Facebook Marketing 2016: 6 Passos Simples Para Uma Fanpage de Sucesso

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 4 de março de 2015

 

Marketing no Facebook já é uma realidade para boa parte das empresas, e é um caminho inevitável para promover uma marca no ambiente online. O futuro está aí, e com ele estão novas formas de comunicação, novas exigências dos clientes e novos hábitos de consumo e entretenimento. E a sua empresa não pode ficar fora desse futuro, não é mesmo? Você já explora o Facebook Marketing? 

Certamente, você, como uma pessoa ligada nas tendências, já pensou em investir no Facebook. Ou, quem sabe, já até tenha uma página, mas ela está meio “aos trancos e barrancos” e sem um retorno que valha todo o seu investimento, certo? Se for esse o seu caso, esse artigo pode ser bem útil para você. Vamos te dar algumas dicas de como aprimorar seu marketing no Facebook e tornar sua fanpage um verdadeiro sucesso.

Interessado? Continue a leitura com a gente!

1) Analise seu web cenário antes de fazer marketing no Facebook

Faça um benchmarking dos seus concorrentes e analise a situação deles no Facebook. Pense:

  • Como é a linguagem utilizada?
  • Eles estão fazendo um bom trabalho?
  • Possuem seguidores engajados?
  • Qual a frequência de postagens que eles utilizam?
  • Que tipo de conteúdo eles criam?
  • E quais compartilham?
  • Quais os seus pontos fortes no trabalho que desenvolvem?
  • E quais os pontos fracos deles que você pode explorar?

Responda todas essas perguntas e você já terá uma boa noção da dificuldade que terá e muitos insights do que fazer.

2) Profissionalize sua página do Facebook

A primeira coisa que você tem que fazer é criar uma fanpage. Nem pense em criar um perfil ou mantê-lo se você já o tiver. As fanpages do Facebook são o espaço feito e reservado para as empresas, e é lá que você poderá realizar um trabalho verdadeiramente profissional de Marketing no Facebook.

Agora é hora de cuidar da estética na sua página.

  1. Crie uma bela foto de perfil e uma imagem de capa que “converse” com ela.
  2. Em seguida, preencha todos os dados e os espaços para colocar informações no perfil da fanpage.
  3. E, por último, crie uma URL fácil e curta com o nome do seu negócio; isso irá facilitar bastante a divulgação do seu trabalho.

TAMANHOS DE IMAGENS DO FACEBOOK 2016:

Veja o material completo nesse link

  1. Imagem de capa do Facebook 
    mínimo 851 x 315 pixels
  2. Imagem de perfil do Facebook
    mínimo 180 x 180 pixels (original)
    160 x 160 pixels (reduzida)
    40 x 40 pixels (miniatura)
    Imagem postada no Facebook:
  3. 470 x variável
  4. Tamanho máximo exibido no Facebook
    960 x 720 pixels
    Tamanho máximo para timeline de FanPage
    504 x 504 pixels

3) Crie conteúdo autoral para sua fanpage

De que adianta você fazer tudo bonitinho se você apenas compartilha conteúdo dos outros? Você estará apenas ajudando outras marcas a se promoverem nas redes sociais e perdendo autoridade perante sua audiência. Claro que uma matéria ou uma imagem que tenha tudo a ver com o interesse do seu público pode (e deve!) ser compartilhada. Mas isso é uma exceção no seu trabalho de marketing no Facebook. A maioria esmagadora do seu conteúdo deve ser produzido por você mesmo. Fotos, vídeos, textos, enquetes, links para sites ou blogs, o importante é que você trabalhe a seu favor e dê audiência para a sua marca.

Não se esqueça também de criar um planejamento com uma frequência que considere ideal para o seu negócio e para a capacidade da sua equipe. Quando determinar essa frequência, mantenha-se firme nela. Os resultados virão.

4) Use Ferramentas de Gerenciamento e Monitoramento de Redes Sociais

 

Para uso realmente profissional da sua fanpage, é altamente recomendável que você utilize uma ferramenta de gestão de redes sociais.

