Aprenda as principais estratégias digitais de marketing de construtora e se diferencie!

Alexandre Monteiro
Publicado por Alexandre Monteiro em 21 de dezembro de 2020

O mercado de construção civil é um dos pilares da nossa economia. De acordo com o Sebrae, 6,2% do PIB brasileiro é de responsabilidade dessa área — e, em 2020, houve um crescimento de 7,34% do setor.

Portanto, para quem deseja se destacar, o investimento em marketing de construtora é, sem dúvida, um diferencial. E se pesquisar rapidamente sobre as inovações relacionadas a vendas no setor imobiliário durante a pandemia, você terá a prova do que estou dizendo.

A realidade virtual se tornou uma das tecnologias mais presentes na área, permitindo que clientes visitassem virtualmente os lançamentos e decorados, o que mantém as vendas aquecidas mesmo durante um período conturbado para o país e para o mundo.

A internet e as buscas virtuais dispararam — e quem não ficar atento a esse novo perfil de consumidor, pode acabar sendo engolido em um mercado que não para de crescer. Para ajudar, aproveite este nosso conteúdo com várias dicas de ações digitais de marketing de construtora, capazes de melhorar a atração de novos clientes e seu número de vendas!

Conheça as vantagens de investir em Marketing Digital para construtoras

Mesmo depois das considerações acima, você ainda acredita que não é necessário pensar em ações digitais de marketing de construtora? Então, você está pensando erroneamente. Se fizermos uma busca rápida por algumas palavras-chaves do setor, como “imóvel”, “casa”, “apartamento”, “loteamento residencial” e “construtoras” veremos que, juntas, elas somam mais de 100 mil buscas mensais de usuários brasileiros.

O que isso significa? Que estamos muito mais antenados, usando os meios digitais para buscarmos e pesquisarmos por novos imóveis e possibilidades de investimento no setor imobiliário. E se a sua construtora está fora desse radar, acaba passando despercebida por todos esses usuários que estão em busca, exatamente, do que você vende.

Além da atração, o Marketing Digital tem um papel muito importante atualmente: singularizar as empresas e trazer autoridade às marcas. Dependendo da estratégia usada, a sua construtora conseguirá se destacar no mercado e ser vista pelos diferentes públicos de interesse como uma referência no assunto, além de:

  • aumentar as vendas;

  • conquistar mais clientes;

  • firmar parcerias proveitosas.

Essas vantagens aparecem quando você começa a criar conteúdo relevante e informativo, levando a sua empresa a ranquear nas primeiras posições do Google para palavras-chaves estratégicas do seu setor.

Quando você cria esses conteúdos, transmite, ao seu consumidor e aos públicos que se relacionam com a sua marca, a ideia de que você domina tudo sobre o tema. Assim, você gera mais confiança para as pessoas e se posiciona como uma marca próxima do seu público.

Em resumo, é possível citar os seguintes benefícios do Marketing Digital para construtoras:

  • construção de identidade e autoridade de marca;

  • geração de tráfego qualificado para o seu site e demais canais de vendas;

  • aumento do engajamento;

  • possibilidade de estreitar laços com seus públicos de interesse;

  • redução de custos em relação a outros tipos de ações (como em TV e revistas);

  • alta possibilidade de segmentação;

  • possibilidade de medir os resultados de cada ação, acompanhando-os de perto e comparando-os com o investimento realizado, a fim de otimizar o orçamento.

Veja as principais dicas para suas estratégias de marketing de construtora

imagem vetorizada com ícones de marketing com os dizeres digital marketing representando marketing de construtora

Sim, o Marketing Digital é extremamente importante para construtoras, como você deve ter notado lendo o tópico anterior. Contudo, é preciso ter um planejamento sólido das suas ações de marketing para que os resultados apareçam.

Neste tópico, eu trouxe algumas dicas gerais para que a sua construtora coloque em prática, ações condizentes com a sua marca e os objetivos do seu negócio.

Entenda o seu público

Antes de pensar em qualquer ação, seja ela digital ou off-line, é crucial compreender quem é o seu público-alvo e segmentá-lo. Se a sua construtora conta com diferentes tipos e padrões de imóveis no portfólio, é importante pensar e analisar para quem cada uma dessas opções será voltada.

Quanto mais informações você tiver sobre cada um dos seus públicos, mais fácil será direcionar os seus esforços de marketing, criando comunicações precisas e certeiras, que despertem nessas pessoas a vontade de comprar e, ainda, que reduzam as incertezas que elas possam ter, as quais impedem a venda.

Não adianta você investir pesado em marketing, mesmo sendo o digital, se não tiver uma boa segmentação de clientes. Pois, você estará desperdiçando dinheiro em ações e mídias que não são específicas para aqueles que deseja atrair.

Defina os seus objetivos

O que você pretende com cada uma das suas ações de marketing? Se não souber aonde deseja chegar, é quase impossível traçar um bom plano.

