Fique de olho nessas 4 métricas da sua estratégia de vendas

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Publicado por Gabriel Motta em 8 de setembro de 2015

Diretor executivo e cofundador da INGAGE. Escreve sobre assuntos relacionados à performance, planejamento, SEO e pautas gerais de marketing.

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Dentro das empresas, o marketing deve cuidar da quantidade e da qualidade de leads gerados. Ou seja, deve atrair o público certo e educá-lo o suficiente para estar com a decisão de compra mais consolidada possível. Já a área de vendas se responsabiliza pelo fechamento do negócio e na fidelização dos clientes. Essas duas áreas precisam andar juntas para que a estratégia funcione bem.

Mas dá para saber como andam os resultados de toda essa ação? Com a ajuda de alguns indicadores, você pode entender se a sua estratégia caminha para o sucesso ou se será preciso ajustar a rota. Confira a seguir 4 importantes métricas de vendas:

1 – Total de vendas por certo período de tempo

Acompanhe quantas vendas sua empresa fecha por certo período de tempo e, então, você terá análises importantes, como qual dia da semana, época do mês ou do ano vende mais ou menos. Isso permite maior previsibilidade do desempenho da equipe e do comportamento do consumidor para planejar táticas que potencializem as oportunidades.

2 – Índice de vendas por produto ou serviço

Além de identificar o andamento das vendas de acordo com o período, é importante analisar a saída de acordo com as características de cada produto ou serviço. Por exemplo, em uma loja de roupa, em vez de analisar apenas a quantidade de camisas vendidas e o tamanho, registre também os modelos de corte (gola v ou gola redonda?) e quais cores e categorias de estampas estão sendo mais procuradas. Assim, você sabe exatamente quais são os produtos que geram mais renda para sua empresa.

3 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Até que uma pessoa se transforme em seu cliente, quanto tempo e dinheiro você investe para atingi-la e persuadi-la de uma compra? O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é calculado a partir do total de custo com marketing e vendas dividido pelo número de clientes obtidos, considerando o mesmo período. Com essa métrica em mãos, você pode avaliar se estão valendo a pena seus esforços com mídia e se é possível aumentar a escala de operação.

4 – Novos clientes x Fidelização

Analise a porcentagem de vendas geradas para novos clientes e dê retorno daqueles que já tiveram experiências com sua empresa. Assim, você consegue perceber se a taxa de atração está sendo satisfatória e se sua empresa está oferecendo uma experiência de compra capaz de fidelizar o cliente. Lembre-se de que algumas ferramentas podem ajudar no monitoramento das campanhas, como o Google Analytics.

Essas são algumas métricas de venda que você deve acompanhar para traçar suas estratégias com mais assertividade e aprimorar o sucesso da sua empresa. É imprescindível o alinhamento entre as áreas de marketing e de vendas em todo o processo, trabalhando em busca dos mesmos objetivos.

E no seu negócio? Como você analisa a sua estratégia de vendas? Compartilhe conosco a sua experiência.

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