Guia para escrever conteúdo para o seu blog corporativo

Aline Akar
Publicado por Aline Akar em 7 de abril de 2017
Atualizado em 16 de março de 2021

Um dos maiores desafios para qualquer estratégia de Inbound Marketing é gerar conteúdo que seja realmente atrativo e de qualidade para os leitores de um blog corporativo. Para o Inbound, o conteúdo é sempre o rei e, por isso, deve haver cuidado especial para que ele tenha o efeito desejado. Hoje em dia, as pessoas têm menos tempo e isso faz com que elas prefiram conteúdos de leitura fácil, rápida, com informações úteis e que apresentem soluções para o problema que estão procurando.

Como melhorar a criação de bom conteúdo para que seu blog corporativo atinja mais clientes online? Siga em frente na leitura para entender mais sobre o assunto!

Por que criar um blog corporativo?

Há uma linha de raciocínio a ser seguida para compreender a real motivação por trás da criação de um blog corporativo. Primeiramente, a partir dessa estratégia, é possível aumentar o número de páginas vinculadas ao seu website.

Depois, sabemos que o Google valoriza blogs corporativos com conteúdo relevante e atual e, com esse reconhecimento, você pode ser citado por outras empresas no blog delas, aumentando o seu tráfego orgânico. Todo esse trabalho faz com que o seu negócio esteja melhor posicionado na internet e ranqueando melhor. Estar bem ranqueado nas ferramentas de busca significa ser encontrado com mais facilidade pelos seus potenciais clientes, o que implica, no final, em mais vendas para a sua empresa.

Como se planejar para criar um blog novo?

Compreenda a sua persona e entenda a jornada do consumidor

Definir as personas da sua marca vai muito além de conhecer informações básicas como idade e sexo. É preciso ir a fundo para conhecer características como o nível de escolaridade, hábitos e interesses.

Essas informações têm ligação direta com o tipo de conteúdo que será produzido em seu blog corporativo. Explicamos aqui o que é uma persona e como montar uma para sua empresa.

Além disso, lembre-se de produzir diferentes tipos de conteúdo, em diferentes formatos. Isso porque cada cliente está em um momento de compra diferente. Por isso, requer um conteúdo que seja específico para seu estágio na Jornada do Consumidor (seja ele de reconhecimento, consideração ou decisão).

blog corporativo

Planeje o seu conteúdo

É essencial que você nutra as suas leads com informação de qualidade. O conteúdo de um blog corporativo não é criado da noite pro dia e os artigos não são só uma mera questão de “sentar e escrever”. Tudo tem um propósito, um porquê e toda essa arquitetura textual necessita de planejamento.

Antes de mais nada, pense nos temas que agradam e que são pesquisados pelas suas personas. Depois, para iniciar o artigo é importante que você já tenha feito uma busca por palavras-chave e selecionado aquelas com grande volume de busca e, de preferência, pouca concorrência/dificuldade de ranqueamento. A frequência dos seus posts também é fundamental, então não se esqueça de elaborar um calendário editorial, estabelecendo quantos textos você postará trimestralmente (não recomendamos que você faça menos de 12 artigos por trimestre).

Não espere que a inspiração caia dos céus

É um fato: escrever com frequência exige disciplina e planejamento. Ainda que seja uma tarefa agradável, não espere se sentir completamente inspirado para começar a escrever — ou isso poderá atrasar sua produção. Doses de inspiração são sempre bem vindas — e dão um toque especial e único aos textos — mas lembre-se: manter um blog é algo que exige frequência de postagem.

Liste todos os tópicos que abordará no post

Estruturar o seu artigo em tópicos é essencial, porque vai de acordo com o princípio da escaneabilidade textual — recursos que facilitam para o leitor dar aquela “passada de olho” no artigo e entender, antes de iniciar a leitura, sobre o que ele trata. Além disso, pensar nos tópicos antes de escrever evita que você se perca ao longo do texto, sendo prolixo e não concluindo a mensagem que pretende passar para o público.

Lembre-se de padronizar os seus tópicos para que eles tenham uma lógica e cadenciamento de ideias. Para valorizar as normas de SEO, formate-os em H1, H2 ou H3 de acordo com a hierarquia de assuntos e não deixe de usar a keyword em pelo menos um deles.

Desenvolva o texto respeitando a linguagem da persona

Pensar no que falar é importante, mas pensar em como falar é mais do que essencial. Quando escrevemos, o objetivo é passar uma mensagem e, para que sejamos compreendidos, é preciso redigir de maneira clara.

Porém, o que faz uma mensagem ser clara ou confusa, já parou pra pensar sobre isso? Bom, várias coisas fazem na verdade e podemos começar com a principal delas: falar na mesma linguagem que o seu interlocutor.

