Marketing Energia Solar: 7 dicas de marketing digital para a sua empresa

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Publicado por Felipe Corsino em 13 de junho de 2022

Analista de Inbound Marketing na INGAGE, Corsino é responsável por planejar e executar estratégias de conversão e nutrição de leads, gerando oportunidades para clientes de segmentos diversos.

Segundo a Absolar¹, o Brasil tem mais de 1 milhão de unidades consumidoras que geram a própria energia com a fonte solar. Na prática, a quantidade de gigawatts consumidas é aproximadamente dois terços da potência de Itaipu. Diante desse cenário, muitos brasileiros já entenderam os benefícios dessa fonte energética, tanto para questões financeiras quanto para a redução dos impactos ambientais.

Mas ainda existe um espaço imenso de expansão do setor público que as empresas podem alcançar a partir do Marketing de Energia Solar. O primeiro passo é conhecer quem são as pessoas interessadas e, sobretudo, estar onde elas estão, especialmente no ambiente digital, seja qual for o canal (e, muitas vezes, em vários deles).

Nesse sentido, é importante também mapear a jornada digital do cliente, entendendo como o seu produto em energia limpa resolverá as dores e necessidades das suas personas. Então, munido desse conhecimento e orientado por dados, deve trabalhar os gatilhos e ações para educar mercado, dar dicas, amadurecer e qualificar essas pessoas até que estejam prontas para a compra.

1. Compartilhe bons conteúdos

O Marketing de Conteúdo é um excelente aliado na busca por visibilidade da marca e educação de mercado, além de ser a principal moeda de troca no inbound. Com textos interessantes e criativos em um blog, com materiais interativos e/ou animados e nos demais touchpoints digitais, é possível transportar o lead pelas diversas etapas do funil de vendas.. Sempre com soluções adequadas para cada etapa e que tenham foco no que realmente vai gerar valor para o cliente: economizar na sua conta de luz!

Então, surgem os conteúdos sobre maneiras de economizar, passando pelas explicações sobre energia solar, sustentabilidade e planejamento financeiro familiar até chegar, enfim, às ofertas e soluções da sua empresa. Os textos devem ser publicados com regularidade e seguir alguns padrões de qualidade, como a escaneabilidade, concisão e as regras de SEO (que veremos adiante).

2. Invista em uma boa estratégia de e-mail marketing

Em uma boa estratégia de  Inbound Marketing é indispensável investir no e-mail como canal para se relacionar com os leads que você conseguiu converter. A preparação de uma campanha de e-mail marketing é um dos seus principais pilares. Estima-se que 87% dos usuários ligados ao comércio B2B usam o e-mail como meio de distribuição — o que mostra que esse canal precisa de uma atenção especial. 

Essa ação permite o desenvolvimento de estratégias de relacionamento, divulgação de informações e produtos, notícias sobre o universo da empresa, entre outros. Por ser um canal mais formal, é possível estreitar bons relacionamentos com quem tem grandes chances de converter-se em um cliente do seu negócio. 

A automatização é, também, muito presente quando falamos em e-mail marketing. Imagina ter que disparar, um por vez, o e-mail da sua oferta de energia por assinatura? O envio pode ser programado e feito de maneira automatizada para milhares de pessoas pertencentes a sua base, além de ser possível mensurar as taxas de abertura, interesse, descadastramento e demais informações que ajudem a identificar melhores clientes e segmentar seus leads

A diversidade de assuntos também é um diferencial dessa estratégia. Os e-mails podem trazer informações relevantes sobre os canais de distribuição de energia solar, curiosidades mais leves, e até informações burocráticas — informar o leitor sobre a Lei 14.300, que revolucionou a geração distribuída é uma excelente opção para chamar a atenção do destinatário que se interessa pelo tema, por exemplo. 

3. Diversifique os materiais ricos, com linguagem acessível

Ao montar o calendário editorial, inclua os  mais diversificados formatos para os materiais ricos. Além dos infográficos, e-books, e checklists, invista mais vídeos animados e interativos e assim por diante. Esses são conteúdos essenciais nas estratégias de Marketing de Energia Solar ou de qualquer outro nicho. Afinal, serão a “moeda de troca” pelo contato de potenciais clientes.

Eles devem ter a intenção de desmistificar e tirar dúvidas sobre energia solar. Por isso, a linguagem precisa ser acessível ao seu público. Sendo assim, utilize jargões e termos técnicos só quando necessário. Tenha em mente que seus potenciais consumidores podem não entender nem mesmo os princípios básicos dessa fonte energética, e sua empresa precisa ajudá-los, a fim de se posicionar como autoridade.

