20 melhores livros de marketing para ler hoje mesmo

Ingage
Ingage - 21 de outubro de 2019

Fazer a sua estratégia dar certo depende de conhecimento. Ler livros de marketing é uma forma de se manter informado e atualizado sobre essa área crucial para os resultados da empresa.

A questão é que muitas obras são lançadas todos os anos. Como descobrir quais são as melhores? Essa lista dos 20 melhores livros de marketing vai ajudar. Então, que tal conferir as opções?

1. Marketing 4.0 — do tradicional ao digital, de Philip Kotler

O pai do marketing, Philip Kotler, aborda nessa obra a revolução pela qual a área passa, que sai do modelo tradicional para o digital. Esse já é o terceiro livro de Kotler com essa pegada.

Nos livros de marketing anteriores, é apresentada a transição do marketing direcionado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e desse para o voltado aos seres humanos (3.0).

Nesse último livro é indicado como a conectividade mudou as relações, quais são os novos caminhos a serem traçados e como a marca pode investir cada vez mais na fidelização.

Achou interessante? Leia esse livro de marketing. A editora é a Sextante e seu lançamento foi em 2017.

2. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não, de Dan Heath

Se os consumidores mudam, é claro que nem todas as ações adotadas vão trazer resultados expressivos. Então, o que fazer? Essa é a reflexão oferecida por esse livro de marketing.

O foco é aprender a contar uma boa história para aplicar essa estratégia no seu negócio. Junto a isso, você ainda vai entender o que faz uma ideia ter resultados positivos.

Tem interesse em saber mais? É só procurar nas livrarias. A obra é da Editora Elsevier e foi lançado em 2007 — bem fácil de achar por aí.

3. Alcançando a excelência em vendas spin selling, de Neil Rackham

Quer melhorar as vendas da sua empresa e alcançar um ponto de excelência? A resposta está nesse livro de marketing, que trata da metodologia spin selling. A proposta, aqui, é construir relacionamentos de valor para os clientes, a fim de alcançar melhores resultados.

A obra é escrita pelo pai da abordagem, Neil Rackham. Baseado em pesquisas, ele traz uma fórmula certeira. Desse modo, você descobre:

  • as abordagens de vendas que trazem mais resultados;
  • a melhor maneira de se preparar para reuniões com clientes;
  • a forma mais eficiente de entender o que o consumidor valoriza e precisa;
  • as melhores negociações;
  • o potencial da venda continuar ou ser perdida;
  • as técnicas de vendas mais efetivas.

Quer saber mais sobre esse conhecimento? Busque agora esse título de Neil Rackham. A editora é a MBOOKS e o ano de lançamento é 2008.

4. A Cauda Longa, de Chris Anderson

Se você trabalha na área, já ouviu muito essa expressão. No entanto, ninguém explorou tão bem o potencial da cauda longa quanto Chris Anderson no livro de marketing homônimo.

Dentro do contexto de mudança de comportamentos, o autor mostra que o marketing precisa sair de uma cultura de massa para se tornar de nicho, com várias peculiaridades.

Ele ainda quebra o paradigma da área de vendas, que acredita que 20% dos produtos representam 80% das comercializações. Anderson mostra que, no mundo atual, esses percentuais fazem pouco sentido e é preciso considerar o mercado de nicho e os e-commerces.

O livro de marketing A Cauda Longa foi lançado pela Editora Elsevier. Seu lançamento ocorreu em 2006, mas ainda está bem atual. Vale a pena adquirir.

5. Web Analytics 2.0, de Avinash Kaushik

Seu foco são as vendas pela internet, a interação pelas redes sociais e a elaboração de campanhas online? O livro de marketing Web Analytics 2.0, de Avinash Kaushik, é a melhor opção.

Voltado para ensinar como fazer a análise de métricas e obter insights inovadores, a obra agrega muito valor. Por meio do conteúdo, você aprende a:

  • conhecer as pessoas que visitam o site e o blog da sua empresa;
  • escolher o serviço de análise mais apropriado;
  • saber quais são as métricas mais relevantes.

Quer virar um ninja das análises? Esse livro é obrigatório. A editora é a Alta Books e a primeira edição é de 2010.

6. Permission Marketing, de Seth Godin

Seth Godin é outro autor obrigatório parta quem trabalha ou quer entender o mundo do marketing. Em Permission Marketing, ele explica como os profissionais podem ajustar suas mensagens para aumentar a aceitação dos consumidores.

Na prática, ele contribui para a captação de prospects e leads, principalmente, porque sinaliza como o marketing de produtos e serviços pode atrair pessoas com algum tipo de interesse para aumentar o potencial de vendas.