Ainda, você não precisa ficar engessado a um único objetivo, uma vez que é possível trabalhar vários deles, com ações distintas.

Por exemplo, é viável:

  • melhorar o posicionamento da sua marca nos meios online e offline;

  • aumentar o número de vendas de determinado lançamento;

  • captar uma base de leads para futuros lançamentos;

  • criar uma base de leads de investidores etc.

Esses objetivos devem ser claros, mensuráveis e ter um tempo de expiração. Por exemplo: captar X leads dentro do perfil para divulgar o futuro lançamento na zona oeste da cidade dentro de seis meses. Assim, ficará mais fácil medir o retorno trazido pelas ações enquanto elas ainda acontecem e fazer ajustes para atingir a meta.

Crie um plano de marketing

plano de marketing é um dos documentos mais relevantes dentro da comunicação da sua empresa. Ele deve englobar todas as ações previstas para o ano, sejam elas digitais ou não.

Esse documento serve como um guia, para balizar suas estratégias e as das suas equipes. Mas atenção: ele deve ser revisto continuamente, a fim de que sejam avaliadas as metas já atingidas e os pontos que ainda precisam ser melhorados.

No plano de marketing, você deve:

  • fazer uma boa segmentação e detalhamento de cada um dos seus públicos;

  • descrever seus objetivos;

  • analisar o orçamento disponível;

  • explicitar as estratégias;

  • desenvolver cronogramas para as ações;

  • escolher as mídias mais adequadas, de acordo com seus públicos e objetivos;

  • definir as métricas de acompanhamento;

  • revisitar o documento frequentemente.

Com um bom plano de marketing, você terá um norte de todas as ações que deverão ser realizadas ao longo do ano, otimizando seu orçamento e melhorando os resultados.

Descubra as principais ações de Marketing Digital para construtoras

Com a base bem feita, fica mais fácil discorrer sobre ações digitais de marketing de construtora. A seguir, eu separei algumas ideias de estratégias que você precisa conhecer, mas é claro que tudo dependerá das características do seu negócio.

Portanto, a melhor estratégia é aquela personalizada para a sua construtora, suas metas e o seus públicos.

Inbound Marketing para construtoras

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais completas de Marketing Digital para construtoras. Ela tem como objetivo atrair, converter, fechar um negócio e encantar os usuários, fazendo com que eles se tornem verdadeiros advogados da sua marca.

O sistema é baseado no funil de vendas ou jornada do comprador, que segmenta os usuários de acordo com o quão próximos eles estão da compra.

Assim, temos estas 3 fases:

  • atração — seu alvo está descobrindo que precisa comprar um imóvel, e que é possível tirar esse sonho do papel;

  • consideração — aqui, ele está em busca de um imóvel, porém, ainda reflete se vale a pena comprar um pronto ou um em construção;

  • decisão — nessa fase, ele está apenas selecionando os melhores lançamentos.

É claro que o funil de vendas deverá ser adaptado para cada um dos seus públicos – e essa é uma ideia geral pensando em atrair potenciais clientes finais.

O mais importante é entender que, para cada etapa, será preciso uma ação diferente, reduzindo as dúvidas e incertezas do usuário e fazendo com que ele se direcione à próxima etapa, até se decidir por comprar de você.

A melhor maneira de fazer isso é nutrindo essas pessoas com conteúdo altamente informativo. Para isso, o inbound utiliza de diferentes estratégias como:

  • conteúdos em blog;

  • conteúdos em vídeos;

  • conteúdos nas redes sociais;

  • materiais ricos (e-books, infográficos, whitepapers etc.);

  • e-mail marketing etc.

Quanto mais o usuário se relaciona com a sua marca, mais ele passa a confiar nela e a desejar comprar o que você oferece, aumentando as chances de compra – e de recompra, pois o funil não termina com a venda, ainda há a fase do encantamento, de modo a continuar com essa relação.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos “braços” mais importantes do Inbound. Pois é ele que fará toda essa parte de nutrição dos usuários e também ajudará a captar pessoas para o seu site, possibilitando que mais possíveis clientes descubram o seu negócio.

A ideia consiste em produzir conteúdos altamente informativos e interessantes para cada um dos seus públicos. Esses conteúdos podem ser diversos, desde postagens no blog institucional, até vídeos, podcasts e outras ações, que devem estar alinhadas com as características do seu público-alvo.

A principal vantagem do Marketing de Conteúdo é reduzir as incertezas. Afinal, tanto para o comprador quanto para o investidor, concluir um negócio no ramo imobiliário requer dispor de uma alta quantia de dinheiro. Por isso, são muitas as dúvidas que permeiam a venda.

Os conteúdos ajudam a reduzir essas incertezas, solucionando dúvidas e oferecendo informações para que o possível cliente tome uma decisão mais embasada.

