O Face Ads é essencial para melhorar seus números nas redes sociais

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 18 de novembro de 2013

Presença constante no cotidiano de milhares de pessoas, o Facebook se consolida, cada vez mais, como uma eficiente ferramenta de marketing. Neste sentido, os anúncios divulgados na rede social, o Face Ads, vêm para atingir clientes potenciais independentemente do objetivo de sua empresa na rede.

É fácil investir na ferramenta. Criando uma página e uma eficiente estratégia, é possível aumentar o número de fãs em sua Fan Page, gerar tráfego para o site da sua empresa e até vender seus produtos ou serviços. Tudo isto para uma audiência altamente segmentada.

É inegável que a rede social está em alta, o que, por si só, já é um bom cartão de visitas para o seu negócio. Por outro lado, simplesmente anunciar no portal não é garantia de conversão.

Muita mensuração de resultados, além da elaboração inteligente de uma boa campanha, são pré-requisitos para uma estratégia bem-sucedida. A grande questão é: você sabe por que precisa investir em Face Ads e como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

O que é Face Ads?

Se você nunca ouviu falar na expressão Face Ads, não precisa se preocupar. Afinal, o termo (também chamado de Facebook Ads) é usado para designar o sistema de mídia paga da rede social, voltado para empresas de diversos tamanhos e setores.

A plataforma de anúncios do Facebook é muito versátil e oferece uma vasta gama de possibilidades de formatos e de segmentação para os anunciantes, além de permitir que inúmeros objetivos de negócio sejam alcançados, como curtidas na página da sua empresa, geração de leads qualificados, confirmação da presença em eventos e compra de produtos ou serviços.

Não à toa, o Face Ads é hoje considerado uma das plataformas de anúncio mais eficientes dentro do Marketing Digital. Afinal, ela oferece uma grande variedade de formatos, como textos, imagens e vídeos – capazes de aumentar a taxa de conversão ao se conectar melhor com o seu público.

Quais as vantagens de anunciar no Face Ads?

Ainda não está convencido de que investir em Face Ads é uma boa ideia para o seu negócio? Veja as vantagens que esse tipo de propaganda oferece.

Segmentação minuciosa: atinja seu público-alvo de maneira eficiente

Ao anunciar na ferramenta, você consegue identificar e influenciar internautas a conhecerem e acompanharem sua página. Mas como selecionar uma audiência específica para seu negócio dentre tantos usuários com interesses distintos?

O Facebook Ads permite um nível muito grande de personalização, o que ajuda a afunilar ao máximo seus anúncios.

Com o objetivo de fazer com que os ads atinjam somente clientes potenciais da sua área de atuação, é possível, por exemplo, restringir o alvo por meio de opções como nível de escolaridade, idade, sexo, região, interesse cultural e muitas outras categorias.

Isso, convém lembrar, exige que o empreendedor detenha um entendimento bem preciso do tipo de usuário que se interessaria pelos seus produtos\serviços, assim como em qualquer outra ação de marketing.

Outro ponto interessante é que, uma vez que seu público foi segmentado, o Facebook fornece imediatamente qual é o número de pessoas que será atingido com seus anúncios.

Formas de investimento: pague apenas pelo resultado obtido

Face Ads

Outro benefício importante oferecido pela ferramenta é a maneira democrática de pagamento. No Face Ads, o empreendedor paga apenas pelos resultados que obtém, ou seja, investe em um sistema de CPC (custo por clique) e CPM (custo por visualização de página).

Em relação à quantia investida, a rede social permite que você comece contribuindo com valores simbólicos, o que torna a estratégia ideal para todos os tamanhos de negócio.

À medida que observar sua taxa de conversão subir, o empresário também poderá aumentar gradativamente seu investimento, da forma que desejar. De todo modo, a vantagem é que este pagamento será baseado unicamente no retorno conquistado.

Formatos: diferentes modos de anunciar

Um ponto positivo do Face Ads reside, justamente, na diversidade de anúncios. Na ferramenta, é possível optar por várias maneiras de interação com os usuários, selecionando a melhor forma de divulgar seu conteúdo no portal. Confira alguns dos tipos de ads mais utilizados:

Histórias patrocinadas (sponsored stories)

Estas formas de anúncio discretas e bem visualizadas exploram o fator social ao máximo, o que é uma estratégia extremamente eficaz. Criando uma história patrocinada, o anunciante envolverá usuários e seus amigos por meio de uma página, um aplicativo ou um evento, levando-os a curtir e compartilhar conteúdo entre si.

Assim, as sponsored stories se valem do poder de influência de um amigo sobre o outro, fazendo com que uma pessoa comece a seguir determinada página ou curta uma publicação porque os membros do seu círculo social fizeram o mesmo (em um processo similar a uma propaganda “boca a boca”).