O livro pode ser encontrado em português, mas é mais fácil achar em inglês. No Brasil, a editora é a Campus.

7. Posicionamento: a batalha por sua mente, de Al Ries e Jack Trout

Uma das maiores dificuldades das empresas é saberem se posicionar no mercado. Se isso acontece com o seu negócio, o livro de Al Ries e Jack Trout é o ideal. Ele mostra como se colocar diante da competitividade e se diferenciar da concorrência.

Uma das reflexões mais interessantes desse livro sobre marketing é o entendimento de que posicionamento é diferente de travar uma batalha com a concorrência. Desse modo, é possível conquistar exclusividade.

A leitura desse livro de marketing ajuda tanto nas estratégias quanto no aumento das vendas. Quer comprá-lo? É só procurar nas livrarias. A obra foi lançada em 2009 pela MBOOKS.

8. Marketing na Era Digital, de Martha Gabriel

Primeira representante brasileira, Martha Gabriel é bem didática. Ela dividiu a obra em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing, mudanças no ambiente impactadas pelo digital, plataformas tecnológicas emergentes e estratégias.

É um livro sobre marketing ótimo para pessoas que estão no início de sua jornada no marketing digital. O lançamento é de 2010 pela Editora Novatec.

9. Nocaute, de Gary Vayrnechuk

Como falar com os clientes pelas redes sociais, interagir com eles e alcançar resultados melhores? A resposta está no livro Nocaute, de Gary Vayrnechuk. A lenda das mídias sociais conta os principais segredos nessa obra.

O autor defende que as marcas devem oferecer interações para fazerem os clientes pensarem, consumirem, brincarem, sentirem-se valorizados e até terem uma distração. Por isso, decreta o fim das ofertas imperativas, do tipo “compre aqui”.

Para ajudar ainda mais, o livro de marketing traz exemplos e cases de sucesso. Nada melhor para assimilar, certo? A versão mais recente é da Alta Books, de 2018.

10. The Power of Visual Storytelling, de Ekaterina Walter e Jessica Gioglio

Trabalha com marketing de conteúdo e quer variar ainda mais? Esse livro é para você! Desenvolver a técnica do storytelling não é para todo mundo, mas faz uma grande diferença na hora de se conectar com os clientes e atrair leads e prospects.

O título mostra como os diferentes formatos de conteúdo — vídeos, infográficos, fotos etc. — ajudam a fortalecer seu negócio. Como colocar a ideia em prática? Leia o livro para saber. O único problema é sua disponibilidade somente em inglês. A editora é a McGraw-Hill Education. O lançamento foi em 2014.

11. Everybody Writes, de Ann Handley

Quer escrever e ainda não sabe por onde começar? Esse livro para marketing pode ser o impulso necessário. A ideia de Everybody Writes é exatamente o que o nome indica: todos escrevem.

Com essa prerrogativa, a autora mostra como é possível atrair e reter clientes pelo conteúdo a partir da mensagem certa. A obra ajuda a melhorar a presença online da sua empresa, das redes sociais ao e-mail marketing.

Gostou da abordagem completa? É só ler o livro em inglês. A editora é a John Wiley & Sons e o lançamento foi em 2014.

12. Marketing de Conteúdo — a moeda do século XXI, de Rafael Rez

Mais um livro de marketing de conteúdo que ajuda a fortalecer sua estratégia e escrita. O autor apresenta como a área mudou nos últimos anos e de que forma as informações se tornaram essenciais para o crescimento das empresas.

O principal são os assuntos variados, que vão desde o planejamento de conteúdo até métricas e ferramentas, passando por geração de tráfego e de leads. Com o livro, você vai entender que escrever é muito mais que simplesmente redigir e postar.

Quer se aprofundar no assunto? Procure esse livro do Rafael Rez. Ele é da DVS Editora e foi lançado em 2016.

13. 80/20 Internet Lead Generation, de Scott Dennison

Scott Dennison é especialista em marketing e, nesse livro, ele apresenta como é possível gerar leads de sucesso a partir de uma abordagem estratégica.

A proposta do autor é um passo a passo para criar uma campanha online para gerar leads e aumentar as vendas. Entre as informações estão:

  • descoberta do cliente ideal;
  • definição da Proposta Única de Vendas;
  • geração de palavras-chave.

Para saber mais, é só ler o livro. Ele foi lançado em 2015 somente em inglês, mas o esforço vale a pena, viu? A editora é a Createspace Independente Publishing Platform.

