Dê um boom nos seus negócios com essas 9 ferramentas do marketing empresarial

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Publicado por Ingage em 25 de julho de 2019
Atualizado em 19 de maio de 2021

Muitas empresas ainda não descobriram a importância de uma estratégia de marketing empresarial, que irá guiá-la em praticamente todas as decisões de negócios tomadas.

Desde os grandes até os pequenos negócios, toda empresa necessita de um planejamento de suas ações de marketing para colocar suas estratégias em prática e alcançar o sucesso.

Neste texto vamos falar sobre o que é o marketing empresarial, como ele funciona e qual a sua importância para ajudar a sua empresa a planejar suas ações de marketing.

O que é o marketing empresarial?

O marketing empresarial, ou marketing B2B, é uma prática que compreende a venda de um determinado produto fabricado por uma empresa para outra. Envolve todas as ações de marketing aplicadas na rotina de uma empresa para conquistar, fidelizar clientes e atender às necessidades dos clientes atuais, de seus colaboradores e da sociedade.

 Companhias como Apple, Google, Disney e Redbull conquistaram milhões de fãs ao produzirem conceitos únicos e conquistaram um lugar de destaque no mercado em razão da valorização de sua marca.

Uma empresa que não incorpora o marketing digital ao seu plano de marketing pode, por exemplo, perder clientes para os concorrentes, ganhar e reter menos clientes e perder oportunidades para melhorar a segmentação de mercado e a otimização.

Os 4 Ps do marketing devem ser levados em conta para que as estratégias da empresa sejam desenvolvidas a fim de atender às boas práticas do marketing empresarial. Vamos relembrar os pilares fundamentais das estratégias de marketing?

Os 4 Ps do marketing

O Mix de Marketing ou os 4 Ps do Marketing é um conceito que resume os quatro pilares fundamentais das estratégias de marketing: produto, preço, promoção e praça.

Segundo Philip Kotler, o Mix de Marketing é o conjunto de variáveis que podem ser controladas e que a empresa pode utilizar para exercer influência na resposta do comprador.

Esse conceito foi apresentado pela primeira vez por Jerome McCarthy, em 1960, no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” (Marketing Básico: Uma Visão Gerencial), e difundido por Philip Kotler.

Entenda um pouco mais sobre os 4 Ps:

  • Produto – Pode ser um bem tangível ou um serviço intangível que satisfaz uma ou mais necessidades dos consumidores. Se você vende materiais de escritório ou produtos de beleza é importante saber o que faz com que ele se destaque.
  • Preço – As determinações de preço afetarão as margens de lucro, demanda, oferta e estratégia de marketing.
  • Promoção – Depois de ter produto e preço definidos, é hora de promovê-lo. A promoção pode ser várias maneiras pelas quais as agências de marketing divulgam informações relevantes sobre o produto para os consumidores e diferenciam um determinado produto ou serviço. A promoção inclui elementos como o marketing digital.
  • Praça – É fundamental avaliar quais são os locais ideais para converter clientes em potencial em clientes reais.

O marketing significa colocar o produto certo, no preço certo, no lugar certo, no momento certo.

Ferramentas essenciais do marketing empresarial

Para melhorar o desempenho do seu negócio no mercado e aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, é necessário conhecer as principais ferramentas de marketing empresarial disponíveis. Com essas ferramentas, é mais fácil e prático para colocar sua estratégia em ação.

Entenda como funcionam as principais ferramentas do marketing empresarial que poderão auxiliá-lo a planejar, executar e mensurar suas ações:

  1. Plano de marketing: documento operacional que resume uma estratégia de publicidade que uma organização vai implementar para gerar leads e alcançar seu mercado-alvo.
  2. Customer Relationship Management (CRM): termo em inglês que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. É uma estratégia de negócios voltada para toda a empresa, planejada para aumentar a fidelidade do cliente, favorecer as receitas e a lucratividade, e reduzir custos.
  3. SWOT ou FOFA: a Análise SWOT é um sistema simples de análise que pode ser dividida em ambiente interno (os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa são identificados) e ambiente externo (oportunidades e ameaças são identificadas).
  4. Benchmarking: ferramenta do marketing empresarial utilizada para descobrir oportunidades de melhoria por meio da comparação de processos e métricas de desempenho de uma empresa com as melhores práticas do mercado ou outras empresas.
  5. Segmentação de mercado: pesquisa que determina como sua empresa divide seus clientes ou um grupo em grupos menores com base em necessidades, desejos e características como renda, idade, comportamento ou traços de personalidade.
  6. Sistema de Informações de Marketing (SIM): é uma das ferramentas de marketing empresarial que envolve pessoas, equipamentos e procedimentos que faz a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição das informações necessárias de maneira exata e conveniente para que os responsáveis de marketing possam tomar decisões mais assertivas.
  7. Pesquisa de marketing: faz parte do SIM e tem uma grande importância no processo de tomada de decisões assertivas em relação ao marketing de produtos e serviços.
  8. Servqual: método que avalia a qualidade das empresas prestadoras de serviço
  9. Conversion Rate Optimization (CRO) – Otimização da Taxa de Conversão, em português: processo sistemático de melhorar a taxa de conversão podendo ser por meio do uso de chatbots, otimização dos posts mais acessados em seu blog, testes em suas landing pages ou criação de processos para melhor qualificar seus leads.

As ferramentas de marketing empresarial são importantes para ter sucesso em seu negócio, mas não garantem bons resultados se forem implementadas e usadas de maneira incorreta pelo departamento de marketing de sua empresa.

Além das ferramentas, é preciso ter uma equipe de marketing estruturada e bem preparada para alcançar resultados satisfatórios.

Está pensando em alavancar o seu negócio? Uma consultoria de marketing pode ajudar a sua empresa a ter sucesso em suas estratégias de divulgação!

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