Essa preocupação não está relacionada apenas ao idioma, mas também ao tom em que o seu interlocutor se expressa. Pode ser mais formal, coloquial, técnico ou didático, por exemplo. Perceba que não estamos falando de seguir as normas gramaticais da Língua Portuguesa, mas sim de entender como as suas personas se manifestam, para que você fale de “igual para igual” a fim de que elas se identifiquem com a sua marca.

Seja profissional na hora de escrever no seu blog corporativo

Muitos empresários confundem o espaço do blog com um ambiente para expressar suas opiniões pessoais. Evite crises de imagem e seja profissional na hora de escrever os artigos para o blog corporativo da sua empresa.

Tome cuidado com assuntos que fogem do ambiente profissional e que destoam da missão e valores da sua marca. Lembre-se que os artigos do blog devem expressar o posicionamento institucional da sua marca — e não necessariamente o do autor da postagem.

Utilize técnicas de SEO

O SEO faz com que seu conteúdo seja indexado mais facilmente pelo Google, gerando tráfego. Uma maneira eficiente de fazer isso é pensar quais termos — ou palavras-chave — suas personas utilizam para buscar seu conteúdo.

Além disso, você pode utilizar ferramentas para mapear o volume de busca desses termos — e até mesmo monitorar as palavras que levam mais tráfego para seus concorrentes. Nesse quesito, o SEMRush é uma ótima opção.

Quantas palavras-chave adicionar a um artigo de blog?

Para um texto de tamanho pequeno a médio (cerca de 600 palavras) costumamos incluir 4 vezes a palavra-chave em foco. Contudo, as keywords não devem ser inseridas em excesso — nem atrapalhar a experiência de leitura do leitor do seu blog corporativo. O que nos leva ao próximo tópico: escaneabilidade do seu artigo do blog.

Empregue técnicas de escaneabilidade

Escaneabilidade é o que torna o seu texto fácil de ser lido e permite ao leitor encontrar com facilidade o que procura. Para conseguir esse efeito, siga essas dicas em seu blog corporativo:

  1. Use parágrafos curtos: blocos grandes de textos são cansativos de ler e entender, então divida-os em parágrafos menores;
  2. Coloque intertítulos: utilize-os para que o leitor saiba qual tema o parágrafo vai abordar;
  3. Use listas: são mais fáceis de serem lidas e aguçam a curiosidade do leitor para saber qual é o próximo item.

Escreva o conteúdo para pessoas e não para robôs

Com a crescente preocupação de atender às regras de SEO, muitos redatores web caem no erro de escrever pensando mais nos robôs do Google do que nas pessoas reais que vão ler o texto. Não faça isso!

O seu artigo deve sim estar adequado a um formato específico, mas lembre-se de não ser artificial e escrever de maneira atrativa e acessível. Por exemplo, não adianta escrever a sua keyword exaustivamente para ranquear melhor, se isso fizer com que o seu texto fique repetitivo e perca a credibilidade com o seu público. Isso pode até auxiliar no ranqueamento, mas atrapalhará na sua conversão.

Use ferramentas e otimize o seu tempo escrevendo para o blog

Quem escreve recorrentemente para blogs sabe: algumas ferramentas podem ajudar — e muito — no processo de redação de textos. Na Internet, existe uma gama de opções que podem otimizar cada etapa da sua produção de texto, desde o planejamento até a execução. Listamos abaixo algumas das ferramentas que costumamos usar para escrever artigos para blogs:

Para encontrar ideias de conteúdo e mapear palavras-chave

Para Criar Títulos Atrativos

Otimizar tempo e aumentar a concentração

Utilize diferentes formatos

Imagens fazem toda a diferença. Enriqueça seus textos com elementos não verbais para quebrar a monotonia do layout e facilitar a leitura.

Inclua vídeos, gifs, imagens, infográficos e até mesmo sons para deixar seu texto mais atrativo e dinâmico. Na hora de escolher os formatos de mídias, não esqueça de considerar as características da sua persona.

Não caia em generalismos e modismos sem antes fazer essas análises. Gifs e memes, por exemplo, podem funcionar para certas personas — e serem descontextualizadas para outras.

Outro detalhe: não esqueça que todas as fotos inseridas na postagem devem ser de boa qualidade e resolução. Uma dica é investir em bancos de imagens gratuitos — além de possuírem uma grande variedade de temas, as fotos são de uso gratuito e permanente.

Invista em bancos de imagens gratuitos

Listamos alguns dos melhores bancos de imagens gratuitos para serem utilizados em blogs corporativos. Eles podem, inclusive, serem utilizados para postagens em redes sociais:

  1. Pixabay
  2. Getty Images — Parte Gratuita
  3. Unsplash
  4. Freepik
  5. New Old Stock
  6. Pexels

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe o seu comentário abaixo e até a próxima!

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