Entenda o que é a inteligência social e veja como desenvolvê-la!

Avatar Autor
Publicado por Vanessa Vale em 17 de dezembro de 2021

Head de pessoas, Vanessa é responsável em cuidar e potencializar o capital humano da INGAGE, contribuindo para o fortalecimento da cultura e valores organizacionais. Fala sobre pessoas, liderança, hard e soft skills, comunicação e demais temas da área.

A inteligência é múltipla — e não está ligada apenas à competência de fazer contas ou aprender novas línguas, por exemplo. Uma das diferentes formas é a inteligência social, que compreende nossa capacidade de nos relacionar positivamente com as pessoas.

Em um universo cada vez mais colaborativo, com reflexos nas organizações, desenvolver a inteligência social é importantíssimo para conseguir se destacar. E a boa notícia é que existem formas de trabalhá-la, melhorando suas aptidões. Quer saber como? Siga a leitura!

O que é inteligência social?

A inteligência social, de maneira resumida, pode ser entendida como a capacidade que uma pessoa tem de se conectar positivamente com as outras. A principal característica dos indivíduos que têm essa inteligência desenvolvida é a empatia. Ou seja, elas conseguem compreender o que os outros sentem ou pensam e usam isso como base para relações construtivas.

Além da empatia, quem tem inteligência social possui outras habilidades bem desenvolvidas, como:

  • alta capacidade de escutar, conseguindo se conectar com aquilo que o outro diz, sem interromper e nem cortar sua linha de raciocínio e também compreendendo os sinais verbais e não verbais;
  • controle da autoimagem, desenvolvendo um bom equilíbrio entre mostrar seu verdadeiro “eu” às pessoas e manusear características pessoais que podem ser prejudiciais, dependendo do contexto;
  • ampla habilidade de observação, permitindo entrar em sintonia com o que as demais pessoas estão sentindo ou pensando, estando atento às sutilezas em seus olhares, expressões faciais e corporais, variações de tons de voz etc.;
  • autoeficácia social, sentindo-se confortável e capaz de agir de forma adequada em diferentes contextos sociais/culturais e com pessoas de diferentes perfis.

Qual a importância da inteligência social?

Já deu para notar que a inteligência social é extremamente importante, não é mesmo? Afinal, é imprescindível sabermos nos relacionar com as outras pessoas, trabalhando o seu marketing pessoal. Especialmente no mercado de trabalho, desenvolvendo o networking. Veja algumas das vantagens que esse tipo de inteligência é capaz de trazer.

Compreensão profunda do outro

Ao desenvolver a inteligência social, o indivíduo será capaz de ler de forma profunda as emoções dos demais, entendendo suas necessidades. Dessa forma, será mais fácil conviver com os outros e construir relacionamentos positivos. No ambiente de trabalho, isso significa mais facilidade para realizar atividades em grupo e melhor compreensão das necessidades dos clientes.

Gestão de conflitos

Gerenciar corretamente os conflitos é um passo importantíssimo para quem deseja atingir cargos de liderança, por exemplo. Quem tem inteligência social acurada é capaz de avaliar os sentimentos dos envolvidos e chegar a uma solução razoável e adequada para todos.

Normalmente, em situações de conflito, as pessoas não sabem dizer exatamente o que desejam, por isso é tão fundamental conseguir realizar essa interpretação.

Contribuição para o desenvolvimento dos outros

Ao avaliar corretamente os sentimentos e as intenções das pessoas, o indivíduo com alta inteligência social é capaz de impulsionar o desenvolvimento das pessoas ao seu redor. Assim, ele é o centro de um movimento de transformação. Nas empresas, essas figuras contribuem para o crescimento dos colaboradores e aumento da produtividade dos times.

