Como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas – Parte 01

Isabela Araújo
Isabela Araújo - 11 de junho de 2018

Você já experimentou utilizar o marketing digital para bater metas de vendas?  As estratégias digitais que expandem seus contatos e seus potenciais clientes têm a grande vantagem de servirem para marcas grandes ou pequenas. E durante os próximos meses, a Ingage vai criar uma série de conteúdos para vendedores, empreendedores, gerentes comerciais e de vendas aproveitarem essa vantagem do marketing digital para alcancarem suas metas.

Uma dica importante é arrumar a casa antes de chamar as visitas: utilize essas ferramentas para fazer seu marketing pessoal e gere autoridade e confiança para seu cliente.

Você já pensou em que tipo de imagem passa para seus clientes? Um profissional de sucesso precisa pensar bem na importância do marketing pessoal para seu desenvolvimento profissional. Usar as mídias sociais ao seu favor vai trazer mais valor a si, gerando mais credibilidade e tornando você uma autoridade no negócio em que atua.

Empresários bem sucedidos investem na própria imagem. E hoje, isso não é apenas uma opção, passou a ser uma obrigação. Quer saber como criar uma marca pessoal,  trazer mais autoridade para o seu negócio e por fim trabalhar o marketing digital para bater metas de vendas? Fique ligado neste artigo que vamos lhe ensinar o passo a passo de como chegar lá.

O primeiro passo para o marketing pessoal

A primeira coisa a fazer, como em qualquer estratégia de marketing, é planejar. Muita gente acha que o marketing pessoal é complicado, mas na verdade é só falta de planejamento. Se você não definir quanto tempo disponibilizará para a atividade, onde você quer chegar, em que área irá focar para gerar autoridade, quais conteúdos irá produzir, de quais grupos irá participar, as tarefas vão se acumular e a grande chance é de que você fique perdido.
Abra sua planilha e confira os passos a seguir para garantir que você percorra o caminho certo.

Marque presença nas principais redes sociais

É nas mídias sociais que você vai interagir com seu público, não existe marketing digital sem estar lá. Jamais saia criando perfis em todos os canais disponíveis. Conheça quais são as principais redes sociais mais utilizadas pelas empresas, entenda qual a função de cada uma delas, que público utiliza e quais os recursos que oferecem para você e para o seu negócio. Antes de marcar presença em alguma delas, faça passeios por ali, confira como o público se comunica, tente entender padrões, gírias, formatos de conteúdos (vídeo, imagem texto).  Você precisa estar preparado para utilizar os canais.

Diferencie perfil pessoal do profissional

De nada adianta escolher com cuidado as redes sociais que você irá utilizar e apenas criar o perfil por lá. Engajamento é a base para você fazer o marketing pessoal na mídia digital. Você precisa se manter atualizado e interagir com as pessoas que estão presentes nas redes que escolheu. Sua marca pessoal tem que ter uma presença bem atuante nos canais e ambientes colaborativos que oferecem e não apenas criar perfis.

Não se esqueça de deixar bem claro qual é o seu perfil de marketing pessoal e o perfil privado para não confundir seu público. Seu perfil profissional deve estar sempre bem completo, com todas as informações relevantes – experiências, cursos, projetos, especialidades – pois isso mostra quem você é publicamente.

Participe de grupos de discussão

Algumas plataformas de mídias sociais, como Linkedin e Facebook, permitem a criação de grupos de discussão sobre determinados assuntos. Este é o melhor lugar para compartilhar conteúdo para um determinado número de pessoas, mesmo que não façam parte da sua rede de amigos.

É através das interações e discussões nos grupos que você poderá demonstrar seu conhecimento, suas experiências e qualificações além de fazer com que você se mantenha informado sobre tendências e novidades do mercado em que atua.

Como encontrar grupos específicos no Facebook

Não sabe como faz para encontrar e participar de grupos? Siga nosso passo a passo e aproveite esse recurso super útil:

  1. Digite o nome ou assunto relacionado ao grupo na barra de pesquisa do Facebook;
  2. Entre os resultados da pesquisa, irá aprecer um bloco apenas com grupos;
  3. Na hora de escolher em quais participar, observe quantos membros têm os grupos e se é um grupo ativo, ou sejam se existem discussões e conteúdos ricos sendo compartilhados ali todos os dias;
  4. Se não quiser nenhum dos grupos sugeridos e optar por continuar a busca, você pode filtrar nos resultados usando as opções do lado esquerdo da página, selecionando “grupo”;
  5. Ao escolher o grupo em que quer entrar, clique em “participar do grupo”;
  6. Pronto: você será levado à pagina do grupo e poderá postar comentários e compartilhar informações e conteúdos com os outros membros.

Este espaço poderá ser utilizado sempre que você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com o seu trabalho. Mas não se esqueça de ajudar os outros profissionais que estão ali também, é assim que você começa a construir sua autoridade.

