Link Building: O Que é e Por Que Fazer?

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 28 de junho de 2016

De nada adianta um bom produto se ninguém sabe que ele existe, nem onde encontrá-lo. Se você não consegue comunicar sua presença digital para seus clientes potenciais, então você não vende.

O Link building é uma excelente estratégia para ampliar a visibilidade da sua marca na web, já que, além de espalhar links que redirecionam ao seu site, auxilia na otimização orgânica da sua página – ou seja, no melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

Mas você sabe o que é, para que serve e como o link building pode ajudar o seu negócio? Entenda nesse post.

LINK BUILDING: O QUE É

No mundo digital, sai na frente quem aparece melhor colocado em mecanismos de busca, quem é mencionado em sites correlatos, quem é indicado, e assim por diante. E como fazer para que minha empresa apareça? É aí que entra, entre outras tantas ferramentas, a estratégia denominada Link Building ou geração de links.

Resumidamente, Link Building é o processo de reunir o maior número possível de links que direcionem tráfego e autoridade para o seu site na web. A construção de links faz parte do processo denominado SEO off page, ou práticas otimização de sites para mecanismo de buscas.

Entenda como práticas de SEO podem ajudar sua empresa a se destacar

Quando bem aplicada, além de aumentar o fluxo de visitantes, aumenta as possibilidades de gerar o chamado “buzz” (expressão para burburinho, comentários, viralização de conteúdo na web) sobre determinado produto, ação, evento ou serviço. Isso aguça a curiosidade dos internautas e mais pessoas vão falar, compartilhar e comentar sobre aquilo.

O link building impacta diretamente a facilidade com que sua página ou produtos serão encontrados em sites de busca – além de estar presente em diversas etapas de uma estratégia de marketing digital.

POR QUE LINK BUILDING É IMPORTANTE?

Apesar de sua função principal ser melhorar o posicionamento do seu site, o link building contribui com o posicionamento digital da sua marca. Isto porque a  distribuição de links por si só já é uma divulgação do seu produto, serviço ou empresa para uma audiência diferente. Isto também gera credibilidade e autoridade à sua marca, pois devido às indicações uma reputação de importância é construída.

ALÉM DO LINK BUILDING: OUTROS FATORES IMPORTANTES

Pode soar contraditório, mas o fato é que apenas ter os links espalhados não é suficiente. Seria muito fácil criar páginas distintas e espalhar os links do seu site por elas. Por isto, alguns critérios são essenciais para fazer desta estratégia um sucesso:

  • Page Rank: quanto mais elevado for o valor do PageRank do site que faz link para a sua página, maior a relevância; (hoje não mais utilizado com essa nomenclatura). Ferramentas como Ahrefs e MOZ medem a autoridade do domínios através de métricas como o Domain Rating (DR) e o Domain Authority (DA).
  • Posição do link: o local em que seu link foi inserido no site é uma medição da importância dele. Quanto mais próximo ao topo, melhor;
  • Anchor text: as palavras-chave aos quais seu link foi relacionado é determinante para a estratégia; por outro lado, otimizar demais os textos âncoras pode ser um tiro no pé o Google pode penalizar seu site;
  • Quantidade de links: é importante atentar-se para não disponibilizar seus links nas chamadas “fazendas de links” ou sites que trabalhem excessivamente esta estratégia. O valor transmitido por cada link é dividido pela quantidade total de links de saída na página. isto significa que quanto menos links esta página tiver, melhor.