Descubra como a inovação de marketing é capaz de diferenciar a sua empresa!

Alexandre Monteiro
Publicado por Alexandre Monteiro em 21 de setembro de 2020
Atualizado em 4 de fevereiro de 2021

O mundo está continuamente passando por transformações significativas, especialmente relacionadas à tecnologia. Isso também afeta a maneira como consumimos e nos relacionamos com as marcas. Assim, a inovação de marketing se torna indispensável para empresas que desejam acompanhar as tendências relacionadas ao seu público-alvo.

Manter um centro de pesquisa, por exemplo, é uma forma de conseguir avaliar continuamente como está o seu setor, as principais transformações em termos de comportamento do público-alvo, as tecnologias sendo lançadas, entre outros. E, dessa maneira, poder prever ações e estratégias mais bem acertadas.

Quer entender melhor o tema e descobrir como inovar no marketing da sua empresa? Siga conosco!

O que é inovação de marketing?

Quando falamos em inovação de marketing, muitas pessoas pensam apenas em usar inteligência artificial, criar aplicativos, lançar novos produtos e serviços revolucionários ou desenvolver novas mídias sociais para captar inúmeros clientes.

É claro que essas são inovações importantes, contudo, não são as únicas. Por exemplo, atualizar a identidade visual da sua empresa ou criar um site já são consideradas inovações, auxiliando a sua marca a se comunicar melhor com o atual perfil dos seus consumidores.

Dessa forma, podemos entender que inovação de marketing é toda maneira nova de fazer marketing, seja ela nova para a empresa, para o mercado ou para o mundo. Por isso, não se deve confundir inovação com tecnologia, pois a tecnologia é um meio, ou seja, um conhecimento que auxilia no processo de inovação, mas não é o seu fim.

Em termos de marketing, podemos ter vários exemplos de inovação, como: desenvolvimento de um novo método de marketing, criação de um produto ou serviço, melhorias na embalagem, alterações em termos de posicionamento, promoção ou preço, melhorias no atendimento, reposicionamento da marca etc.

Vamos supor que a sua empresa note a necessidade de ter uma maior preocupação ambiental. E ela resolve fazer isso atualizando as embalagens dos produtos, com um formato novo e sustentável.

Isso é uma inovação dentro da área do marketing, que se refletirá em vários outros pontos relacionados ao branding, como posicionamento diferente da marca (que passa a ser vista como uma empresa sustentável) e também captação de outros tipos de clientes ou de clientes que já vinham demonstrando essa preocupação ambiental (e que já consumiam da sua empresa, mas deixaram de fazer).

Por que investir em inovação dentro do marketing?

Depois de compreender melhor a inovação dentro do marketing, ficou fácil perceber a importância de manter um centro de pesquisa nesse setor, não é mesmo?

Quando bem realizadas, as inovações permitem:

  • acompanhar as alterações comportamentais dos seus públicos;
  • acompanhar a trajetória da sua empresa (que, ao longos dos anos, poderá começar a vender outros produtos ou serviços e até modificar o seu posicionamento);
  • antecipar-se às tendências que afetam o seu setor;
  • diferenciar-se da concorrência;
  • continuar oferecendo soluções adequadas às necessidades do seu público;
  • criar uma imagem forte da sua empresa, como um negócio “antenado”, “inovador” e “à frente do seu tempo”;
  • fazer com que a concorrência passe a acompanhar as tendências que a sua empresa lança;
  • conhecer cada vez mais profundamente o seu consumidor, oferecendo as soluções que ele precisa, da maneira como ele deseja encontrar;
  • melhorar o posicionamento e o branding;
  • aumentar a captação de clientes e a fidelização;
  • aumentar a lucratividade;
  • manter a sua empresa sempre competitiva, mesmo que ela tenha décadas de história;
  • reduzir custos;
  • permitir a empresa explorar novos mercados e setores.

Quais as principais inovações do setor?

