Google Adwords e o Orçamento Compartilhado

Avatar Autor
Publicado por Gabriel Motta em 3 de abril de 2013
Atualizado em 20 de setembro de 2018

Diretor de operações e cofundador da INGAGE, Gabriel atua na área de Marketing Digital, colaborando para a construção de vários cases de sucesso.

Seis meses atrás o Google lançou o orçamento compartilhado no Adwords. Uma ótima opção para anunciantes que tem múltiplas campanhas mas que compartilham a mesma verba de mídia entre elas. Além de ser uma mão na roda na hora de definir o orçamento diário, também possibilita uma compensação, caso a campanha A, por exemplo, tenha gastado mais verba do que a campanha B e com isso, o Adwords passa a distribuir de maneira mais uniforme seu investimento em mídia.

Orçamentos Compartilhados - Google Adwords

Isso vai realmente me ajudar?

Claro. Com os orçamentos compartilhados o gasto diário ficou muito mais automático e não necessita de um acompanhamento tão exagerado para garantir que a verba seja toda aplicada. Você pode dedicar mais tempo analisando e negativando listas de palavras, redigindo novos anúncios e pensando em novas estratégias.

Pontos a serem considerados:

Apesar dessa nova opção do Google Adwords poupar um bom tempo, muitas vezes pode impactar diretamente no desempenho de suas campanhas. Por exemplo: se duas campanhas A e B compartilham o mesmo orçamento e no meio da tarde seu orçamento já foi todo utilizado, tanto os anúncios da campanha A quanto da B sairão do ar e você poderá perder uma oportunidade da campanha B que teria um ótimo desempenho no período noturno. Temos que ficar atentos.

Antes de compartilhar orçamentos…

Você precisa entender o potencial das campanhas e analisar o volume de busca das palavras-chave de cada uma delas. Se possível, tentar entender quais palavras convertem mais e assim conseguir definir múltiplos orçamentos compartilhados, garantindo que as palavras mais rentáveis terão um “budget” maior ao longo do dia.

Enfim, as possibilidades são infinitas e cabe ao anunciante/agência monitorar e analisar qual é a melhor opção para cada cliente, além de entender os dados fornecidos pela ferramenta que permitirão definir essas estratégias para cada campanha.

 

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!