Instagram Stories: Como Utilizar o Instagram Stories Em Estratégias de Marketing

Gabriel Motta - 16 de novembro de 2016
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Mais do que um aplicativo de entretenimento, o Instagram é uma das ferramentas mais usadas pelos profissionais de publicidade. Nos últimos meses, o aplicativo passou a contar com uma nova função: o Instagram Stories. Com isso, a rede social se tornou ainda mais eficiente para o que chamamos de Marketing de Influência.

Mas essa nova função não é novidade para quem está ligado nas mídias sociais: ela se assemelha à função “Minha História” do Snapchat. Lá, você pode postar vídeos e fotos de momentos do seu dia a dia de um jeito mais informal, personalizando seus conteúdos com emojis e frases. Após 24 horas, esses posts desaparecem do seu perfil.

Mas se já usamos o Snapchat, que tem a mesma função, porque usar o Instagram Stories? Escrevi alguns motivos para não ignorar essa ferramenta:

Por que utilizar o Instagram Stories?

1) UTILIZAÇÃO DE UM MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO

Muitas pessoas ficaram em dúvida sobre o uso do novo recurso do Instagram; outras ainda relutam, dizendo preferir o Snapchat pelos filtros interativos e pela restrição de público. No entanto, o Instagram Stories apresenta vantagens que estão chamando a atenção das grandes marcas.

A primeira delas é que essa rede social possui um enorme alcance, com um público mais amplo e bem fiel à sua utilização.

Além de aumentar as chances de uma empresa atingir seu público, a ferramenta permite que a marca fique mais conhecida na internet. Outro ponto positivo é que o Instagram uniu as duas funcionalidades em apenas uma plataforma, sem a necessidade de desenvolver campanhas para que as pessoas sigam a sua marca em aplicativos diferentes.

Portanto, o público que um perfil conquistou no Instagram será ainda mais engajado se utilizar o Instagram Stories de maneira correta. Afinal, as chances de criar um relacionamento mais próximo e sólido com fãs e clientes é maior.

2) MARKETING DE INFLUÊNCIA

A função também pode ser utilizada para desenvolver o Marketing de Influência, utilizando personalidades e influenciadores digitais para falar de produtos de serviços de determinadas empresas. Essa é uma poderosa estratégia de conversão de vendas, mas fique atento: é preciso analisar cuidadosamente o público que você deseja atingir antes de implementá-la.

Com todas essas novidades, muitos profissionais de marketing já estão usando o Instagram Stories e apresentando resultados positivos, ganhando visibilidade e contribuindo para que o setor de vendas cresça.

COMO UTILIZAR O INSTAGRAM STORIES EM ESTRATÉGIAS DE MARCA

1. Analise o comportamento da sua persona

O primeiro passo para utilizar qualquer ferramenta em sua estratégia de marketing digital é conhecer com quem você está falando. Saiba quem é o público que você deseja atingir, quais são as suas características, interesses e comportamentos. A partir dessa análise, você saberá se o seu público-alvo está no Instagram e quais são os conteúdos pelos quais ele mais se interessa.

O Instagram traz a possibilidade de saber quem realmente está vendo e interagindo com seus conteúdos. Ou seja, fica mais fácil de conhecer o que sua persona gosta de ver para criar conteúdos cada ver mais adequados a ela.

Se você já possui certa atividade no Instagram, poderá definir a melhor abordagem para o Instagram Stories. Se não, poderá fazer postagens como testes, para ver quais possuem maior engajamento. Você pode mostrar bastidores do trabalho da sua equipe, como usar um produto ou um evento que possa interessá-los.

Aqui neste tópico podemos citar o caso da Red Bull, que utilizou o Instagram Stories para interagir com o seu público. Por meio do recurso, a marca colocou fotos radicais (característica da empresa) de um vídeo produzido, com a legenda: clique no link da Bio para ver o vídeo completo. O objetivo era direcionar o público para a página da empresa, criando uma interação com a marca.

2. Produza conteúdos de rápido consumo

Como nas mídias sociais o principal é trabalhar com agilidade e praticidade, no Instagram não será diferente. As pessoas gostam de ver imagens bonitas ou informativas, mas que são de fácil entendimento. Portanto, não produza uma campanha muito extensa para o Instagram Stories.

Produza conteúdos que as pessoas poderão ver e entender a sua mensagem rapidamente, sem se estender muito. Isso também é importante, pois em 24 horas o seu post desaparecerá do perfil e algumas postagens podem ficar sem sentido.

Opte sempre pela simplicidade do conteúdo, mas com qualidade. Assim, você satisfaz o desejo das pessoas de acompanhar mais de perto o seu perfil.

Um case de sucesso para este tópico foi a utilização do Instagram Stories por parte da PlayStation (Sony) para promover o novo jogo da companhia. Por meio de fotos, a marca mostrou uma prévia do que está por vir.

3. Use os influenciadores digitais para ganhar visibilidade

Um dos grandes destaques das mídias sociais são os influenciadores digitais. Eles são personalidades na internet que possuem um grande número de fãs interessados sobre um determinado tema explorado por eles, como moda, jogos, saúde, entre outros.

Você pode usar do poder dessas pessoas na internet para aumentar a visibilidade de uma marca ou serviço, por exemplo. Isso acontece principalmente com blogueiras fitness e de beleza, quando marcas de alimentos ou empresas de procedimentos estéticos convidam essas personalidades para experimentar os seus produtos e, caso gostem, podem divulgar em seu perfil.

Para que isso funcione, é importante observar quais são as personalidades que a sua persona gosta de seguir. Assim, você consegue fechar parcerias em troca de uma grande visibilidade e grandes chances de aumentar o número de seguidores e clientes.

4. Observe como outras marcas estão usando o Instagram Stories

Grandes marcas no mercado já estão usando o Instagram Stories de uma forma inteligente e estratégica. Marcas de roupa, por exemplo, mostram quais são as novidades e como as roupas ficam no corpo, o que interessa às pessoas que compram on-line, já que elas não têm a oportunidade de experimentá-las. Assim como as marcas de esportes, alimentos e serviços digitais também estão apresentando conteúdos interessantes e conquistando engajamento.

Portanto, observe como as grandes marcas estão usando esse recurso para que você possa definir abordagens interessantes para a sua estratégia de marketing digital. É sempre interessante mostrar ao seu público que você está atendo ao que está acontecendo no mercado da comunicação e tecnologia, chegando a ele de uma forma bem mais íntima e sem incomodá-lo.

Com essas dicas sobre o Instagram Stories, você poderá conquistar ainda mais clientes por meio do aplicativo. Agora que você está pronto para investir nessa estratégia, aproveite para conferir o que é social selling e como vender nas redes sociais.

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