Vagas, oportunidades, eventos e cursos de áreas específicas são postados aos montes em grupos também. E outro conteúdo interessante para compartilhar são histórias de sucesso: sempre que você desenvolver um jeito novo de bater uma meta de vendas, por exemplo, ou quando aprender novas técnicas e aplicá-las com sucesso, conte para a comunidade como você fez. Não esqueça de opinar sobre os conteúdos e levar as discussões adiante. Esse tipo de interação contribui muito para a promoção do seu nome nas mídias.

Inspire-se em bons profissionais

Siga líderes da área de vendas. Acompanhar pessoas que têm conhecimento e experiência é uma das melhores formas de aprender algo. Observe como esses grandes vendedores e gerentes comerciais se comportam nas redes sociais e siga seus passos sempre que possível. Grandes profissionais são grandes produtores de conteúdo, por isso, leia livros, acompanhe blogs, siga nas redes sociais, conecte-se com especialistas e aprenda diariamente.

Não se esqueça de acompanhar webinars, participar de palestras, conferências e aproveitar estes eventos para criar rede de contatos. Desta forma, você poderá conseguir não só um mentor que poderá te ajudar a impulsionar suas vendas, como também gerar novas vendas.

Produza conteúdos

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Trata-se de uma ótima estratégia de marketing digital para bater metas de vendas e que você pode usar para promover sua marca pessoal. É uma forma de atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

Lembra do passeio pelas redes sociais que sugerimos nos primeiros parágrafos? Esse passeio vai servir também para você entender o que os seus potenciais clientes gostam de consumir. Publique conteúdos de qualidade com frequência em suas redes sociais para que seus clientes confiem no que você fala sobre a sua área quando te contactarem através dessas redes. As pessoas podem se interessar, tomar conhecimento do seu trabalho e compartilhar para os amigos, divulgando ainda mais sua marca pessoal. Um blog pode ser um bom começo para colocar seu material na web e começar a construir sua marca pessoal.

Quer saber mais sobre como produzir conteúdos de qualidade? Não deixe de visitar esse post e aprender como criar conteúdo que converte.

A importância do Linkedin

Uma das melhores redes sociais para se promover profissionalmente e construir uma rede de network é o Linkedin. Atualmente, possui mais de 500 milhões de usuários, sendo que 32 milhões são brasileiros. Um a cada três profissionais tem um perfil na rede social, destes, 49% são tomadores de decisão. Mas você sabe do que se trata o Linkedin?

Trata-se de um canal com assuntos mais sérios, voltado para carreira, negócios, empreendedorismo, recursos humanos, entre outros. Criando um perfil nesta plataforma, você pode criar e manter relações com empresas, colegas de trabalho, profissionais das mais variadas áreas e gerar novos negócios e vendas. Também permite oferecer vagas de emprego ou buscar profissionais que preencham as oportunidades da sua empresa.

Mas como utilizar o Linkedin para promover minha marca pessoal? Primeiro de tudo você precisa adotar algumas estratégias para que tudo seja feito da melhor forma possível. Confira a seguir algumas dicas de como investir nesta rede social.

Mantenha seu perfil atualizado

Como já vimos mais acima, manter o perfil atualizado é muito importante para que todos saibam suas qualificações e ajudam a chamar a atenção da sua rede. Mas não basta apenas inserir sua formação e experiências profissionais. Procure colocar também as atividades que desenvolve, agregando ainda mais valor para o seu perfil.

O Linkedin exibe alertas na própria plataforma e também por e-mail sobre as atualizações feitas pelos contatos. É a melhor forma de chamar a atenção para suas qualificações, discretamente.

Não esqueça dos conteúdos

No Linkedin, assim como em todas as outras redes sociais, você não pode esquecer de publicar conteúdos sempre. Porém, é preciso saber diferenciar que tipo de conteúdo postar em cada uma das redes sociais. O Linkedin é um canal estritamente profissional, por isso, procure trabalhar assuntos mais voltados para a área de negócios, carreira, marketing, etc. Nada de postar fotinhos de viagens ou memes.

Selecione os melhores contatos

Procure se conectar com pessoas que possam entender seu negócio, se interessar sobre sua área, trocar experiências, fazer network e comprar o que você está vendendo. Você tem uma marca de tapetes para ambientes profissionais? Procure os responsáveis pelas compras de conservadoras de imóveis. Qualidade é muito melhor que quantidade. De nada adianta ter milhares de contatos na sua rede se não servirem para nada. Visite os perfis de profissionais que você admira e procure saber das novidades e conteúdos voltados para a área de vendas. Não esqueça de interagir e compartilhar sempre.

 Linkedin também tem grupos

Assim com o Facebook, o Linkedin também tem a opção de grupos e fóruns. Participe sempre que puder pois isso vai dar mais visibilidade ao seu perfil. Não esqueça de participar ativamente fazendo perguntas, dando respostas, contribuindo com seus conhecimentos. Aproveite para publicar artigos sobre suas experiências profissionais, contribuindo para se destacar entre os profissionais e gerar autoridade com qualidade.

