Como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas – Parte 02

Isabela Araújo
Isabela Araújo - 21 de junho de 2018

Se você trabalha com vendas, provavelmente já ouviu falar em inbound marketing, uma estratégia digital que funciona como um imã para atrair o público que necessita do seu produto ou serviço. Mas, com as enxurradas de técnicas sobre marketing digital que inundam nossas caixas de entrada todos os dias, talvez você nunca tenha entendido como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas.

Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de inbound marketing. Se trata de uma técnica que utiliza conteúdos de qualidade (os chamados “conteúdos ricos”), para atrair clientes para sua marca. Quando você entrega conteúdos que interessam, informam e proporcionam experiências boas, desperta o interesse e cria relacionamento com o público.

Apesar de ser um conceito simples, o inbound marketing exige conhecimento, criatividade e mídia paga para que seja um sucesso. Entenda um pouco mais sobre como o  marketing digital pode te ajudar a  bater metas de vendas!

Utilizando o marketing digital para bater metas de vendas

O princípio do inbound marketing é gerar conteúdo, atrair, converter visitantes em contatos (leads), converter leads em vendas e fidelizar. Mas para seguir esse ciclo com sucesso, você precisa entender quem é seu público e como ele se comporta.

Definindo as personas

O primeiro passo para inserir o marketing digital e o inbound marketing na sua empresa é definir sua persona.

Mas por que criar uma persona? Ter uma persona é uma forma de humanizar o público, entender seus desejos e como seu negócio pode contribuir com eles.

As pessoas buscam cada vez mais empresas que as ajudem e as ouçam. Entender e atender essas necessidades é uma das melhores formas de construir autoridade na sua área. Com a persona bem definida, suas campanhas serão mais certeiras, com conteúdos que realmente interessam a seus possíveis clientes, falando a linguagem que eles entendem.

Criar uma persona é simples: faça pesquisas e entrevistas com seus clientes para coletar informações que envolvam sua vida profissional e pessoal. Descubra quais são os principais problemas de seus clientes no trabalho, seus hábitos de compra, tipos de mídias mais consumidas, como é a formação de sua família e o que ele faz nos momentos de lazer.

Colete informações de uma pequena amostra e em seguida analise as respostas para descobrir quais são as características mais comuns e os problemas mais citados. Se você quer se aprofundar mais em como elaborar sua persona, leia nosso artigo sobre como entrevistar e criar personas do marketing.

Planejando as ações

Estratégias dependem de bons planejamentos para serem bem sucedidas. Por isso, não se esqueça de organizar sua campanha antes de partir pro ataque. Por ser um trabalho que envolve muitas frentes, se você precisar parar todos os dias para organizar o que será feito, não vai conseguir sair do lugar. Será muito mais fácil seguir uma planilha com os passos já definidos.

Confira um cronograma com os passos essenciais para uma campanha de marketing digital que vai te ajudar a bater metas de vendas:

Planejamento de Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é muito importante, mas o esquema não é só estar ali. É preciso saber oferecer o conteúdo que a sua persona procura, no local onde ela procura e, preferencialmente, no horário em que ela procura.

Os horários corretos para publicar o conteúdos devem fazer parte da sua estratégia. Mas como saber quais são?

Na sua página do Facebook, você vai encontrarmuitas informações para entender o comportamento do seu público. Por lá, é possível saber se são homens ou mulheres, em que horários estão conectados, com que tipo de conteúdo mais interagem.

Para levantar estes dados, é necessário que sua marca já tenha uma página com público no Facebook. Se você ainda não tem essa página, siga os passos que estão aqui para criá-la.

Se você já tem essa página, basta entrar no Facebook Insights: entre na sua página e, no topo, clique na opção “Informações”.

É importante saber que cada rede social tem um público e um foco diferente. Pesquise para saber quais são as redes sociais mais usadas pelas empresas e quais as melhores para o seu negócio. Vamos aprender um pouco mais sobre as principais utilizadas hoje?

