Links patrocinados ou SEO, o que é melhor para o meu negócio?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 19 de dezembro de 2013

Ao fazer uma pesquisa na internet, seja para obter informações ou comprar produtos, os usuários  utilizam os mecanismos de busca. Dificilmente ela digitará diretamente o endereço do site que procura – a não ser que seja de uma página que a pessoa já usa no seu dia a dia ou que tenha obtido uma referência prévia. O Google é o campeão disparado em acessos dentre os sites de busca no Brasil, mas existem outros como o Bing, por exemplo, que também devem ser considerados em sua estratégia de search marketing. Todos eles possuem filtros que categorizam e criam um ranking dos resultados de acordo com a relevância dos sites, que são determinados por um conjunto de fatores.

Existem ferramentas que impulsionam a encontrabilidade destes portais, fazendo com que eles subam de posição no ranking dos buscadores. Links patrocinados e SEO são exemplos delas. Mas como saber qual delas é a melhor opção de investimento para o seu negócio?

Links patrocinados ou SEO?

Entenda a diferença entre links patrocinados e SEO

O SEO (Search Engine Optimization) pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de práticas que são aplicadas em seu site visando melhorar o posicionamento dele nos resultados em bucadores. Ele não garante que seu site aparecerá no topo da página quando uma pessoa procura assuntos ligados à sua empresa, mas propicia ao seu portal estar melhor ranqueado neles.

Já os links patrocinados são uma opção de serviço de anúncios oferecido por esses mesmos buscadores. É uma mídia, uma publicidade paga ao buscador para que ele exiba o link do seu site no topo da página de busca, sinalizado como anúncio. A dinâmica consiste na definição de palavras-chave associadas à sua empresa, determinado produto ou serviço. Quando estas palavras são pesquisadas, o seu anúncio aparece para o leitor como referência. O serviço é cobrado através da modalidade CPC (custo por clique), ao qual você paga apenas pelas conversões em clique,  ou CPM (custo por mil impressões), em que é cobrado um valor a cada mil visualizações do seu anúncio.

Por que investir nessas ferramentas

O volume de informações que circula na internet é enorme e é humanamente impossível ter conhecimento sobre todas elas. Quando um usuário procura determinado assunto na internet, dezenas de páginas são exibidas nos resultados e, dificilmente, esta busca por informação, produto ou serviço passa da primeira página. Se o seu site não estiver dentre os primeiros colocados, as pessoas não chegarão até você. Por isso, investir em ferramentas como SEO e links patrocinados é tão importante para o seu negócio.

Mas qual das duas é a melhor opção para investir?

Tanto práticas de SEO quanto links patrocinados são eficientes para uma empresa. Mas, dependendo do tamanho do negócio, do tempo de mercado e objetivo da divulgação você pode optar por um ou outro.

O mais aconselhável é você começar construindo o seu site utilizando técnicas de SEO ou mesmo aplicá-las em um portal que já esteja no ar. Isso porque o SEO é perene, e não pontual como os links patrocinados, que tem prazo determinado e permite orçamento pontual por estratégia ou campanha.

Ao mesmo tempo, as técnicas de SEO demandam estratégia constantes, já que é constante o surgimento de novas empresas concorrentes da sua que também brigam por essas posições. Além disso, não é possível ranquear organicamente um site da noite para o dia.

Neste contexto, os links patrocinados servem como aporte para a visibilidade da sua empresa enquanto as técnicas de otimização orgânica (SEO) são estrategicamente desenvolvidas. Contudo, os links patrocinados também trazem outros benefícios, como na divulgação de ações temporárias, como uma promoção, de um produto ou serviço específico, dentre outras.

O melhor para o seu negócio depende do objetivo que a sua empresa tem. De toda forma, o ideal é que ambas as estratégias sejam trabalhadas conjuntamente, de forma complementar, aumentando assim os resultados.

Investir em um trabalho de divulgação do seu site – seja com SEO ou links patrocinados – é extremamente relevante para obter resultados positivos no ambiente digital. Lembre-se que você já investiu uma boa verba para construir o seu site, mas se os consumidores não tiverem conhecimento sobre ele, o seu esforço terá sido em vão. Por isso, o ideal é procurar por profissionais especializados que entendam a necessidade do seu negócio e proponha a melhor estratégia para alavancar os resultados da sua empresa!