Dê um boom no seu negócios com essas 9 ferramentas do marketing empresarial

Ingage
Ingage - 25 de julho de 2019

Muitas empresas ainda não descobriram a importância de uma estratégia de marketing empresarial, que irá guiá-la em praticamente todas as decisões de negócios tomadas.

Desde os grandes até os pequenos negócios, toda empresa necessita de um planejamento de suas ações de marketing para colocar suas estratégias em prática e alcançar o sucesso.

Neste texto vamos falar sobre o que é o marketing empresarial, como ele funciona e qual a sua importância para ajudar a sua empresa a planejar suas ações de marketing.

O que é o marketing empresarial

O marketing empresarial compreende todas as ações de marketing aplicadas na rotina de uma empresa para conquistar, fidelizar clientes e atender às necessidades dos clientes atuais, de seus colaboradores e da sociedade.

 Companhias como Apple, Google, Disney e Redbull conquistaram milhões de fãs ao produzirem conceitos únicos e conquistaram um lugar de destaque no mercado em razão da valorização de sua marca.

Uma empresa que não incorpora o marketing digital ao seu plano de marketing pode, por exemplo, perder clientes para os concorrentes, ganhar e reter menos clientes e perder oportunidades para melhorar a segmentação de mercado e a otimização.

Os 4 Ps do marketing devem ser levados em conta para que as estratégias da empresa sejam desenvolvidas a fim de atender às boas práticas do marketing empresarial. Vamos relembrar os pilares fundamentais das estratégias de marketing?

Os 4 Ps do marketing

4ps do marketing empresarial

O Mix de Marketing ou os 4 Ps do Marketing é um conceito que resume os quatro pilares fundamentais das estratégias de marketing: produto, preço, promoção e praça.

Segundo Philip Kotler, o Mix de Marketing é o conjunto de variáveis que podem ser controladas e que a empresa pode utilizar para exercer influência na resposta do comprador.

Esse conceito foi apresentado pela primeira vez por Jerome McCarthy, em 1960, no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” (Marketing Básico: Uma Visão Gerencial), e difundido por Philip Kotler.

Entenda um pouco mais sobre os 4 Ps:

  • Produto – Pode ser um bem tangível ou um serviço intangível que satisfaz uma ou mais necessidades dos consumidores. Se você vende materiais de escritório ou produtos de beleza é importante saber o que faz com que ele se destaque.
  • Preço – As determinações de preço afetarão as margens de lucro, demanda, oferta e estratégia de marketing.
  • Promoção – Depois de ter produto e preço definidos, é hora de promovê-lo. A promoção pode ser várias maneiras pelas quais as agências de marketing divulgam informações relevantes sobre o produto para os consumidores e diferenciam um determinado produto ou serviço. A promoção inclui elementos como o marketing digital.
  • Praça – É fundamental avaliar quais são os locais ideais para converter clientes em potencial em clientes reais.

O marketing significa colocar o produto certo, no preço certo, no lugar certo, no momento certo.

Ferramentas essenciais do marketing empresarial

Para melhorar o desempenho do seu negócio no mercado e aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, é necessário conhecer as principais ferramentas de marketing empresarial disponíveis. Com essas ferramentas, é mais fácil e prático para colocar sua estratégia em ação.

Entenda como funcionam as principais ferramentas do marketing empresarial que poderão auxiliá-lo a planejar, executar e mensurar suas ações:

1. Plano de marketing

Essa ferramenta do marketing empresarial é um documento operacional que resume uma estratégia de publicidade que uma organização vai implementar para gerar leads e alcançar seu mercado-alvo.

Um plano de marketing detalha, por exemplo, as campanhas de divulgação que serão realizadas durante um período, incluindo como a empresa medirá o efeito dessas iniciativas. Em geral, é apresentado nas etapas de planejamento, implementação, avaliação e controle.

2. CRM

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia de negócios voltada para toda a empresa, planejada para aumentar a fidelidade do cliente, favorecer as receitas e a lucratividade, e reduzir custos. A filosofia do CRM é colocar sempre o cliente em primeiro lugar.

O software de CRM reúne todas as informações de diferentes departamentos da empresa para oferecer uma visão geral de cada cliente em tempo real. Ele oferece às empresas uma visão das chances de aumentar os negócios com cada cliente e uma maneira de mensurar seu valor.

