Google Adwords e o Orçamento Compartilhado

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 3 de abril de 2013

Seis meses atrás o Google lançou o orçamento compartilhado no Adwords. Uma ótima opção para anunciantes que tem múltiplas campanhas mas que compartilham a mesma verba de mídia entre elas. Além de ser uma mão na roda na hora de definir o orçamento diário, também possibilita uma compensação, caso a campanha A, por exemplo, tenha gastado mais verba do que a campanha B e com isso, o Adwords passa a distribuir de maneira mais uniforme seu investimento em mídia.

Orçamentos Compartilhados - Google Adwords

Isso vai realmente me ajudar?

Claro. Com os orçamentos compartilhados o gasto diário ficou muito mais automático e não necessita de um acompanhamento tão exagerado para garantir que a verba seja toda aplicada. Você pode dedicar mais tempo analisando e negativando listas de palavras, redigindo novos anúncios e pensando em novas estratégias.

Pontos a serem considerados:

Apesar dessa nova opção do Google Adwords poupar um bom tempo, muitas vezes pode impactar diretamente no desempenho de suas campanhas. Por exemplo: se duas campanhas A e B compartilham o mesmo orçamento e no meio da tarde seu orçamento já foi todo utilizado, tanto os anúncios da campanha A quanto da B sairão do ar e você poderá perder uma oportunidade da campanha B que teria um ótimo desempenho no período noturno. Temos que ficar atentos.

Antes de compartilhar orçamentos…

Você precisa entender o potencial das campanhas e analisar o volume de busca das palavras-chave de cada uma delas. Se possível, tentar entender quais palavras convertem mais e assim conseguir definir múltiplos orçamentos compartilhados, garantindo que as palavras mais rentáveis terão um “budget” maior ao longo do dia.

Enfim, as possibilidades são infinitas e cabe ao anunciante/agência monitorar e analisar qual é a melhor opção para cada cliente, além de entender os dados fornecidos pela ferramenta que permitirão definir essas estratégias para cada campanha.