Novas tendências e campos de estudo do marketing não param de surgir continuamente, acompanhando as evoluções tecnológicas e exigências dos consumidores. O marketing sensorial é um desses avanços, trazendo soluções criativas para despertar o desejo de compra nos clientes.
Como o próprio nome indica, o marketing sensorial visa criar ações que trabalhem com nossos cinco sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato), de modo a despertar a curiosidade e criar um envolvimento completamente único com o produto e a marca.
Quer entender melhor como funciona o marketing sensorial e de que forma ele pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura!
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é o desenvolvimento de ações que apelam para o uso dos sentidos de modo a comunicar de maneira subliminar a mensagem que a empresa deseja transmitir sobre seu produto ou serviço.
A ideia com essas ações é atingir o subconsciente dos consumidores, influenciando o comportamento de compra a partir do uso dos sentidos e não apenas das palavras, vídeos e imagens.
Além dos produtos, também é possível comunicar o conceito da marca por meio dos estímulos, criando uma experiência diferenciada e fazendo com que o consumidor se envolva ainda mais com a marca em questão.
Por exemplo, quando você entra em uma loja de cosméticos e é surpreendido positivamente com aromas deliciosos (e toda vez que você sente esses aromas acaba associando os cheiros à marca). Ou ainda quando você vai ao seu restaurante favorito e o cheiro do ambiente rapidamente aguça o seu paladar.
Além do cheiro, essa estratégia pode ser usada com qualquer um dos sentidos ou com uma combinação deles. Por exemplo: a playlist tocada no ponto de venda (os consumidores podem associar a música a uma lembrança positiva e que seja decisiva para a compra), a sensação de tocar no produto e sentir o tecido delicado etc.
Exemplos de marketing sensorial
Ainda está difícil compreender o termo? Separamos alguns exemplos práticos de marcas que adotaram a estratégia:
- Dunkin’Donuts: a marca sul coreana especializada em rosquinhas e café conseguiu resultados impressionantes após instalar dispensadores de aromas com cheiro dos seus cafés nos ônibus da capital do país. Assim, todas as vezes que a propaganda da marca era transmitida no rádio do ônibus, o dispensador era acionado, criando uma sensação diferenciada nas pessoas e despertando nelas a vontade de consumir café;
- Nutty Bavarian: a marca foi criada em 1989, mas só chegou ao Brasil em 1996. E a principal estratégia de vendas adotada desde a sua criação é o marketing sensorial. Uma pesquisa feita pela própria empresa revelou que mais de 66% dos clientes se sentiram motivados a comprar o produto depois de sentirem o cheiro dele – o aroma, inclusive, é totalmente natural: das castanhas recém-saídas do forno;
- Mahogany: a marca de cosméticos e perfumes reinventou os ambientes da sua rede usando o music branding. Para isso, foi adotada em todas as suas lojas uma programação musical relacionada aos valores da marca, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra mais animada e diferenciada;
- The Fat Duck: o restaurante inglês resolveu unir dois sentidos para atrair seus clientes. Quando algum consumidor pedia o prato chamado “Sons do Mar”, ele recebia junto um iPod com o barulho das ondas chocando-se contra uma costa, permitindo uma experiência totalmente única ao degustar seu prato com peixes e frutos do mar.
Neuromarketing x Marketing sensorial: quais as diferenças?
A partir dos exemplos acima, ficou mais fácil entender como funciona o marketing sensorial, certo? Mas muitas pessoas acabam confundindo essas ações com outro segmento da área: o neuromarketing.
Afinal, ambos trabalham com campanhas que visam atingir o subconsciente do consumidor, fazendo-o tomar decisões baseadas em sentimentos e sensações.
Na verdade, muitos autores consideram o marketing sensorial como uma subcategoria do neuromarketing. Assim, podemos compreender o marketing sensorial como uma estratégia e o neuromarketing como uma ciência (que abrange outras estratégias e técnicas).
O neuromarketing é o responsável, por meio de estudos neurológicos, por compreender e identificar as razões que levam as pessoas a consumirem. Para isso, são realizados estudos complexos, como o mapeamento das áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisão.
É a partir desse estudo que temos acesso a técnicas que sejam mais eficientes para “convencer” o consumidor a comprar, não apenas usando palavras e imagens, mas também envolvendo os cinco sentidos – e outras ações, que abrangem lembranças, memórias, modo da marca se apresentar, pirâmide de Maslow etc.
Como os cinco sentidos atuam no momento da compra?
Os sentidos ajudam a despertar sensações e emoções nos consumidores e até a trazer à tona lembranças positivas. Tudo isso nos faz criarmos um envolvimento diferente com a marca e o produto, aumentando as chances de comprarmos o item (e de nos relacionarmos de maneira diferenciada com a empresa).
Audição
Junto do olfato, a audição é um dos sentidos mais usados nas campanhas de marketing sensorial – e ambos trabalham muito bem juntos. A ideia de explorar a audição não é nova, basta se lembrar das tradicionais músicas de elevador que visavam criar uma experiência agradável e positiva nas pessoas que usavam o aparelho (que até então ainda era bastante novo e causava certa apreensão nos usuários).
As salas de espera também são locais onde as músicas são bastante usadas, visando criar um ambiente menos constrangedor. Ainda é possível investir nas playlists para os pontos de venda e diversas outras ações da marca. O importante, claro, é escolher músicas e sons que tenham relação com seu produto, com os valores do seu negócio e com o público que deseja atrair.
Outro ponto importante é considerar como esses sons serão tocados, analisando o volume ideal (para não causar desconforto ou deixar de ser ouvido), a disposição das caixas de som e outras questões técnicas.
