5 dicas para sua estratégia de vendas online

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Publicado por Ingage em 6 de abril de 2020
Atualizado em 17 de agosto de 2020

O mercado do comércio digital vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Apenas em 2019, o crescimento do e-commerce foi de 16,3%, representando um faturamento de R$ 61,9 bilhões, de acordo com dados da Ebit|Nielsen. Mas, para se dar bem, não basta apenas criar uma loja virtual. É preciso ter uma estratégia de vendas online!

Por isso, ao longo deste artigo, vamos conhecer algumas dicas para que você saiba como vender pela internet com sucesso. Afinal, antes de colocar a mão na massa, é preciso pensar em formas para se sobressair. Então, vamos lá?

1. Escolha seus produtos com cuidado

Se você ainda está escolhendo o que vai vender, planeje muito bem esse passo. É claro que escolher produtos que tenham muita procura é uma boa ideia, mas esse não é o único fator a ser levado em conta.

Em primeiro lugar, se já tiver uma primeira ideia, faça uma análise da concorrência. Assim, você consegue ver se esse mercado já está saturado ou se há uma oportunidade para você ali.

Outra coisa que pode ajudar é escolher nichos bem específicos, o que diminui o número de lojas especializadas com as quais você terá de competir. Ao invés de apenas vender camisetas, por exemplo, especialize-se em camisetas com estampas de elementos da natureza.

Por fim, outra dica em relação aos artigos que você vai comercializar é a de optar por categorias de produtos com as quais você tenha familiaridade. Isso vai te ajudar a lidar com fornecedores e a planejar a comunicação do seu e-commerce com mais assertividade, apenas para citar algumas vantagens.

2. Atenção à persona na estratégia de vendas online

Outro aspecto importante para obter sucesso em sua estratégia de vendas online é saber exatamente para quem você vai vender seus produtos. Isso não significa que você tenha que conhecer individualmente cada um dos seus clientes, mas que precisa saber as principais características comuns deles.

Por isso, ter a persona do seu negócio estabelecida é fundamental. Em suma, isso significa que você precisa, a partir de informações sobre seus consumidores, criar um perfil do seu cliente ideal.

Dessa forma, vai ficar muito mais simples identificar que ações implementar em seu plano de marketing e como executá-las. Sabendo quem você quer atingir, seu discurso pode ser muito mais acessível àquelas pessoas, causando uma identificação com sua marca.

Se você tem uma empresa que vende planos odontológicos, por exemplo, seus esforços precisam ser direcionado à quem consome esse tipo de serviço. Nesse caso, vale se questionar: “Quem pagaria por um plano dental?”; “Quais são as pessoas que buscam por convênios odontológicos?”. Essas estratégias ajudam no caminho para identificar sua persona.

3. Conheça bem sua logística para planejar a operação

Outro aspecto que pode impactar muito sua estratégia é o da logística. Por isso, quando começar, observe muito bem como funciona sua operação.

Isso vai servir para que você consiga fazer uma gestão eficiente do seu estoque, além de não prometer um prazo de frete que não vai conseguir cumprir, apenas para citar alguns exemplos.

Ainda em relação ao envio das mercadorias, se essa for a primeira vez que você estiver empreendendo no ramo do e-commerce, não comece com entregas para todo o Brasil. No início, foque na sua região para pegar o jeito. Depois, você pode ir expandindo os negócios.

4. Cuidado com o atendimento

Mais um aspecto fundamental para toda loja online é o atendimento. Lembre-se que, como seu cliente não tem contato direto com os produtos antes de adquiri-los, podem surgir mais dúvidas ou problemas.

Portanto, esteja preparado para fornecer canais de atendimento. Informe-os, junto com os horários e prazos de resposta. Uma boa ideia também é a de oferecer o chat como uma forma de contato mais rápido. Conforme a plataforma de e-commerce que utilizar, será possível integrar essa opção sem custos adicionais para o lojista.

Lembre-se sempre, quando for falar com um cliente, de ser cordial e solícito, buscando solucionar o problema. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da empresa Accenture, 86% dos brasileiros foram para uma concorrente por causa do mau atendimento em 2015.

5. Foco na experiência do cliente

Por fim, quando falamos em estratégia de vendas online, é preciso levar a experiência do cliente em consideração o tempo todo. Com isso em mente, você já tem meio caminho andado para conquistar sua audiência.

Um conselho para isso é facilitar a navegação em seu site. Para tanto, considere a experiência para os usuários que o acessem por dispositivos móveis. Também evite carregar muitos produtos por página (até 15 é um bom número) e organize o menu de acordo com as categorias dos artigos. Assim, o cliente consegue encontrar o que procura.

Além disso, busque conquistar a confiança do consumidor. Venda com segurança disponibilizando o checkout transparente e com o certificado SSL em seu site. Esses elementos diminuem a possibilidade de fraudes em seu e-commerce.

Conclusão

Esperamos que, com essas dicas, você possa preparar sua estratégia de vendas online com mais consistência. Assim, as chances de que você tenha sucesso em sua loja virtual crescem consideravelmente.

Então, está pronto para arregaçar as mangas e fazer seu planejamento?

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

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