Marketing no Twitter: Como Empresas Podem Usar Essa Rede Social Para Negócios?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 8 de abril de 2016

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Grande parte dos usuários de internet acessa a rede através de seus smartphones e tablets. Para empresas e marcas isso significa que é preciso ser objetivo e prático na hora de se pensar em engajamento com suas personas do Marketing.

Afinal de contas, seu conteúdo será visto em telas relativamente pequenas (se pensarmos nos monitores de desktops). É por isso que fazer marketing no Twitter tem se tornado uma ótima possibilidade.

São 140 caracteres de pura interação! Quer conhecer tudo que a rede do passarinho azul tem a oferecer para o seu negócio?  Então não deixe de ler essa postagem!

O QUE É E COMO FUNCIONA O TWITTER PARA EMPRESAS?

Bom, para quem ainda não conhece, o Twitter – que acaba de completar uma década de vida em 2016 – é uma rede social baseada na troca de informações rápidas entre seguidores.

São até 140 toques no teclado por mensagem (incluindo links), o que faz dele um ótimo exercício mental para a busca pelo essencial. Ele funciona, basicamente, como outras redes sociais.  

Leia Como Criar Uma Bio Incrível Para o Twitter  Da Sua Marca Para Atrair Mais Seguidores

O usuário cria a sua conta e passa a criar uma rede pessoas que seguem o seu perfil e outros perfis que o usuário segue.

Aí, a pessoa passa a enviar postagens (popularmente conhecidas como tuitadas ou tweets) para a sua rede de contatos, além de poder ver os tweets de quem ela segue.

MARKETING NO TWITTER PARA EMPRESAS – COMO FUNCIONA?

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Até agora, tudo parece bem simples e prático, só que você pode estar se perguntando como funciona, então, o marketing no Twitter.

E a resposta é simples e direta: essa é uma rede para saber do que está acontecendo em um determinado momento, para dividir informações e para se conectar com outras pessoas e empresas.

Portanto, marketing no Twitter é a oportunidade para um negócio de criar conexões relevantes e de tecer relações que vão manter sua audiência permanentemente engajada com a sua marca.

E isso pode se refletir não apenas na percepção do público, mas também em criar chances reais de vendas para os seus produtos e serviços.

Antigamente, o Twitter era feito exclusivamente de mensagens e links externos, além do compartilhamento de postagens – conhecido como RT (Retweet ou Retuitada), uma ótima métrica de popularidade.

Mas depois de reformulações, o Twitter passou também a aceitar Likes (curtidas através de um botão em forma de coração), além da inclusão de imagens e vídeos dentro da própria página.

AS VANTAGENS DO TWITTER PARA EMPRESAS

Uma das coisas mais legais que o Twitter oferece é justamente esse jeitão direto-ao-ponto.

Nada contra postagens longas – aliás, elas são super necessárias para uma boa estratégia de marketing digital.

Mas a informação direta e prática é uma verdadeira mão na roda para quem está “a caminho de” (no táxi, no metrô, na fila).

Essas pessoas precisam de mensagens curtas e claras.  E os 140 caracteres são ótimos aliados nessa jornada.

1) INVESTIR EM MARKETING NO TWITTER: UM ÓTIMO CANAL PARA REALIZAR SAC 2.0

 

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Uma coisa bem interessante é que o Twitter também pode funcionar como um excelente canal de comunicação e atendimento ao cliente, através das DMs (Direct Messages ou Mensagens) e Mentions. É o chamado SAC 2.0 – ou atendimento por meio das redes sociais. Veja Dicas Para Implementar SAC 2.0 (Atendimento Pelas Redes Sociais) Na Sua Empresa

É como se fosse um chat e apenas os dois perfis envolvidos recebem a troca de mensagens. Só que é preciso cuidado, pois essas mensagens ficam armazenadas e podem ser compartilhadas facilmente.

2) POSSIBILIDADE DE EXPLORAR DIVERSOS FORMATOS E AMPLIAR ALCANCE DO SEU CONTEÚDO

Outro aspecto bem legal do Twitter é a possibilidade de usar diferentes tipos de mensagens nas postagens.

É possível colocar mensagens escritas, imagens e audiovisual para visualização na própria página.