Melhora do networking

Um bom networking é capaz de abrir muitas portas, melhorando suas chances de conseguir empregos e cargos melhores. Quando você consegue se relacionar bem com diferentes tipos de pessoas, compreende as emoções alheias e se comunica adequadamente, acaba tornando a convivência mais agradável e produtiva — fazendo com que as pessoas gostem de você e acabem lhe indicando.

Capacidade de trabalhar com diferentes pessoas e grupos

Conviver com pessoas diferentes não é uma dificuldade para quem tem essa inteligência elevada. Isso acontece porque o indivíduo consegue transitar por diferentes grupos e times, aumentando suas oportunidades.

Outro ponto importante sobre a capacidade dessas pessoas trabalharem com grupos distintos é a propensão que elas têm para reconhecer boas ideias vindas dos colegas de trabalho. Geralmente, pessoas com inteligência social apurada são mais receptivos e, também por isso, têm mais facilidade em receber feedbacks e usar as críticas construtivas para se aperfeiçoarem.

pessoas unindo as mãos em referência à Inteligência social

Por que é importante contratar alguém com esse tipo de inteligência?

Se você tem uma empresa, saiba que contar com profissionais com inteligência social é crucial. Afinal, esses colaboradores conseguem:

  • compreender os colegas;
  • reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes;
  • encorajar às ideias dos colegas;
  • harmonizar os conflitos dos grupos;
  • reduzir a tensão quando o ambiente no grupo está mais tenso;
  • apoiar os demais membros do time;
  • conciliar as opiniões conflitantes do grupo para manter a harmonia.

Como desenvolver a inteligência social?

A boa notícia é que você pode desenvolver sua inteligência social, colhendo todos os benefícios que ela traz. Veja as dicas que separamos.

Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é fundamental para conseguir desenvolver a inteligência social. Afinal, só com essa autoanálise você será capaz de entender quais são seus pontos fortes e fracos — e o que precisa ser melhorado. Nesse caso, você pode avaliar como lida com suas próprias emoções, com os problemas e também como tem sido suas relações.

Pratique a escuta ativa

Saber escutar, realmente prestando atenção no que o outro está dizendo, é uma das chaves para conseguir se relacionar corretamente com as pessoas. Para alcançar esse ponto, é essencial praticar a sua escuta ativa, ou seja, adotar uma postura empática quando conversar com outras pessoas.

Para isso, ouça atentamente o que o outro está dizendo, sem tentar pensar em uma resposta ou interromper a pessoa. O interlocutor certamente se sentirá mais valorizado e você conseguirá se conectar com o outro de maneira mais profunda.

Observe os sinais não-verbais

Os sinais não-verbais são importantíssimos para que possamos entender mais profundamente o outro. Estamos falando da expressão facial e corporal, mudanças no tom de voz, postura do corpo etc.

Reflita também sobre sua linguagem não-verbal. Será que ela está de acordo com a sua linguagem verbal? Utilize esses sinais para transmitir positividade, confiança e simpatia.

Trabalhe seu networking

A melhor forma de desenvolver sua inteligência social é trabalhando-a continuamente. E, para isso, quanto mais contato com outras pessoas, melhor. Para esse fim, praticar o networking continuamente é indispensável. Use suas habilidades para se aproximar de pessoas que possam lhe ajudar a prosperar profissionalmente.

Aprimore seu senso de observação

Saber qual é o momento certo de intervir em um conflito ou de expressar suas opiniões também é ter inteligência social. No início, estabelecer esse equilíbrio pode ser desafiador, mas aos poucos se tornará mais fácil e lhe ajudará a enriquecer suas relações, livrando-o de situações conflituosas.

De qualquer forma, lembre-se que a inteligência social não se constrói de um dia para outro. É algo constante e deve ser continuamente aprimorado, não importa qual seja a sua faixa etária ou ocupação.

Além da inteligência social, para conseguir se destacar no mercado de trabalho, é fundamental aprimorar a apresentação pessoal. Para lhe ajudar, montamos um conteúdo completo sobre marketing e apresentação pessoal. Confira!

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!