Marketing B2B: conheça as estratégias usadas pela INGAGE

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Publicado por Gabriel Motta em 22 de setembro de 2021

Diretor executivo e cofundador da INGAGE. Escreve sobre assuntos relacionados à performance, planejamento, SEO e pautas gerais de marketing.

A influência do digital nas compras B2B é grande. Nos últimos tempos, 67% dessas negociações foram feitas pela internet ou com intermédio das plataformas online1. Muitos dos compradores realizam comparativos entre marcas antes da tomada de decisão com base nas informações encontradas na web.

Aí está a importância do Marketing B2B. Quando você direciona o olhar dos potenciais consumidores para as vantagens e diferenciais da sua marca, torna-os mais suscetíveis a negociar com sua empresa. Se encontram tudo que precisam nos seus produtos ou serviços, as chances de cederem à concorrência diminuem drasticamente.

Antes de pensar em estratégias para dobrar as vendas, é preciso compreender as diferenças para ações B2C e, sobretudo, aquelas que funcionam para o seu negócio.

Qual a diferença entre Inbound Marketing B2B e B2C?

A distinção vai muito além do público ao qual as estratégias são direcionadas — no caso, o B2B para empresas (business to business) e o B2C para clientes finais (business to customers). Existem diferenças em termos de quantidade de produtos comercializados, valores de negociação, ciclo de vendas, métodos de pagamento e assim por diante.

Talvez o mais emblemático seja o ciclo de vendas, que costuma ser mais longo em vendas B2B. Isso acontece, muitas vezes, porque decisões importantes acabam ficando nas mãos de mais de uma pessoa. Por serem produtos robustos, em sua maioria, as negociações persistem por mais tempo até que se chegue a um acordo.

A abordagem também é completamente diferente, tendo em vista que no B2B se fala com executivos e tomadores de decisões nas empresas. Esse perfil é mais exigente, calculista e racional, o que requer uma negociação complexa em comparação aos consumidores finais — que, muitas vezes, agem sob gatilhos mentais.

O relacionamento com a sua marca é outro fator distinto do Marketing B2B para o B2C. O primeiro precisa investir em uma forte cativação no princípio, em busca do convencimento e, após isso, o consumidor tende a tornar-se fiel. Já o público final não se prende a apenas uma empresa e necessita de investimento maior em nutrição de leads.

É por isso que o Inbound Marketing funciona tão bem para o segmento B2B. Por meio de estratégias de conteúdo, SEO e automação de marketing é possível estabelecer autoridade e confiabilidade na área de atuação. Assim, aumentam-se as chances de sucesso, visto que as empresas tendem a contratar parceiras que são referência em seu segmento.

Por que contar com uma agência de Inbound Marketing especializada em empresas B2B?

diversas pessoas sentadas envolta de uma mesa, segurando notebooks, tablets e papeis com gráficos representando uma agência de marketing b2b

Mencionamos as estratégias que, no geral, funcionam bem para motivar a decisão no B2B. Porém, assim como qualquer ação de Inbound Marketing, há o que tem melhor retorno para determinados negócios e que, para outros, não traz tantos benefícios assim. Essa consciência se conquista por meio da experimentação.

Contudo, nem sempre a expertise do seu time de Marketing é suficiente para identificar essas ações. É por isso que uma visão externa e especializada faz a diferença na definição de um investimento certeiro. Agências qualificadas possuem equipes multidisciplinares para encontrar as melhores soluções para a sua empresa.

Essa é a principal vantagem de contratar uma parceira. Uma estratégia completa de inbound marketing B2B envolve profissionais de diversas áreas, como criação, desenvolvimento, planejamento, conteúdo, tráfego, entre outros. Construir essa equipe in house pode ser muito dispendioso e prescindível para maioria das empresas.

Vale destacar que, para que a contribuição da agência gere bons frutos, é importante escolher aquela que esteja disposta a entender seu produto ou serviço para identificar o público ideal e planejar ações para a ampliação da cartela de cliente e, consequentemente, as vendas.

Como funciona a estratégia de Marketing B2B da INGAGE?

Deseja encontrar uma boa parceria? Então, conheça o que a INGAGE pode fazer pela sua empresa. A agência é focada em Inbound Marketing, com selo platinum RD Station, e trabalha com objetivo de amparar as suas estratégias com um time de especialistas em segmentos distintos.

Veja as frentes nas quais a INGAGE trabalha:

  • atração de tráfego: após compreender as regras de negócio e o público da empresa, a INGAGE faz um planejamento para gerar tráfego ao seu website. Entre as técnicas utilizadas, destaca-se o SEO, e-mail marketing, marketing de conteúdo, mídia online e redes sociais;
  • conversão de tráfego em leads: aqui, entra a criação de materiais ricos que sejam relevantes para o público B2B e gerem trocas de valor para o seu negócio. Com páginas de captura eficientes, é possível reunir dados essenciais às ações de marketing;
  • conversão de leads em clientes: com uma lista de possíveis clientes em mãos, a INGAGE auxilia a sua empresa a torná-los, de fato, consumidores, avançando no funil de vendas. As ações priorizadas são a nutrição de leads e segmentação da base, com integração aos principais sistemas de CRM;
  • análise e mensuração: de nada vale um planejamento sem resultados, e é isso que a INGAGE prioriza. Com o uso de ferramentas eficazes, mensura dados desde a geração do tráfego à conversão em vendas. Dessa forma, é possível calibrar as rotas e fazer as mudanças necessárias para não perder oportunidades.

De fato, existem certos desafios a mais na construção de estratégias do plano de Marketing B2B, em comparação ao B2C. Contudo, com uma mudança de abordagem e escolhas certeiras nas suas ações, o Inbound traz resultados valiosos ao negócio. Para não perder tempo com tentativas frustradas, conte com a parceria de quem está um passo a frente no mercado.

A INGAGE se compromete a apoiar diversas etapas do seu Marketing B2B. A ideia é encantar seus clientes, alcançar os reais decisores e possibilitar contratos de longa duração com essas empresas.

Quer essa expertise aliada às suas estratégias? Entre em contato e veja como podemos trabalhar juntos!

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1 https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/tendencias-de-comportamento/tres-insights-para-atender-melhor-seus-clientes-b2b/

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