São muitas as tendências de inovações dentro da área do marketing – e inclusive determinadas funcionando melhor para setores específicos. Abaixo selecionamos as principais inovações que você precisa conhecer.

Data-driven marketing

O data-driven é uma realidade presente em inúmeros setores – e não tem sido diferente com o marketing. Também chamado de marketing dirigido por dados, a ideia é usar as novas ferramentas à disposição do setor para tomar decisões mais embasadas.

Assim, a partir da tecnologia atual, é possível que o setor de marketing colete uma série de dados dos consumidores. Todos eles ficam armazenados em um grande banco de dados da empresa e podem ser filtrados e analisados, gerando relatórios precisos que ajudam a entender melhor as características do seu público.

A partir dessas informações, os profissionais de marketing conseguem definir estratégias mais precisas e ações que tragam melhores resultados. Em termos de inovação, esses dados ainda oferecem uma série de insights que reduzem os riscos de apostar em novas ideias.

Varejo omnichannel

As inovações surgem para acompanhar os novos comportamentos que os consumidores apresentam. E isso é muito notado na tendência omnichannel. Cada vez mais nos tornamos consumidores que usam multi plataformas.

É normal pesquisarmos por um produto na internet, compararmos os valores deles, irmos até a loja física para analisarmos o produto (tocarmos, medirmos, experimentarmos etc.), comprarmos pela internet e escolhermos entre receber em casa ou retirar na loja, dependendo do que nos é mais prático.

E é justamente isso que visa o omnichannel – as empresas de varejo têm investido em tecnologias que permitem integrar os diferentes canais de venda em um mesmo sistema de gestão, oferecendo aos consumidores uma experiência de compra ainda mais diferenciada.

Para isso, é fundamental contar com estoques inteligentes, preços padronizados, banco de dados integrados e tecnologias de geolocalização, além de uma profunda compreensão de quem é o seu consumidor.

Chatbots

Os chatbots são robôs de conversação – e têm sido usados por inúmeras marcas em diferentes momentos de interação com os consumidores. Eles podem ser explorados nas redes sociais, oferecendo informações iniciais sobre seu negócio ou fazendo uma venda ativa, e também podem trabalhar no SAC, filtrando os casos mais complicados e que exigem atenção humana, agendando horários em consultórios, remarcando consultas, auxiliando os consumidores a usarem seu produto ou serviço etc.

Essa tecnologia utiliza como base a inteligência artificial, o que faz com que o robô aprenda a se comunicar melhor a cada interação, respondendo às perguntas dos clientes de maneira personalizada e ajudando em inúmeras situações, reduzindo a necessidade de tantos atendentes humanos e ainda oferecendo um meio de contato 24 horas.

Phygital Marketing

O Phygital é uma ideia que reúne o físico e o digital em uma só experiência, gerando sensações diferenciadas aos consumidores. Por exemplo: showroom de imóveis com uma decoração básica e as metragens. Mas, ao usar um óculos de realidade virtual, os clientes conseguem personalizar o espaço ou se relacionar com ele de maneira única.

Ou ainda a tendência de integrar on e offline. Um exemplo são os provadores de algumas lojas que permitem o cliente tirar uma foto de si mesmo e experimentar outros itens do catálogo virtual (que nem sempre estão disponíveis na loja física), ou de outras lojas da rede, criando uma experiência ainda mais diferenciada. O resultado pode ser compartilhado nas redes sociais ou com os amigos para tomar uma decisão de compra diferente.

Produtos freemium

Os produtos freemium são aqueles ofertados de maneira gratuita, mas que, caso o usuário deseje uma experiência ainda mais completa, poderá pagar um plano premium para ter acesso a outras ferramentas e possibilidades.

Assim, quem aproveita o plano gratuito consegue conhecer melhor o seu produto e, ao se encantar por ele, poderá migrar para os planos pagos, usando recursos avançados que tragam ainda mais facilidades.

