Facebook Ads 2016: Conheça A Segmentação De Anúncios Por Renda

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 17 de março de 2016

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O Facebook é muito mais do que uma rede social. Ele é a rede social mais popular do Brasil, com mais de 62 milhões de acessos por dia, segundo estudo publicado pelo IBGE no ano passado. Para quem anuncia, o Facebook é ainda mais do que isso: ele é uma poderosa plataforma de mídia.

FACEBOOK ADS: POR QUE ANUNCIAR NO FACEBOOK?

A ferramenta de anúncios do Facebook, ou Facebook Ads, traz uma série de vantagens para os anunciantes. Com os Facebook Ads é possível traçar estratégias de acordo com o objetivo do seu negócio. Entenda Se Sua Empresa Precisa Investir Em Facebook Ads

Por exemplo: quem deseja que suas publicações gerem buzz e atinjam uma determinada quantidade de pessoas – que não podem ser alcançadas organicamente – pode criar uma campanha de engajamento; quem deseja gerar leads pode criar campanhas com foco em conversões no site; quem deseja divulgar seu negócio para pessoas que estão perto pode fazer um anúncio nas imediações.
Mas estes são apenas alguns exemplos – há uma dezena de formas de alcançar os usuários de maneira eficaz, e os benefícios não param por aí.

COMO IMPACTAR O USUÁRIO CERTO NO FACEBOOK ADS: OPÇÕES DE SEGMENTAÇÃO DE ANÚNCIOS

A versatilidade do Facebook Ads também se aplica às possibilidades de segmentação das campanhas. Atualmente, é possível criar campanhas que segmentam determinados gêneros, que atingem apenas a determinadas faixas etárias, que impactam pessoas apenas em determinadas cidades, estados ou países e, também, influenciar os usuários de acordo com seus interesses.  Veja mais dicas de Facebook Marketing Para 2016

Quanto mais você conhece suas personas, o perfil e o comportamento delas, mais fácil se torna o trabalho de segmentação das campanhas. E ele está prestes a ficar ainda mais eficaz.

Ainda não conhece suas personas? Veja Como Criar Personas Do Marketing Nesse Guia

O QUE É SEGMENTAÇÃO POR RENDA NO FACEBOOK ADS E COMO FUNCIONA?  

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O publicitário Hilário Júnior divulgou, em meados de 2015, que o Facebook e o Experian Marketing Services haviam estabelecido uma parceria com o objetivo de segmentar os usuários de acordo com a renda deles. No início de março de 2016 esta notícia foi confirmada. Ela está sendo disponibilizada para os usuários aos poucos, assim como a maioria das alterações do Facebook Ads são apresentadas: de maneira gradual.

Assim como as demais segmentações por interesses, os usuários irão selecionar os dados dentro do direcionamento detalhado. Quando a segmentação por renda estiver disponível, ela vai aparecer dentro de comportamento, de informações demográficas e, por fim, da classificação do consumidor. As listas de usuários serão apresentadas da seguinte maneira:

  • Afinidades para bens de alto valor;
  • Afinidades para bens de médio/alto valor;
  • Afinidades para bens de médio valor;
  • Afinidades para bens de médio/baixo valor.

Ainda dentro da segmentação por renda, será possível selecionar listas de pessoas com:

  • Afinidades para bens de luxo;
  • Afinidades para cartão de crédito;
  • Afinidades para e-commerce;
  • Afinidades para internet de alta velocidade;
  • Afinidades para setor imobiliário;
  • Afinidades para turismo;
  • Afinidades para TV a cabo.

Quando você escolhe determinada segmentação, ou uma combinação delas, o Facebook te apresenta uma estimativa de quantas pessoas serão impactadas pela sua ação (esta informação vai depender de outras variáveis, como seu orçamento e segmentação local, por exemplo).

COMO O FACEBOOK E A EXPERIAN MARKETING SERVICES OBTÉM OS DADOS?

Trata-se de um atributo da Experian desenvolvido por meio de estatísticas, com base em dados dos usuários no Facebook. Resumindo: assim como o Facebook consegue informações sobre a idade, gênero, estado civil e outros interesses das pessoas cadastradas, agora, com esta parceria, também será possível determinar a classe social e renda delas.

O QUE A SEGMENTAÇÃO POR RENDA ALTERA PARA QUEM ANUNCIA NO FACEBOOK ADS? 

A funcionalidade do Facebook Ads permite selecionar novos públicos de acordo com potencial de renda de cada um deles, fazer novas combinações e realizar uma série de testes que irão determinar quais são as segmentações vencedoras para o seu negócio.

 

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