Além de poder conciliar com mais facilidade com outros sites de relacionamento, essas ferramentas permitem um trabalho mais organizado e têm recursos a que você não terá acesso diretamente pelo Facebook, como, por exemplo, a análise da sua audiência. Com essa informação, você poderá postar na hora em que mais houver seguidores conectados na rede e realizar um trabalho de marketing no Facebook mais assertivo.

Leitura Indicada: Aprenda a Utilizar A Ferramenta Gratuita Facebook Analytics

Outra vantagem é que essas ferramentas são grandes aliadas em uma etapa muito importante do trabalho de redes sociais: o monitoramento de redes sociais.  Por meio dele é que você poderá saber se sua marca está indo como você planejou e ter uma noção melhor de como a sua empresa está se saindo nesses canais de comunicação.

FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO E/OU MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS

  • HootSuite,
  • Scup,
  • BuzzSumo
  • Newsle,
  • BuzzBundle,
  • IFTTT,
  • Everypost,
  • Fanpage Karma,
  • Post Planner

5) Monte uma equipe e Faça SAC 2.0

Além de criar um conteúdo relevante e gerenciá-lo com profissionalismo, é preciso ter em mente que, antes de tudo, o Facebook é uma plataforma de interação. Isso quer dizer que, nela, ouvir é tão importante quanto falar. Logo, é essencial que você interaja com os seus seguidores.

Mas, o que é SAC 2.0?

Uma maneira bastante atual de fazer isso é por meio do SAC 2.0. Também conhecido como SAC 3.0, é uma forma de tornar as redes sociais de sua marca em um verdadeiro canal de atendimento online. Além da praticidade de execução – tanto para você quanto para o cliente – realizar o SAC 2.0 estreita seu relacionamento com os prospectos e clientes. (Essa é uma etapa importantíssima de qualquer estratégia de Facebook Marketing!)

Usando seus princípios, você vai estar mais preparado para ouvir seus clientes e respondê-los, para que eles tenham um retorno devido para seus comentários e dúvidas. E pode ter certeza de que eles adoram quando você responde da forma certa e interage com eles.

E essa já é uma realidade. 47% dos clientes brasileiros preferem receber atendimento exclusivamente pelas redes sociais, ao invés de procurar meios tradicionais – como SAC telefônico e até mesmo e-mail.

6) Invista no Facebook Ads

Hoje, para se ter acesso a maioria dos usuários que curtem sua página no Facebook, é preciso pagar. Nem todos que te seguem irão ver o que você posta apenas com o alcance orgânico da plataforma.

Mas, por que o Facebook diminuiu o Alcance Orgânico das páginas? Foi apenas uma maneira de ganhar mais dinheiro?

Não. O Facebook fez isso por dois motivos: primeiramente, é uma forma de incentivar que as páginas produzam conteúdo cada vez mais relevante para suas audiências. Se o conteúdo publicado por todas as empresas que uma pessoa segue chegasse ao seu feed de notícias, ela não conseguiria ver nada que seus amigos estão postando. Seriam mais de 150.000 atualizações por dia! E não é essa a ideia do Facebook. Além disso, é uma forma de monetizar a plataforma.

Veja Como Aumentar o Alcance Organico da Sua Fanpage do Facebook

Você pode impulsionar uma publicação, criar um anúncio ou patrocinar um post. O ideal é ter um profissional já experiente nessas horas te auxiliando ou uma empresa especializada. Mas se por acaso você resolver fazer uma aventura solo no mundo do Facebook Ads, é essencial que você pelo menos utilize o Facebook Power Editor ou o Ad Creator.

Se quiser saber mais sobre marketing no Facebook e em outras redes sociais, leia nosso post “Marketing nas redes sociais: como montar uma estratégia digital de sucesso para sua marca”.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado. Lembre-se de que experimentar é algo muito válido e aconselhável quando se fala em Facebook ou mesmo em marketing digital. Então, não tenha medo de testar e descobrir a melhor maneira de interagir com seus seguidores na sua fanpage.

Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário! Compartilhe com a gente a sua experiência e boa sorte com seu marketing no Facebook e sua fanpage!

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