Para conseguir a tão sonhada “levantada de mão” como sinalização de interesse desse consumidor, invista em páginas de conversão que passem uma mensagem clara sobre o benefício que o usuário terá ao converter na Landing Page. Elas devem ter chamadas para ação, títulos atrativos, gatilhos eficientes e um formulário simples, com apenas os dados necessários.

Time discute estratégias de marketing para energia solar

4. Trabalhe bem o SEO de todas as páginas

Boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) são diretrizes que você pode aplicar tanto nos conteúdos textuais quanto nos códigos das páginas para que elas tenham uma boa leitura pelo Google. Isso quer dizer que o maior site de buscas da internet as considerará relevantes a ponto de mostrá-las primeiro quando o seu consumidor pesquisar uma determinada palavra-chave.

Por falar em palavras-chave, elas são o elemento principal do SEO. Nesse sentido, é muito importante utilizar ferramentas, como SemRush ou Ahrefs, que indiquem o volume de busca dessas palavras. Afinal, você não quer escrever um conteúdo que não será buscado por ninguém, certo?

5. Garanta um site responsivo

As regras de SEO valem para todas as páginas do seu negócio, do site ao blog. Mas elas perdem um pouco de força quando você não garante um site responsivo. Com as pessoas acessando a internet por diferentes dispositivos, o Google também caracteriza como mais relevantes aquelas que se adaptam a telas de celular, tablet, computador etc.

Uma das formas de conquistar essas páginas otimizadas é contar com a expertise de uma agência de Marketing com experiência em sites responsivos. Com profissionais focados em planejamento, arquitetura, programação e design, você terá alta performance na web. É um investimento certeiro para a conquista de resultados.

6. Aposte em mídia paga

No plano de Marketing de Energia Solar, garanta que as campanhas de publicidade paga estejam presentes. Elas podem caminhar em conjunto à criação de conteúdos para blog e redes sociais, de modo a alcançar um público maior. Nesse sentido, saiba fazer a segmentação para potenciais consumidores, em busca de melhores resultados.

Lembre-se de que essa etapa é inerente ao conhecimento da persona do seu negócio. Tenha domínio do seu segmento para aplicar bem os recursos financeiros da empresa, alcançando pessoas que realmente vão se interessar pela energia solar. Aproveite que as redes sociais têm suas ferramentas de ADs (Facebook ADS, Twitter ADs, LinkedIn ADs, Pinterest ADs etc.).

7. Entregue um produto ou serviço de primeira

A experiência do consumidor deve ser prioridade máxima do seu negócio. Afinal, cliente satisfeito não só continua com o contrato: ele divulga sua marca para familiares, amigos e conhecidos, com propaganda gratuita dos seus serviços. Isso tanto de forma positiva, quanto negativa. Garanta o primeiro cenário!

Tudo isso começa com o atendimento da sua equipe, que deve ser rápido e eficaz. As pessoas que têm dúvidas querem respostas ágeis e, de preferência, em múltiplos canais –– WhatsApp, redes sociais, bot no site, formulário etc. Prepare o seu time para responder logo e, no pós-vendas, continuar como suporte desse cliente, para fidelizá-lo.

8. Tenha em mente o Marketing Verde

O Marketing Verde ganhou força nos últimos anos devido a mudanças no perfil de consumo dos brasileiros, que estão mais conscientes em relação a impactos ambientais e à sustentabilidade. Isso, por si só, já é um grande ponto a favor de seu negócio. Então, faça com que suas estratégias de Marketing de Energia Solar trabalhem os pilares de responsabilidade socioambiental também.

Além de fazer conteúdos nesse sentido e ajudar as pessoas na educação ambiental, promova ações de conscientização. Aproveite algumas datas estratégicas para lançar campanhas e incentivar mudanças comportamentais. Mesmo que o público não tenha a intenção de adotar a energia solar no momento, terão essa solução em mente para considerar.

O Marketing de Energia Solar é uma aposta certeira no crescimento do seu negócio, de modo a conquistar a confiança do público e ampliar as vendas. Mas considere a prioridade de cada ação e faça investimentos eficientes para conquistar resultados. Se possível, conte com uma empresa especializada em Inbound Marketing, que já tenha clientes no ramo.

Seu conhecimento de mercado aliado à expertise da empresa de Marketing Digital serão o combo perfeito. Por isso, convidamos você a conhecer a INGAGE. Temos tradição e cases de sucesso no setor de energia solar. Para ter uma prévia de como podemos auxiliar sua jornada de vendas, baixe este checklist de Inbound Marketing para suas campanhas!

 

¹ https://forbes.com.br/forbesesg/2022/01/brasil-atinge-1-milhao-de-consumidores-com-geracao-propria-de-energia-solar/ 

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