É o que acontece, por exemplo, com os serviços de streaming de música que oferecem, no plano pago, a possibilidade de usufruir de outros recursos diferenciados.

Outros exemplos

Outros exemplos de inovação ainda são:

  • plataformas digitais, como os serviços de streaming de áudio e filmes, empresas de crowdfunding, serviços de busca e comparação de preços, cursos online, economia compartilhada etc.;
  • conteúdo interativo, com ações de divulgação que buscam a participação do público, como vídeos com diferentes finais, quiz para identificação de problemas que os consumidores apresentam – e que a marca resolve, entre outros;
  • responsabilidade social corporativa, considerando que os consumidores estão em busca de marcas e empresas que dispõem de um propósito que tenham uma preocupação em gerar um impacto positivo no mundo;
  • coolpon, com propostas, descontos e ofertas diferenciadas, por exemplo as campanhas especiais e limitadas, as gincanas e “caçadas” por descontos, as ofertas via Bluetooth etc.;
  • inbound marketing, uma estratégia que visa atrair os clientes para os sites das empresas por meio de conteúdos relevantes, informativos e gratuitos, criando um relacionamento com esses usuários e posicionando melhor a marca.

Como inovar no marketing da sua empresa?

Já deu para notar que existem inúmeras inovações ocorrendo dentro do campo do marketing, não é mesmo? Mas isso não significa que a sua empresa precisa “abraçar” todas elas. Abaixo separamos alguns pontos importantes para você analisar e descobrir as melhores maneiras de inovar.

Conheça a fundo o seu mercado

O primeiro passo é estudar muito bem o seu mercado ou o novo mercado no qual pretende atuar. Faça uma análise meticulosa dos seus principais concorrentes, os diferenciais que eles apresentam, as inovações que têm desenvolvido, as tendências e tecnologias, as principais regulações, entre outros pontos.

Entenda muito bem o seu consumidor

Compreender o seu consumidor é indispensável para inovar. É preciso entender o que essas pessoas desejam, quais as tendências de consumo estão influenciando suas decisões e como a sua empresa ajuda a resolver os problemas que elas apresentam.

Quanto mais dados você tiver sobre seu público, mais fácil será entender quais inovações valem a pena apostar. É importante também tentar mapear as relações dessas pessoas com a sua empresa – e assim identificar o que pode ser melhorado dentro dos seus próprios processos, estratégias ou relacionamento com o consumidor.

Teste novas estratégias

Antes de sair criando produtos ou serviços e fazendo modificações mais profundas, tente inovar aos poucos. Desenvolva uma nova estratégia, por exemplo, e faça um teste em ciclos, analisando a resposta dos seus clientes a pequenas inovações. Conforme a resposta for sendo positiva, vá expandindo a inovação.

Mantenha um centro de pesquisa

Um centro de pesquisa dentro da sua empresa é uma excelente maneira de acompanhar as tendências e de testar novas soluções. Esse setor ajuda a economizar recursos e a desenvolver inovações ainda mais precisas, com custos menores e melhores resultados.

Conte com uma boa parceria

A consultoria de marketing é uma boa ideia de serviço que pode ajudar a inovação. As equipes externas conseguem analisar de maneira imparcial o que tem sido feito pela sua empresa, captar mais dados sobre seus clientes, analisar a fundo o seu mercado e propor novas ideias, com uma visão diferente do que você já tem do seu negócio.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que a inovação de marketing é fundamental para as empresas que desejam acompanhar as tendências do seu setor, as modificações no comportamento dos seus consumidores e manterem-se sempre à frente da concorrência.

Mas para que todos esses objetivos sejam alcançados, é importante conhecer quais são as principais inovações que as outras empresas já estão usando, as tendências do seu setor e, claro, entender profundamente quem forma o seu público e o que essas pessoas precisam e desejam encontrar em empresas como a sua.

Gostou das nossas dicas sobre inovação de marketing? Ajude seus amigos gestores: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!