Siga os Top Voices

Você já ouviu falar no Linkedin Top Voices? São profissionais que tem um perfil no Linkedin e se destacam escrevendo artigos. Procure saber quem dá sua área está nesta lista de destaque e siga-os na rede social. Eles são uma ótima fonte de aprendizado sobre o que está acontecendo no mercado, tendências, estratégias e tudo o que você precisa para crescer na plataforma também.

Outros recursos do marketing digital para bater metas de vendas

Existem muitos outros recursos do marketing digital que você pode utilizar para conseguir clientes ou estar mais próximos deles. Conheça alguns:

WhatsApp

Recentemente foi lançado uma versão do WhatsApp voltado exclusivamente para empresas. O WhatsApp Business possui recursos extras que ajudam os empreendedores a atenderem seus clientes de forma simples e rápida.

Com ele, você pode configurar mensagens automáticas, criar textos de agradecimentos e personalizar avisos para os horários em que não há atendimento pelo app. O Whats também oferece um recurso básico de métricas para mensurar a utilização da conta corporativa, como mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Instagram Bussines

O Instagram Bussines também é outra alternativa de plataforma de redes sociais que você pode utilizar no marketing digital para bater metas de vendas. Ao migrar as contas pessoais já existentes para perfis comerciais, a empresa pode incluir telefone, endereço e e-mail. Essa permissão aumenta bastante as chances de conversão dos clientes, pois funciona como um atalho para entrar em contato com sua marca.

Assim como as outras redes sociais, no Instagram Business você também tem acesso as métricas. As principais métricas disponíveis são as impressões, alcance, visualizações, cliques no site e seguidores. São informações mais simples, mas que podem ajudar muito na hora de criar suas estratégias.

Recursos para e-mail marketing

Entre os recursos que podem te ajudar nas estratégias de marketing também estão ferramentas que te mostram as métricas sobre as campanhas de e-mail que você faz. As plataformas de envio de e-mail marketing oferecem relatórios de mensuração de abertura dos e-mails enviados, cliques nos links, tempo de cada ação do cliente e até quais áreas do conteúdo ele focou mais.

O que não fazer na estratégia de marketing digital

Até agora falamos sobre tudo o que você pode fazer para melhorar utilizar o marketing digital para melhorar suas vendas e bater as metas. Mas para ter sucesso você também precisa saber o que não deve fazer. Vamos lá?

Não se envolva em discussões polêmicas

Jamais utilize o seu perfil para se envolver em discussões polêmicas. Temáticas que envolvem preconceitos, discursos de ódio, religião, racismo ou qualquer assunto que seja ofensivo a determinada classe, pode trazer uma imagem negativa para você e para o seu negócio. Lembre-se que o seu potencial cliente pode ter uma opinião diferente da sua e pode deixar de fechar aquela venda porque viu algo que você postou que o fez se sentir ofendido.

Não critique a concorrência

Dentro do ambiente digital as relações interpessoais são muito importantes, principalmente entre concorrentes. Jamais fale mal da sua concorrência nas redes sociais. Vai parecer que você está desesperado para vender e em vez de mostrar o verdadeiro valor do seu produto, está preocupado em criticar a concorrência.

Não faça spam

Ninguém gosta de receber aquele monte de mensagens nos e-mails, na timeline  ou nos directs sobre assuntos que não interessam. Postar a mesma informação consecutivas vezes vai deixar seus seguidores incomodados e fazer com que eles parem de te seguir. Jamais marque os amigos em propagandas. Isso também incomoda muito. Suas metas de vendas serão batidas a partir dos relacionamentos que você construir, e não através de propagandas descontextualizadas que você postar.

Cuidado com os grupos e fóruns

Ao entrar em um grupo de discussão, não esqueça de ler atentamente todas as regras antes de sair postando qualquer coisa. Os grupos são criados para falar de determinado assunto e somente para isso. Não publique nada que não seja relacionado ao tema ou que seja propaganda. Com certeza você será banido se não cumprir as regras.

Conclusão

Agora que você aprendeu o passo a passo sobre como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas, já pode começar a montar sua estratégia de campanha para gerar autoridade para sua marca pessoal e conquistar cada vez mais clientes.

Este é o primeiro artigo de uma série que iremos produzir para gestores e gerentes de comerciais e de vendas você ficar expert em marketing digital e atingir todos os seus objetivos. Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos conteúdos sobre como utilizar o marketing digital a favor das vendas.

O que acha de complementar seus conhecimentos aprender como dominar o antes, durante e depois de uma reunião de vendas?

Participe do nosso Aulão de Vendas com os profissionais da Ingage e da SmarTalk e aprenda como bater suas metas contando com o marketing digital e com técnicas de apresentação, negociação e oratória.