Hubspot ou RD Station, qual o melhor?

rodolfoperes
rodolfoperes - 18 de julho de 2017

Quando pensamos em automação de marketing, já imaginamos duas plataformas muito conhecidas no mercado: a Hubspot, uma empresa que desde 2004 vem revolucionando o mercado de inbound marketing e a Resultados Digitais, que conquistou alta credibilidade no mercado brasileiro pelo seu custo benefício.

A sua escolha irá depender muito das suas necessidades e a maturidade atual que sua empresa se encontra, principalmente quando falamos de inbound marketing. Para isso, você deve avaliar alguns pontos antes de pensar em uma contratação de uma plataforma como essa. Dentre estes critérios, avalie:

  • Você gera leads qualificados em seu site?;
  • Você tem uma boa equipe que conhece o conceito do marketing digital?
  • Sua equipe de marketing e vendas trabalha de forma integrada?
  • Você já possui páginas de captura de leads?
  • Há um trabalho inicial de conteúdo e relacionamento com sua base?
  • Sua equipe está sobrecarregada com o número de leads?
  • Tem interesse em alavancar suas vendas e fazer do canal online um excelente meio de aquisição?

Se você respondeu sim para a maioria dos pontos citados acima, talvez seja o momento de pensar em uma plataforma de automação de Marketing, mas qual escolher, Hubspot ou RD Station?

Confira!

Quem é quem: RD Station vs Hubspot

A Hubspot foi a pioneira em trabalhar com inbound marketing e criou o software em 2006, nos Estados Unidos. Sua proposta inicial era ter uma maneira mais eficaz de atrair, envolver e encantar os clientes. Atualmente, essa plataforma está presente em mais de 70 países, com quase 700 funcionários contratados e mais de 11.500 clientes em todo o mundo.

Já a Resultados Digitais é pioneira no Brasil, sediada em Florianópolis e criadora do RD Station em 2012. O software já tem mais de 6000 clientes e a empresa já chega aos 400 funcionários contratados.

Comparativo dos softwares de automação de marketing

Hubspot

Considerada líder de mercado, a Hubspot tem o software mais robusto e completo, por isso, cobra um valor bem mais alto também, o plano mais básico são a partir de U$ 200 dólares por mês, com até 100 contatos. Dependendo da base de clientes da sua empresa este software pode se tornar inviável, devido ao fato de se você precisar de mais contatos ter que pagar por isso, podendo chegar a planos superiores à U$ 2400 dólares/mês.

As principais funcionalidades existentes na Hubspot são:

  • Captação e gerenciamento de leads;
  • Lead scoring;
  • Nutrição e análise de leads;
  • Criação de CTAs e landing pages;
  • Acompanhamento dos canais de aquisição por página;
  • Testes A/B;
  • Blog integrado;
  • Monitoramento e publicação em mídias sociais;
  • Gestão de e-mail marketing
  • Acompanhamento de palavras-chave;
  • Marketing BI completo.

Além disso, todas as informações ficam armazenadas na nuvem, contando também com CRM próprio e o Sidekick, outra ferramenta para vendas.

RD Station

O RD Station já possui uma grande vantagem por ter sido desenvolvida 100% no Brasil, contando com um suporte ágil e eficiente. Seus planos são bem mais em conta que a Hubspot, oferecendo um custo-benefício ideal para pequenas e grandes empresas. O plano mais básico necessita de um investimento de R$ 329,00 por mês e o mais completo de R$ 1789,00 por mês. Sua plataforma de marketing também é SaaS e seus dados ficam armazenados na nuvem.

Suas funcionalidades consistem em:

  • Otimização para buscadores (SEO);
  • Criação de Landing pages e estratégias de geração de leads;
  • Testes A/B;
  • Disparo de Email marketing;
  • Fluxo de automações para relacionamento e nutrição da base;
  • Monitoramento de acesso dos leads em seu site;
  • Gestão de contatos e lead scoring;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Impulsionamento direto de postagens no facebook;
  • Identificação dos canais de aquisição;
  • Integração nativa com diversos CRM’s;
  • Análise e planejamento por meio de relatórios.

Funcionalidades Hubspot ou RD Station

E-mail marketing

Ambas as ferramentas oferecem a edição em formato drag and drop, permitindo o disparo e a análise das campanhas de e-mail marketing. A diferença é na quantidade de disparos e de contatos (como mostramos na tabela abaixo). O Hubspot oferece Testes A/B.

