Jornada do Consumidor: Tipos De Conteúdo Para Usar Em Cada Etapa do Funil

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 8 de fevereiro de 2016

Quando uma determinada pessoa decide comprar alguma coisa, seja para ela mesma ou para a empresa em que trabalha, significa que já passou por todo um processo anterior, que pode ser chamado de funil de vendas ou jornada de compras do clientes. Durante esse processo, o comprador passa por vários estágios, desde a descoberta de um problema ou necessidade até o fechamento em si, que seria do topo do funil, até o fundo, que é quando a compra é realizada.


No post de hoje, vamos esclarecer um pouco esse conceito sobre funil de vendas e jornada de compras, a importância deles para o marketing digital e dar dicas sobre que tipo de conteúdo devemos produzir para cada estágio desse processo. Confira:

 

 

Topo do funil ou TOFU

É por meio do topo do funil que seu potencial cliente descobre a sua empresa. Nesse estágio, a pessoa ainda está no processo de descoberta de uma determinada necessidade ou um eventual problema. Essa é a fase de gerar interesse e atrair público para o seu blog.

Conteúdo Bônus: Veja Como Criar Conteúdo Para Um Blog Corporativo

Uma forma interessante de chamar a atenção dessa pessoa é com blog posts falando sobre problemas corriqueiros, relacionados ao seu nicho de atuação. Por exemplo: alguém que está tendo dores na coluna, toma alguns remédios, mas nada resolve. Um conteúdo interessante para ela seria algo relacionado aos principais causadores de dor nas costas ou algumas dicas de como melhorar a postura, etc.

Meio do funil ou MOFU

aNesse segundo estágio, depois de ver os principais causadores de dores nas costas, o seu cliente observou que existe um problema por trás dessa dor que ele sente, que não é só por causa da posição de dormir, por exemplo. Quando esse problema é reconhecido, seu cliente começar a sua busca por eventuais soluções, não mais somente sobre o problema.

Um conteúdo interessante para ser disponibilizado nessa fase está relacionado a formas de evitar ou resolver a questão. Uma maneira interessante de conseguir trazer seu cliente até esse estágio é por meio de e-books ou infográficos. Dessa forma, você consegue transformar o seu visitante em lead e obter algumas informações ao seu respeito.

 

Fundo do funil ou BOFU

Sabendo que seu problema pode ser resolvido, o comprador vai mapear as soluções possíveis para resolvê-lo e fará essa avaliação. Nesse ponto, ele sabe que enquanto se sentar naquela poltrona, vai continuar com dores nas costas. Ele vai avaliar qual tipo de poltrona comprar.

Nesse momento, é importante falar sobre todos os benefícios do seu produto e utilizar de todos os argumentos de vendas disponíveis. Conteúdos interessantes para esse estágio são whitepapers de cases de sucesso, descrição de produtos, depoimentos de clientes atuais ou, em casos de software, oferecer trials para testar o produto.

O acesso a todas as informações o leva a decisão de compra, quando seu cliente já possui todas as opções que lhe parecem cabíveis e decide, definitivamente, pela compra, escolhendo a solução que ele acha melhor para o seu problema.

A decisão de compra do seu cliente está diretamente relacionada a todos os estágios do funil de vendas e da jornada de compras pelos quais ele passa. Saber quais são os passos que o seu cliente dá é fundamental para disponibilizar o conteúdo certo na hora certa.

Você já tem o seu funil e sua jornada de compras mapeada? Conte para a gente nos comentários!

 

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!