Ao mesmo tempo, esses conteúdos ajudam a posicionar melhor a sua marca, transformando-a em uma verdadeira autoridade no assunto e construindo uma imagem diferenciada da sua empresa na mente das pessoas.

E-mail marketing

Outro pilar crucial de qualquer estratégia de Inbound Marketing é o e-mail marketing. Não estou falando dos envios de mala direta do tipo SPAM. Mas sim de e-mails segmentados e direcionados, que ajudam a resolver dúvidas e a fazer com que usuários adentrem o funil de vendas.

É claro que, para funcionar, você precisa ter uma boa estratégia de captação ou uma boa base de leads. Os leads são os contatos de pessoas que podem vir a se tornar seus clientes ou que já tiveram algum tipo de interação com a sua empresa.

Você pode usar contatos de compradores e investidores antigos e também apostar em ações para captar novos contatos. Por exemplo: criar e divulgar um e-book com os principais passos para financiamento imobiliário. Para baixar o material, o usuário interessado deverá deixar seu contato de e-mail e algumas informações pessoais.

A partir desses dados, você conseguirá segmentar os leads por interesse, faixa de renda, tipo de imóvel e fase do funil. E, assim, começar a disparar e-mails com assuntos e dicas de conteúdos relevantes, que reduzam as incertezas e façam com que o lead avance dentro do funil.

Base de leads

Se você tem uma base com contatos de pessoas que já compraram da sua construtora, nada melhor do que usar o e-mail marketing para retomar essa interação.

Logo no pós-venda, você poderá disparar um e-mail agradecendo a escolha, fornecendo os principais contatos da incorporadora e outras informações importantes.

Outra ideia é disparar e-mails informando como está o andamento da obra, com fotos de cada fase e um relatório do mês. Esse ato simples ajuda a aumentar a confiança e a criar um relacionamento mais próximo com a sua base de clientes.

Até os clientes que já compraram de você há alguns anos podem receber e-mails da sua empresa. Muitos podem estar em uma nova fase da vida agora, precisando de imóveis maiores ou mais bem localizados – e se você os tiver no portfólio, que tal reavivar essa relação?

Pergunte a esses clientes se eles estão satisfeitos com a compra e se estão procurando novos imóveis e indique alguns dos seus lançamentos.

A mesma ideia pode ser usada com seu público investidor. Separe os contatos daqueles que compraram um ou mais imóveis e construa um fluxo de e-mails sobre seus novos lançamentos, com dados como: localização, potencial de valorização e outras informações que podem ser relevantes a essas pessoas.

E não se esqueça de se relacionar também com os corretores de imóveis e imobiliárias, que são importantes parceiros de vendas. Envie sugestões dos seus lançamentos para novas parcerias, dicas de vendas para corretores, dicas de argumentos de vendas que podem ser usados para melhorar os resultados e outras informações relevantes.

Outras estratégias

Além dessas, existem várias outras estratégias de marketing de construtora que dão muito certo. Veja algumas delas!

  • Remarketing: sabe quando você acessa um site ou pesquisa um produto no Google e depois se depara com vários anúncios sobre o tópico em outros sites e redes sociais? Isso é remarketing, e você poderá usá-lo para fortalecer a sua marca e também os seus empreendimentos;

  • Links patrocinados: são os anúncios do Google e também das redes sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads. A ideia é deixar o seu produto ou marca em evidência, aumentando as chances de captação de leads e conversão;

  • Presença nas redes sociais: as redes sociais são ótimas para aumentar o engajamento e também para divulgar os seus conteúdos do blog, materiais ricos e outras ações. Analise o perfil do seu público e crie postagens que ajudem a favorecer o relacionamento com essas pessoas. Você pode investir em ações que ajudem a promover a sua marca como enquetes, sorteios, tutoriais, concursos etc.

Viu só como o marketing de construtora beneficia sua empresa, especialmente quando falamos em ações digitais? E não se esqueça de que o mercado imobiliário está vivendo uma nova fase promissora, em que as pessoas têm passado grande parte de seu tempo em casa, atribuindo grande importância ao sentimento de conforto e satisfação que buscam sentir em seu espaço.

Ter uma presença forte e sólida na internet ajuda você a atrair mais compradores, investidores e parceiros de negócio, ao mesmo tempo em que coloca a sua marca como uma autoridade no assunto, diferenciando-a da concorrência.

Há diferentes possibilidades de ações que você poderá usar, mas lembre-se de sempre considerar as características dos públicos que deseja atingir, o orçamento disponível, particularidades da sua empresa e suas metas de marketing.

Por que não começar agora a se planejar? Você já sabe tudo sobre marketing de construtora? Então, continue ligado nos canais da Ingage e acompanhe nossas redes sociais para receber conteúdos que vão ajudá-lo a alavancar seus resultados! Estamos no FacebookTwitterLinkedInInstagram!

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