá-lo a reunir as URLs e outras informações que você precisa para realizar a auditoria.

Uma auditoria de conteúdo também pode ajudar a identificar as lacunas do tópico que você pode preencher através de um novo conteúdo. Quais tópicos relacionados ao seu negócio você não abordou? Para quais tópicos relacionados os seus competidores estão mais destacados que você?

Muitas vezes, estes tópicos escolhidos estão relacionados aos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Estreite-os e depois use uma ferramenta como o Google Keyword Planner para determinar a popularidade e a competição por essas palavras-chave.

3. Crie (ou atualize) sua estratégia de conteúdo

A melhor estratégia de conteúdo é aquela que não está definida em pedra. Eis o porquê: Quanto mais você cria conteúdo, mais dados você pode reunir, mais tópicos você pode cobrir, e mais oportunidades você tem para otimizar seu site para os mecanismos de busca.

Sua estratégia de conteúdo serve como um olhar de alto nível sobre seus objetivos de conteúdo e como você planeja atingi-los. Além disso, é uma das melhores práticas de SEO mais eficazes que você pode adotar. Sua estratégia de conteúdo deve incluir:

  • Objetivos
  • Principais indicadores de desempenho
  • Pessoas-alvo
  • Táticas
  • Processo de criação
  • Projetos

Sua estratégia também poderia mapear com que frequência você planeja publicar conteúdo. Algumas estratégias de conteúdo incluem até mesmo checklists de criação de conteúdo para garantir que cada peça publicada seja otimizada antes de entrar no ar.

O conteúdo otimizado tem elementos como:

  • Subtítulos
  • Links internos e externos
  • Meta-descrições
  • Frases e parágrafos que são fáceis de digerir
  • Imagens com texto alt

4. Priorizar o E-A-T

Hoje em dia, o algoritmo do Google é todo sobre autenticidade. Estes parâmetros foram denominados de E-A-T: competência, autoridade e confiabilidade. Os sites com conteúdo confiável criados por autores confiáveis sobem no ranking, enquanto aqueles sem as credenciais certas são deixados na poeira.

Ao fornecer uma atribuição adequada – digamos, dando ao blogueiro um byline no topo do post e uma foto com uma biografia curta no fundo – você pode efetivamente ilustrar porque essa pessoa é a autoridade em qualquer tópico sobre o qual esteja escrevendo.

Quando se trata de confiabilidade, pergunte-se se seu site em geral parece confiável, se existem backlinks de qualidade relacionados a este tópico e se o leitor tem ou não motivos para confiar que o autor sabe do que está falando. Se você responder “sim” para todos, então você saberá que está coberto.

5. Complemente com Vídeos

O vídeo está se tornando rapidamente uma ferramenta de conteúdo altamente eficaz, e é uma ótima maneira de aumentar o tempo de página e aumentar o envolvimento.  Mas quando o conteúdo do seu vídeo estiver pronto, não se esqueça de otimizá-lo. Você pode otimizar seus vídeos seguindo as melhores práticas de SEO, como por exemplo:

  • Escolhendo uma imagem em miniatura envolvente
  • Criando um título pensativo e uma meta descrição
  • Otimizando a página em que o vídeo está hospedado
  • Investindo em anúncios pagos para promoção
  • Incluindo legendas em seu vídeo

Conclusão

O objetivo do algoritmo é ajudar as pessoas a encontrar respostas e recursos necessários. Ao implementar as melhores práticas de SEO acima, não só seu site se tornará mais fácil de encontrar, mas você poderá se conectar melhor com usuários e clientes que podem se beneficiar do que você tem a oferecer.

Se você está afinando sua estratégia atual ou começando do zero, agora é um ótimo momento para avaliar seus objetivos, avaliar suas práticas atuais e implementar um plano estelar de SEO.

Esse texto foi escrito por Guerrilha Marketing e é de responsabilidade total da empresa. Para mais informações, acesso o site.

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