Olfato
Você deve ter notado nos nossos exemplos que muitas campanhas de marketing sensorial apelam para o olfato. E isso não é por acaso, já que determinados cheiros conseguem despertar nas pessoas lembranças e permitem que os clientes façam associações de maneira muito rápida.
As empresas que trabalham com alimentos, perfumes e cosméticos com certeza são as que mais podem se beneficiar dessas ações, afinal nada melhor do que aproveitar o aroma do seu produto para despertar sensações nos seus consumidores.
Mesmo os negócios em que essa associação não parece tão óbvia, o olfato pode ser explorado. Como uma loja de biquínis e roupas de banho que pode aproveitar o cheiro de piscina nos seus pontos de vendas, ou um comércio de pranchas de surf, que pode trazer o aroma do mar para dentro do seu negócio.
Paladar
Oferecer algo para seus clientes degustarem ajuda a despertar a vontade neles de consumirem seus produtos. Mesmo os negócios que não trabalham com alimentação podem oferecer café, bolachas, cappuccino e outros mimos.
Essa experiência diferenciada certamente ficará na memória dos consumidores e ajudará a criar uma relação única com a marca.
Visão
A visão é um dos sentidos mais usados nas campanhas de marketing e publicidade, desde a identidade visual das marcas até a disposição dos itens no ponto de venda.
Quem tem uma loja, pode investir em ações de marketing sensorial para a vitrine, por exemplo, criando uma decoração única que ajude a afirmar a identidade do seu negócio e valorizar os seus produtos.
No ponto de venda, a decoração também faz toda a diferença, com iluminação de destaque nos produtos principais ou de maior valor, por exemplo.
Tato
Embora o tato pareça ser o sentido mais difícil de ser explorado, ele também é essencial nas estratégias de marketing. Experimentar os produtos da sua empresa é uma forma de atrair seus consumidores.
Por exemplo, nas lojas de móveis ou de colchão, em que os produtos ficam expostos aos clientes para que eles vivenciem a experiência de usar o item. Imagina uma loja de lençóis e roupa de cama oferecendo aos seus clientes a experiência de deitar em uma cama com um lençol diferenciado ou de sentir a maciez das suas toalhas?
Sentir o toque de uma roupa na sua pele, experimentar uma maquiagem, provar um creme – tudo isso estimula a compra e são ações simples de serem colocadas em prática.
Quais os benefícios do marketing sensorial?
Ao criar elos emocionais entre a sua marca e os clientes, a sua empresa obtém uma série de vantagens, como:
- maior identificação com a sua marca;
- despertar o desejo de compra (com ações mais sutis, fazendo com que o consumidor não se sinta invadido com propagandas agressivas);
- ações com custo mais baixo que os meios tradicionais;
- explorar os produtos de maneira diferenciada;
- fidelização dos clientes;
- propiciar aos seus consumidores uma experiência totalmente única com seu negócio ou produto;
- desenvolver uma identidade de marca inovadora e única;
- criar lembranças nos seus clientes (que serão ativadas sempre que eles forem expostos a determinados estímulos, como aromas ou sons).
O marketing sensorial é, portanto, uma excelente alternativa aos meios tradicionais, ajudando os negócios de todos os portes a se relacionarem de maneira diferenciada com seus consumidores.
Ao criar experiências genuínas, únicas e criativas é possível aproximar a sua marca dos consumidores, criando uma atmosfera de aconchego e de bem-estar, colocando o seu negócio como uma “amiga” e “parceira” dos seus consumidores – aumentando as vendas e a lucratividade.
Dicas práticas para implementar ações de marketing sensorial
Na hora de implementar uma ação de marketing sensorial, considere: os valores da sua marca, o seu mix de produtos e as preferências e características do seu público.
Analise quais características dos seus produtos podem ser valorizadas com o uso das sensações e aproveite isso para despertar o interesse dos seus consumidores.
Por exemplo, se você tem uma padaria, que tal aproveitar o cheiro do pão quentinho para aromatizar o ambiente e despertar sensações nos seus consumidores? Ou ainda deixar seus produtos expostos para que os clientes possam prová-los e senti-los, como no caso dos móveis que demos como exemplo em outros tópicos?
Quanto mais você conhece o seu público, mais fácil é pensar em ações que realmente sejam positivas para essas pessoas. Se a sua empresa trabalha com um público jovem, criar uma playlist animada e com os principais hits ouvidos por essas pessoas já se torna um fator de diferenciação.
Lembre-se que as ações de marketing sensorial devem trabalhar para construir uma experiência positiva com seus consumidores. Assim, analise o lifestyle por trás do que você vende e a forma como deseja que a sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores.
Dentro do ponto de venda, essas estratégias funcionam aguçando a curiosidade dos consumidores e criando uma atmosfera de bem-estar, fazendo com que essas pessoas queiram passar mais tempo ali dentro (e, claro, consumindo mais!).
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que o marketing sensorial é uma ferramenta extremamente poderosa na hora de criar experiências únicas com os seus clientes, despertando neles a vontade de consumir e ainda criando lembranças favoráveis à sua marca.
Essas são estratégias relativamente baratas e que podem ser usadas de maneiras bem criativas tanto dentro do seu ponto de venda como fora dele. O mais importante é sempre: conhecer a sua marca, analisar os atributos do seu produto e avaliar as características e desejos dos seus consumidores.
A partir dessa análise será mais fácil criar campanhas criativas e que favoreçam as experiências positivas dos consumidores com a sua empresa, aumentando as vendas e a lucratividade.
Você já conhecia o marketing sensorial? Pensa em usar essas dicas no seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba sempre as atualizações aqui do blog diretamente no seu e-mail!