14. A/B Testing, de Dan Siroker e Pete Koomen

Qual opção é a melhor? Em qual delas a taxa de conversão aumenta? Essas são as respostas do teste A/B — e o motivo pelo qual essa obra foi escrita. Os autores mostram a relevância dessa prática para grandes empresas, como Netflix e Google.

Eles ainda mostram como aplicar os testes, escolher pessoas e criar experiências personalizadas. Por isso, esse livro de marketing é recomendado para qualquer pessoa que deseje aumentar a conversão do seu site, tomar melhores decisões e fazer as vendas crescerem.

A/B Testing também está disponível apenas em inglês. Seu lançamento foi em 2013 pela Editora Wiley.

15. Hacking Growth — a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido, de Sean Ellis

A estratégia de growth hacking visa ao crescimento rápido dos negócios a partir da busca por oportunidades. Se esse ainda não é um motivo para você ler o livro de marketing, saiba que Sean Ellis foi quem criou o termo.

O conteúdo foi baseado em sua experiência no LogMeIn, um dos principais softwares de acesso remoto do mundo. Além disso, também mostra o crescimento de empresas como Airbnb e Uber.

Que tal conferir o conteúdo? O livro é editado pela Alta Books e foi lançado há pouco tempo, em 2018.

16. Não me faça pensar, de Steve Krug

O título pode ser estranho, mas esse livro de marketing digital é sensacional. Ele trata de algo fundamental: a usabilidade.

O livro é de 2005, mas tem uma versão atualizada de 2014. A parte mais interessante são os exemplos do que não deve ser feito. Assim, sabe em quais aspectos focar para oferecer uma experiência melhor para o usuário.

O resultado será ótimo e o aumento da criticidade também. Seu olhar nunca mais será o mesmo. Quer testar? Compre o livro. A editora é a Alta Books.

17. Copywriting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano, de Paulo Maccedo

Muita gente acha que a escrita para blogs sempre é copywriting, mas não é. O foco, aqui, é a persuasão. Por isso, ainda que não seja especificamente uma estratégia do marketing digital, é um doa mais requisitados livros de marketing em geral e contribui muito para o alcance de resultados.

Essa é uma maneira de se especializar ainda mais e aprender sobre essa técnica de escrita. A consequência é a capacidade de criar discursos persuasivos e vender mais. Spoiler: Maccedo traz ainda informações sobre storytelling e métodos para ativar os gatilhos mentais.

Quer alcançar esse propósito? É só comprar o livro, que tem edição lançada em 2019. A editora é a DVS.

18. A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

Um dos mais famosos livros de marketing brasileiros, a obra de Cláudio Torres mostra como o mundo muda e de que forma as estratégias se ajustam nesse contexto. De quebra, ensina a se destacar no mercado.

É um livro obrigatório para todos, inclusive para quem está começando. Isso porque traz vários conceitos e suas características. Outra informação é a Teoria Geral do Marketing Digital.

Ainda não se convenceu? Saiba que são apresentadas 7 dicas para ter sucesso na internet. Agora quer ler? Aproveite que o livro é em português. Ele foi lançado em 2009 e é da Editora Novatec.

19. As armas da persuasão, de Robert Cialdini

Saber atrair, influenciar e criar uma relação de confiança com as pessoas é imperativo para quem deseja vender mais. Esse é o objetivo da persuasão, aspecto necessário a todos os profissionais de marketing.

Nessa obra de Cialdini, você verá como ser persuasivo no marketing. Para isso, ele apresenta os seis princípios psicológicos: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Como trabalhar esses aspectos a seu favor e fazer os consumidores dizerem “sim”? A resposta está no livro da Editora Sextante. O lançamento foi em 2012.

20. Os 10 pecados mortais do marketing, de Philip Kotler

O pai do marketing precisava ter mais um livro na lista. Em Os 10 pecados mortais do marketing, Kotler mostra os principais erros cometidos e que levam ao fracasso de produtos e serviços. Por que conhecer essas falhas?

Simples! Para evitá-las a todo custo. Além disso, o livro apresenta o que fazer e como identificar problemas da área. Então, que tal ler mais essa obra? O título foi lançado em 2004 pela Editora Elsevier.

Com essa lista, chegou a hora de deixar as desculpas de lado e começar a ler. Depois é só colocar a mão na massa e ver como os livros de marketing impactarão seus resultados.

Agora que você já tem uma lista de livros de marketing, aproveite para aprofundar ainda mais seus conhecimentos. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos variados sobre marketing direto no seu e-mail!

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