Landing page

Os dois softwares permitem a criação de landing pages responsivas, com editores internos. Ambos oferecem a possibilidade de criar Testes A/B e acompanhamento das melhores taxas de conversão via canais.

Gestão de Leads

Gestão de listas estáticas, dinâmicas e lead scoring nos dois concorrentes. O Hubspot tem CRM próprio e permite a integração com outros CRMs,  já o RD Station permite apenas integrações externas, sendo muitas delas já com uma API nativa, facilitando todo o processo.

Mídia Social

Ambas ferramentas permitem a gestão de mídias sociais, com agendamento de posts e monitoramento. Além disso elas oferecem acompanhamento de resultados de cada postagem e se leads foram gerados por meio das publicações.

SEO

Você encontra painel de palavras-chave e análises de SEO nos dois softwares de automação de marketing. A Hubspot oferece a possibilidade de link building, para conquista de links externos ao site, isto não sendo possível no RD Station. No entanto, esta última empresa tem a funcionalidade de ideias de conteúdos para blog posts de acordo com o tema a ser redigido.

Calls-to-Action (CTA)

Hubspot permite a criação e testes A/B, enquanto RD Station oferece materiais educativos para que você mesmo possa criar por fora.

Automação de marketing

Afinal, vamos contratar algum dos softwares justamente por isso, certo? Tanto o Hubspot quanto o RD Station trabalham com nutrição de leads, incluindo envio de e-mails em sequência, que tem a conversão como gatilho, histórico de interações, migração entre fluxos de nutrição e envio automático do contato para o CRM.

Blog

No Hubspot você pode criar um blog dentro do software e agendar as postagens por lá mesmo, o que o RD Station não oferece. Ambas permitem integrar formulários e analisar SEO do blog.

Integrações

As duas ferramentas permitem a integração com CRMs, com sistemas de terceiros e com formulários já existentes. O RD Station já oferece integrações nativas que facilitam toda a dinâmica, além de uma integração direta com campanhas de Leads Ads no Facebook.

Análises

Você encontra nas duas: análise do funil de vendas, análise do ROI, relatórios diários, semanais e mensais. Apenas o RD Station tem o Marketing BI.

Conclusão

Se você ainda não conseguiu decidir qual a melhor solução, saiba que realmente não existe uma resposta entre as duas ferramentas, ambas possuem seus prós e contras. No entanto, o RD Station possui um custo-benefício mais convidativo para a contratação, sem contar que a Resultados Digitais em 2016 recebeu um aporte financeiro que possibilitou a dedicação de um Product Manager para cada funcionalidade e nova solução. Isto cria grandes possibilidades de desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas que nos auxiliem no dia-a-dia.

O software de automação de marketing é o segredo para empresas que querem trabalhar seus contatos e clientes. Agora queremos saber, qual a sua opção? Hubspot ou RD Station? Ainda tem dúvidas a respeito? Mande suas perguntas pelos comentários.

  • Boa avaliação da redação. Recomendo este site para baixar Apostila INSS 2016.

  • Kelly Zeferino

    Muito bom e completo. Existe uma outra ferramenta bem completa também, open source, que estou testando e é o mautic. Vocês chegaram a utilizá-la?

    • promovaweb

      sim muito boa

  • Não esqueçam do Pipz! Também é uma ótima opção para quem está buscando uma plataforma de automação de marketing. Mais informações no nosso site: https://pipz.com/br/

  • Paulo de Tarso

    Gostei muito do texto no que diz respeito a ser bastante informativo. Parabéns! Vou compartilhar o link com o meu time, esperando que eles também usufruam deste conhecimento.

  • Fernanda Etlinger

    Eu uso essa aqui: http://www.jeenga.com e gosto bastante!!!

  • Fernanda Etlinger

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  • Ideias Baratas Do Simples ao S

    eu estou testanto a OMB100 ou builderall vocês conhecem? Teria algum comentario?

  • Luiz Carlos Conte

    Sugiro a leitura do artigo comparando Hubspot e RD com a SharpSpring, definitivamente o melhor custo benefíco do mercado. vale o confere https://inboundmarketing.com.br/sharpspring-hubspot-ou-rd/