Além disso, você ainda pode se servir de um link para quem deseja maiores informações a respeito do seu tweet. Dessa forma você tem, em uma mesma postagem, a possibilidade de uma visualização, curtida, compartilhamento e clique para o seu site ou blog.  

3) TWITTER INSIGHTS: MÉTRICAS SOBRE SEU ALCANCE SOCIAL

Aliás, os encurtadores de links (ferramentas super populares para fazer o máximo dos seus caracteres) também vão ajudar a medir a popularidade dos seus tweets, fornecendo o número de cliques e outras informações de muito valor na hora de mensurar os resultados dos seus esforços.

Já os RTs vão dar uma boa indicação do quanto sua mensagem viajou pelos usuários e, assim, qual o impacto de cada postagem.

Um perfil popular que repasse a sua mensagem significa que ela poderá ser vista por milhares (ou milhões) de outros usuários, para ser vista e repassada para outras tantas pessoas.

4) ENTENDA MELHOR A REPUTAÇÃO E CAPITAL SOCIAL DA SUA MARCA NAS REDES SOCIAIS

Para um melhor entendimento do capital social da sua marca nas redes sociais, é necessário que você realize o monitoramento das redes sociais da sua empresa. Ao monitorar suas mídias (e a dos seus concorrentes) é possível compreender o que seus clientes e potenciais clientes estão falando sobre sua marca na Internet, e mapear os pontos a serem aprimorados. Confira Mais 9 Benefícios de Monitorar Marcas Corporativas Nas Redes Sociais

É muito resultado positivo para 140 toques no teclado, não é mesmo?

Algumas Boas Dicas  Fazer Marketing no Twitter Para Empresas

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E agora que você já aprender o que o marketing no Twitter pode fazer pelo seu negócio é hora de prestar atenção às nossas dicas para utilizar ao máximo essa rede em seu benefício:

  • Cuidado com o seu visual – um perfil de uma empresa é diferente de um perfil pessoal. Portanto, na dúvida, crie algo bem objetivo e prático, deixando brincadeiras e afins um pouco de lado. Não precisa ser chato. A sua empresa pode abraçar causas e criar belas composições para as fotos de perfil e de capa. Só é preciso tomar cuidado para que essas ações não acabem gerando um impacto negativo sobre a imagem da sua empresa. Confira aqui o tamanho ideal para capa e avatar do Twitter e mais 6 redes sociais
  • Não compre pacotes de seguidores – pode parecer meio desanimador ver que, no início, seu perfil no Twitter tem poucos seguidores. Mas com boas postagens, divulgação dos perfis no site, blog e outras redes sociais, os números tendem a crescer e se multiplicar. Evite comprar ou usar scripts para conquistar seguidores. As pessoas facilmente percebem essa estratégia e acabam deixando de seguir a marca por achar que não é um perfil verdadeiro.

  • Crie uma boa dinâmica de postagens – por ser uma rede que lida com a troca instantânea de informações, é muito pouco provável que as pessoas fiquei pesquisando postagens antigas. Portanto, elabore uma dinâmica de postagens (mesmo artigo com diferentes chamadas, materiais de outros sites, ações promocionais) com dias e horários diversificados. Assim, você faz com que seu perfil esteja sempre aparecendo na página do público.

  • Perfil novinho em folha? Publique conteúdo antes de divulgar – para que o cliente tenha a impressão de que o seu novo perfil no Twitter seja algo interessante, dinâmico e que vale a pena seguir, antes de mandar os convites e promover ações para conquistar seguidores, poste alguns materiais em diferentes datas (entre 5 e 10). Assim, eles percebem que o esforço inicial tem ótimas chances de ser um bom canal de comunicação com a sua empresa.

Pronto! Viu como fazer marketing no Twitter é uma ótima forma de engajamento entre a sua empresa e o público?

Então, não deixe de aproveitar essa oportunidade de enriquecer a sua estratégia de marketing digital e aposte nos 140 caracteres para ter ainda mais sucesso!

E se você quer aprender ainda mais sobre o assunto não deixe também de ler nosso guia completo sobre Marketing no Twitter

Esse post foi escrito pela equipe da Rock Content.

 

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