3. SWOT ou FOFA

A Análise SWOT, mais uma ferramenta do marketing empresarial, é um sistema simples de análise que pode ser dividida em duas partes: ambiente interno (os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa são identificados) e ambiente externo (oportunidades e ameaças são identificadas).

Philip Kotler definiu SWOT em uma de suas publicações:

A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT.

“Administração de Marketing” (KOTLER, 1967).

SWOT é um acrônimo para as palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português, análise FOFA ou matriz FOFA: Análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

O SWOT é uma ferramenta usada durante um processo de planejamento. Pode ser usada ao fazer uma pesquisa de mercado, considerando uma atualização de produto ou ao pensar em redesign de sua empresa.

Essa ferramenta ajuda no processo de tomada de decisão e pode ser útil para determinar quais são as próximas etapas recomendadas para você e sua organização.

Alguns dos objetivos da análise são: preparar ações estratégicas de riscos e problemas a resolver, efetuar um resumo das análises internas e externas e identificar itens fundamentais para a gestão da organização.

4. Benchmarking

Essa ferramenta do marketing empresarial é uma metodologia usada para descobrir oportunidades de melhoria através da comparação de processos e métricas de desempenho de uma empresa com as melhores práticas do mercado ou outras empresas.

Seu uso é mais comum nas áreas de qualidade, mas pode ser usado pelo marketing, recursos humanos, financeiro, estratégia e até mesmo gestão.

O benchmarking permite que as organizações elaborem planos de ação para adaptar ou melhorar práticas específicas, usualmente com a finalidade de aumentar seu desempenho a curto, médio ou longo prazo.

5. Segmentação de mercado

Pesquisa que determina como sua empresa divide seus clientes ou um grupo em grupos menores com base em necessidades, desejos e características como renda, idade, comportamento ou traços de personalidade.

Com isso, a empresa pode usar esses segmentos para otimizar produtos e dar prioridade a ações de marketing para clientes que possam render mais e encaminhar recursos de custo mais baixo para clientes com menos importância.

6. SIM

O Sistema de Informações de Marketing é um sistema do marketing empresarial que envolve pessoas, equipamentos e procedimentos que faz a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição das informações necessárias de maneira exata e conveniente para que os responsáveis de marketing possam tomar decisões mais assertivas.

7. Pesquisas de marketing

Outra importante ferramenta do marketing empresarial é a pesquisa de marketing, que faz parte de um Sistema de Informações de Marketing (SIM) e tem uma grande importância no processo de tomada de decisões assertivas em relação ao marketing de produtos e serviços.

A pesquisa de marketing é a coleta sistemática, registro e análise de informações úteis sobre o mercado para planejamento e crescimento das ações empresariais.

8. Servqual

É um método que avalia a qualidade das empresas prestadoras de serviço. Através dele é possível entender melhor as percepções e expectativas de seus consumidores em relação à qualidade do serviço em cinco dimensões: tangibilidade, suscetibilidade, confiabilidade, garantia e empatia.

O método consiste em realizar uma pesquisa por amostragem de clientes com perguntas que vão lhe informar quais são as expectativas e percepções que os mesmos têm sobre o serviço prestado.

9. CRO

Para finalizar a lista de ferramentas do marketing empresarial apresentamos a Conversion Rate Optimization (CRO) – Otimização da Taxa de Conversão, em português – que é o processo sistemático de melhorar a taxa de conversão.

É o esforço contínuo para aumentar a porcentagem de visitantes do site que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário, tornando-se clientes ou não.

Através do CRO é possível entender como os usuários se movimentam pelo site da empresa, quais ações eles realizam e o porquê de eles não concluírem uma meta do site como fazer uma compra ou se inscrever para receber uma newsletter.

Algumas maneiras de promover o aumento dessa taxa são: usar chatbots, fazer testes em suas landing pages, otimizar os posts mais acessados e criar processos para melhor qualificar seus leads.

As ferramentas de marketing empresarial são importantes para ter sucesso em seu negócio, mas não garantem bons resultados se forem implementadas e usadas de maneira incorreta pelo departamento de marketing de sua empresa.

Além das ferramentas, é preciso ter uma equipe de marketing estruturada e bem preparada para alcançar resultados satisfatórios.

Está pensando em alavancar o seu negócio? Uma consultoria de marketing pode ajudar a sua empresa a ter sucesso em suas estratégias de divulgação!

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