  • Facebook: é a rede social mais popular e onde a maioria do público está. Nela você pode postar os mais variados tipos de conteúdos: vídeos, gifs, textos, links, infográficos e fotos. Invista em conteúdos atuais e em formato de vídeo, facilitando o compartilhamento e engajamento do público.
  • Instagram: é uma rede social que cresceu muito nos últimos anos e tem sido bastante procurado pelas marcas para se conectar com seus leads. Nela você pode publicar fotos e vídeos curtos. É um ótimo espaço para quem vende produtos e para quem tem jovens como seu público alvo.
  • YouTube: Nele você pode criar o canal da sua marca, com tutoriais, dicas, apresentação de seus produtos, entrevistas e até oferecer aulas para seu público alvo (se você vende imóveis, pode ensinar, por exemplo, sobre detalhes que devem ser observados na estrutura de uma casa antes de comprá-la). Não se esqueça de planejar o roteiro do vídeo para que eles sejam lógicos, atrativos e interessantes.
  • Linkedin: é a rede social do network e uma das mais importantes para sua estratégia de marketing digital, principalmente para bater metas de vendas. Trata-se de uma rede social com foco profissional, onde os relacionamentos são corporativos, sociais e comerciais, com conteúdo de qualidade. Leia o artigo Como usar o Linkedin para sua a estratégia de marketing digital e aproveite os recursos que a rede social oferece.

Verifique também o alcance das publicações de cada rede social, pois a maioria delas limita o alcance das publicações gratuitas. Por isso é essencial investir em anúncios. Falaremos mais adiante sobre como fazer anúncios nas redes sociais.

Planejamento de Mídias

O tráfego orgânico nas redes sociais tem valor em sua campanha de marketing digital. É uma ótima opção para quem está começando, mas, no decorrer do tempo, você terá que planejar anúncios também. Sua empresa precisa gerar leads, ou seja, clientes potenciais. É através dos anúncios que a maioria dos leads chegará ao seu setor comercial.

Existem várias maneiras e plataformas para se fazer anúncios na internet: Facebook Ads, Instagram Ads, Google Adwords são os principais e mais tradicionais canais para se investir e neles, é possível fazer anúncios investindo desde quantias bem pequenas. Mas vale lembrar, quanto menor for a sua verba para esses anúncios, menos pessoas eles vão alcançar, claro.

Para quem possui verba acima de R$ 5.000,00 (variando de acordo com a cidade e o fornecedor dos serviços), existem também opções como anúncios por geolocalização, native ads (links externos que aparecem dentro de sites de notícias ou entretenimento, por exemplo) e claro, ações publicitárias com influenciadores e micro-influenciadores.

Cada uma dessas plataformas oferece opções e objetivos diferentes de criar anúncios. Por isso a importância de conhecer cada uma delas e saber a melhor forma de investir. Esta etapa vai exigir um conhecimento mais aprofundado em mídia para redes sociais.

Para usar o marketing digital para bater metas de vendas, você deve segmentar o público das suas campanhas. As plataformas te darão opções de segmentação por idade, sexo, região, interesses, renda, nível de escolaridade, entre muitos outros.  É aí que entram as características da sua persona!

Para garantir ainda mais o sucesso das suas campanhas de anúncios, você precisa testar os detalhes. Através de testes A/B (dois ou mais anúncios do mesmo tema, mas com textos diferentes, rodando ao mesmo tempo para ver qual performa melhor), você vai conseguir mensurar quais estratégias estão dando certo. Assim, será possível realizar alterações necessárias nos anúncios que não estão convertendo, tornando seu resultado mais confiável.

Planejamento de Conteúdo

O blog é um grande aliado para posicionamento e vendas da maioria das marcas. Ele é uma forma eficaz de mostrar que você é autoridade na sua área, que você sabe sobre o que está falando e conhece o produto ou serviço que está vendendo (basicamente, é o que estamos fazendo com este texto que você está lendo agora. Hehehe). O blog será o centro das campanhas na sua estratégia de inbound marketing.