Impulsionar publicação

Para impulsionar seu conteúdo e fazer com que ele atinja um número ainda maior de pessoas, basta clicar no botão que aparece na própria linha do tempo, no canto direito da publicação (“impulsionar”).

Dessa maneira, o Facebook sugerirá novos níveis de audiência, o que aumenta a chance de ganhar “likes” por meio do Edge Rank. Você já ouviu falar no termo?

O Edge Rank nada mais é que um algoritmo da rede social que define com qual frequência determinadas postagens irão aparecer aos usuários. Deste modo, a ferramenta direciona conteúdos baseada nos critérios de relevância e afinidade.

Somente por meio dela é possível garantir que seus anúncios cheguem a 100% dos seus clientes potenciais!

Remarketing

No remarketing, os anúncios são exibidos a pessoas que visitaram um site em busca de algum produto ou serviço, mas não concluíram a conversão. Por meio de um cookie inserido no navegador destes usuários, eles se deparam com banners da empresa que visitaram ao navegar por outros portais da web.

No caso do Face Ads, os anúncios aparecem apenas na rede social, mas a lógica de funcionamento é a mesma.

Soluções simples ou avançadas de anúncios

Como dissemos, o Face Ads é simples de usar e funciona tanto para estratégias mais simples como para as mais complexas. Algumas possibilidades são:

  • publicações impulsionadas: como explicamos, esse tipo de ação ajuda a alcançar novas pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo, mas que no momento não seguem sua página no Facebook;
  • anúncio de página: ao promover sua página, você poderá influenciar mais pessoas para curti-la e segui-la, aumentando o conhecimento sobre sua marca;
  • anúncio de site: é possível promover o seu site e fazer com que mais seguidores e demais usuários sejam direcionados até a página do seu negócio;
  • promover botão de chamada para ação: o botão de chamada para ação pode ser personalizado de acordo com os objetivos da sua campanha, como: agendar horários, fazer compras pela rede social ou ser direcionados para o seu site, e-commerce, landing page, entre outros;
  • geração de cadastros: nesse caso, o anúncio pode ser criado pelo gerador de anúncios do Facebook Ads e você poderá montar uma lista de leads qualificados para outras ações de marketing;
  • conversões: são anúncios mais diretos que fazem com que as pessoas realizem ações valiosas como se cadastrar em uma lista, baixar seu aplicativo ou realizar uma compra.

A rápida divulgação do anúncio aliada às formas de pagamento e à atração eficiente de público transformam o marketing no Facebook uma ótima estratégia para todos os tipos de empresas, em especial as PME’s.

Como fazer uma boa campanha?

É crucial considerar, no entanto, que a geração de resultados relevantes depende de um excelente planejamento. Veja algumas dicas essenciais para desenvolver ótimas campanhas de Face Ads:

  1. conheça seu público-alvo e segmente-o adequadamente: afinal quanto mais afunilada for a sua audiência, maiores as chances de conversão. Você poderá usar a própria ferramenta do Facebook para criar audiências distintas para a sua página, dependendo do produto ou serviço que deseja anunciar, por exemplo;
  2. pense corretamente no objetivo: como você viu, o Face Ads permite múltiplos usos – e um anúncio voltado para a venda de um produto é completamente diferente de um que visa fortalecer a sua marca. Assim, defina o objetivo primeiro e depois pense no formato que usará;
  3. defina o orçamento: é possível definir um orçamento diário ou vitalício. Ainda que os anúncios na plataforma possam começar com valores modestos, garanta que o determinado conseguirá ter um bom poder de alcance para os seus objetivos e mercado;
  4. crie um anúncio interessante: é fundamental se lembrar que as pessoas não estão no Facebook querendo comprar produtos ou conhecer marcas. Por isso, quanto mais atrativo for o seu anúncio, maiores as chances de conversão. Use imagens, vídeos ou textos que tenham relação com o público que você deseja atrair e fique de olho nas regras do Facebook (por exemplo, evitar textos que ocupem mais de 20% da imagem).

Depois de definir a campanha, não deixe de acompanhá-la de perto (o que também pode ser feito pela plataforma). Aqui, também é possível montar testes A/B e analisar qual versão está performando melhor, por exemplo.

Também é possível pausar o anúncio, fazer as alterações necessárias e reativá-lo, garantindo um ROI interessante a sua campanha.

Conclusão

Como você viu, o Face Ads é uma importante plataforma de anúncios no marketing digital. Afinal, um número importante de brasileiros está conectado à rede social – e é possível desenvolver anúncios variados, extremamente segmentados e voltados as diversas necessidades e objetivos da sua empresa.

Porém, para conseguir ter sucesso, é indispensável um bom planejamento, conhecendo seu público e também as opções da rede social.

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