Marketing nas Redes Sociais: Como montar uma Estratégia Digital de Sucesso para sua  marca

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 10 de dezembro de 2015

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Já estamos totalmente imersos em um mundo real que respira dentro do mundo digital. As lojas físicas estão, aos poucos, sendo substituídas pelas compras virtuais – por causa da variedade de opções de produtos e serviços, da facilidade de compra e da interatividade super descomplicada entre cliente e empresa. Nesse sentido, o marketing nas redes sociais se torna estratégia fundamental para a propagação de seu serviço e a aproximação entre a empresa e seu público. Sua empresa já tem uma estratégia digital para redes sociais?


Confira como realizar uma estratégia de Marketing nas Redes Sociais e alavancar os resultados com sua presença online: 

1) Produza conteúdo relevante

É importante dizer que o marketing nas redes sociais deve ser feito no sentido de atuar como uma página mais leve, passando a sensação de que sua empresa é acessível e está aberta a um bate-papo com o cliente, assim como os perfis comuns de usuários.

Dessa forma, esqueça a ideia de vender a todo custo. Em vez disso, invista na produção de um conteúdo de qualidade, relacionado ao seu produto, que crie interesse no consumidor para visitar sua página mais vezes e desperte, posteriormente, o desejo de compra.

Se sua empresa vende cosméticos, por exemplo, divulgar um texto em seu Facebook ou blog sobre os cuidados com a pele durante a exposição ao sol é uma ação que tem relação com seu produto, mas é feito de forma sutil –  o que mostra que sua empresa é confiável e se preocupa com o bem-estar do consumidor antes de pensar no lucro próprio. Confira tipos de conteúdo para gerar mais engajamento com suas redes sociais

2) Monte um plano de ação a médio e longo prazo

Precisamos esclarecer que, diferentemente do marketing em mídias tradicionais, o marketing nas redes sociais, é uma estratégia que traz resultados em médio e longo prazo, pois constrói uma relação mais aprofundada com seu cliente. Portanto, esteja ciente de que você precisará investir, não dinheiro, mas tempo e dedicação na criação de conteúdo relevante para o consumidor e criar antes um planejamento de campanha, trabalhando para que os resultados surjam — tendo em mente que eles podem demorar um tempo maior para aparecer. Veja aqui 5 dicas para desenvolver sua estratégia em redes sociais

3) SAC Online: tenha uma equipe preparada para realizar SAC nas Redes Sociais

Na rede social, por ser o palco principal onde o consumidor atua hoje em dia (mais até do que na vida real), é imprescindível que você esteja presente e converse com ele. É possível fazer enquetes, divulgar um conteúdo criativo e perceber a reação, mas, principalmente, fazer das redes um canal aberto para reclamações ou dúvidas a respeito de seu produto ou serviço – o chamado SAC 2.0, ou SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) nas redes sociais.  Veja como realizar com sucesso o SAC nas Redes Sociais da sua marca

O SAC online já é a forma preferida de atendimento dos clientes, por ser um modo mais prático e rápido de entrar em contato com as marcas. Assim, uma boa estratégia de marketing nas redes sociais deve preparar sua equipe interna a saber como lidar com essa demanda cada vez mais crescente. Além disso, quanto mais atencioso você for com seu público, maiores as chances de ele elogiar e compartilhar seu conteúdo para outros potenciais clientes.

4) Monitore campanhas e menções

Através das redes sociais, é possível acompanhar como seu concorrente está atuando no mercado e como ele usa os seus perfis na comunicação com o cliente. Além disso, você consegue perceber como acontecem as mudanças de demanda de seu público-alvo e quais são os novos anseios de produtos que ele deseja consumir, afinal, ele usa a rede para expressar sentimentos e fazer reclamações ou elogios a respeito de algo.

Além disso, ao monitorar o que os seus clientes e prospects falam sobre seu produto e sua marca  – ou do concorrente! – é possível fazer mudanças e alterações mais assertivas no seu plano de marketing nas redes sociais.

5) Mensure os resultados de cada campanha do seu plano de marketing nas redes sociais

Mensurar os resultados obtidos em cada campanha nas mídias sociais é essencial para entender quais pontos de seu plano de marketing nas redes sociais estão funcionando – e quais necessitam ser reajustados.

Por meio de uma ferramenta de monitoramento de redes sociais é possível acompanhar diversas métricas e indicadores de resultados de suas campanhas – como sentimento expressado pelos clientes e prospects nas menções a sua marca ou campanha, taxa de engajamento com as publicações, entre outras.

Vale lembrar que o Marketing nas Redes Sociais é uma estratégia de custo baixíssimo, porém com resultados surpreendentes. Se possível, faça um investimento na contratação de profissionais especializados ou de uma agência de marketing para um retorno condizente com as expectativas de sua empresa.

Sua empresa já está presente nas redes sociais? Comente o que achou do texto e como você utiliza as redes sociais para divulgar o seu negócio!

Sua marca pode captar mais clientes online com marketing nas redes sociais

Nesse artigo falamos sobre como montar uma estratégia digital de sucesso com o marketing nas redes sociais. Mas existem peculiaridades de cada marca que devem ser levadas em consideração – como o público de sua empresa, suas necessidades e gostos. O que eles esperam encontrar em cada rede social da sua marca? Que tipo de conteúdo é mais indicado para o perfil da sua audiência? Com qual frequência deve-se postar? Em quais redes sociais?

Para responder a essas perguntas e estabelecer metas, é necessário conhecer a fundo as necessidades de sua marca nas Redes Sociais.

Você já tem essa informação atualmente? Você pode conhecer as necessidades da sua marca nas Redes Sociais aquisolicitando uma consultoria.

 

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