Não esqueça de definir bem o que você irá postar, novamente, de acordo com o perfil da sua persona. Esse material irá atrair seu potencial cliente para o seu espaço na internet.

Para produzir os conteúdos, seja criativo e original (não vale copiar os temas e textos dos concorrentes). Você pode investir em vídeos, infográficos, podcasts e deixar seus conteúdos mais ricos e atraentes.

O SEO, conjunto de técnicas utilizadas na produção dos conteúdos para que o seu site ou blog fique melhor ranqueado nas buscas do Google, é muito importante nesta parte da campanha.

Com o tempo, você poderá ser encontrado organicamente essas técnicas vão te ajudar a economizar dinheiro em ads. Que tal aprofundar seu conhecimento lendo este artigo sobre como criar conteúdos que convertem?

Planejamento de fluxo de nutrição

Uma das etapas do Inbound Marketing é a nutrição de seus leads. O que consiste em mantê-los abastecidos com informações relevantes para que se mantenham conectados com a sua marca. É através do fluxo de nutrição que será criado um relacionamento natural com sua empresa, no qual você ensina mais sobre seus produtos e serviços e o que eles têm a oferecer ao cliente.

O fluxo de nutrição de leads é uma sequência lógica de envio dos conteúdos. Esse fluxo filtra quem está interessado no seu negócio de acordo com o quanto esses leads interagem com os conteúdos que você oferece. O objetivo dessa filtragem é aproximar cada vez mais o lead da compra. Por isso, é fundamental você analisar em que estágio o seu lead está para oferecer um conteúdo mais personalizado. Ele ainda está conhecendo a marca? Ele já tem já tem conhecimento ou já consumiu antes o que você está oferecendo?

É importante que sua marca se relacione com o lead, deixando-o mais confiante quanto ao que você faz. Quanto mais você oferecer conteúdo de qualidade e rico, mais preparado e próximo da compra ele estará.

Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar nesse processo como o RD Station e o LeadLovers. São ferramentas de automação de marketing digital que facilitam a criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de suas estratégias. Com elas, é possível criar landing pages (páginas simples onde se potencial cliente vai se inscrever para receber seus conteúdos), e-mail marketing (o que ele vai receber sobre você depois de se inscrever), fazer pesquisas de mercado, gerenciar fluxos de nutrição, analisar o estágio em que seu lead se encontra e produzir relatórios de campanhas.

Agora que você chegou ao fim desta segunda etapa de como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas, lembre-se que a estratégia precisa estar bem amarrada. Não adianta só fazer conteúdos e lançá-los na caixa de e-mail do seu lead.

Invista em bons conteúdos, trabalhe uma identidade visual criativa e atrativa, tarablhe a nutrição do seu lead. Praticando todas essas dicas você chegará mais fácil ao seu objetivo.

Parece complexo, mas lembre-se, em cada etapa deste processo você estará atingindo muitas pessoas de uma só vez. Dentro desse público impactado, você vai filtrando as pessoas interessadas no que você está vendendo. Em algum momento deste relacionamento, você vai fazer um contato mais próximo ou uma oferta mais direta. Ou o próprio lead vai fazer esse contato com você. É aí que o marketing digital vai te ajudar a bater metas de vendas.

Se você ainda está com muitas dúvidas ou não sabe por onde começar, entre em contato com a gente para bater um papo sem compromisso com nossos especialistas e saber mais como está o marketing digital da sua empresa.

Nós também preparamos uma aula de vendas com conteúdos sobre apresentação, negociação e oratória para te ajudar com essas metas! Se cadastre e confira, a aula é gratuita!

No próximo material sobre como utilizar o marketing digital para bater metas de vendas, vamos falar mais sobre o que fazer com esses leads que você capta em suas campanhas e sobre técnicas de follow up. Fique atento ao nosso blog!