Estratégia de Inbound Marketing para empresas de tecnologia: o que não pode faltar no seu planejamento

Avatar Autor
Publicado por Ingage em 9 de julho de 2021

Antes de incluir uma estratégia de Marketing no planejamento de sua empresa, vale entender o que é Inbound Marketing. Ele reúne uma série de ações para atrair possíveis clientes, por meio do blog, do site, das redes sociais e de outros canais. Diferentemente do Marketing tradicional, em que a marca vai até o público, aqui, é a audiência que busca organicamente a solução.

Isso acontece por meio da produção de conteúdos otimizados, com foco em SEO, das postagens em redes sociais e assim por diante. Uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada oferece incontáveis benefícios tanto financeiros quanto de reconhecimento de marca no mercado. Não é à toa que gigantes da tecnologia, como a Oracle, já entenderam a importância desse investimento.

O caminho das empresas de tecnologia pode ser facilitado por uma estratégia de Inbound Marketing consolidada. Os passos mais indicados do planejamento se encontram a seguir, neste conteúdo.

Por que uma empresa de tecnologia precisa adotar uma estratégia de Inbound Marketing?

Não importa o quão inovadora seja a sua solução: os clientes precisam conhecê-la para fazer a roda financeira girar. Isso vai além de estar na internet, como sugeria Bill Gates. É preciso educar o público sobre seus produtos ou serviços, convencendo-o de sua importância. Ou melhor, colocando em destaque o que você faz melhor que a concorrência.

Vale considerar que muito da sua audiência não reconhece ainda a própria dor. A produção de conteúdos acerca da solução do seu negócio será uma isca para captar, a princípio, a atenção desse possível cliente. Ao navegar pelo funil de vendas, amadurecendo a ideia e percebendo sua necessidade, terá a certeza de que encontrou o fornecedor ideal para solucionar seus problemas.

Afinal, o custo por aquisição de clientes pode ser um grande desafio ao plano orçamentário de uma empresa de tecnologia — uma vez que já existe um alto custo para reter talentos capacitados, sem perdê-los para a concorrência, e manter ferramentas de trabalho para a equipe. Todo esse esforço é valorizado quando se investe em Inbound Marketing.

Como deve ser o planejamento da estratégia de Inbound Marketing para empresas de tecnologia?

No plano de Marketing para empresas de tecnologia, considere as seguintes etapas de investimento.

Mapeamento de concorrentes

A ideia aqui não é copiar os seus concorrentes, mas conhecê-los e saber no que eles investem para a conversão de leads. Essa é uma eficiente maneira de encontrar lacunas a serem preenchidas pela sua empresa, que se tornam uma vantagem competitiva no mercado.

Criação de buyer personas

Uma buyer persona é uma representação do seu cliente ideal, em forma de uma pessoa semi-fictícia com interesses, desafios e necessidades. Com base nisso, é possível planejar melhor as ações da empresa, para dialogar com essa audiência de maneira personalizada. A definição ocorre a partir de análises e pesquisas de público.

Criação do plano de atuação

As ações nunca são escolhidas aleatoriamente. É preciso construir um plano de atuação com base nas buyers personas do negócio e nos objetivos da marca — posicionamento de mercado, conversão de leads, vendas etc. Ele deve incluir os seguintes direcionamentos:

  • planejamento de conteúdo com foco em SEO — é a escrita para blog corporativo, com elementos que impulsionem a página nos motores de busca. São exemplos: palavras-chave, links relevantes, organizações de títulos (tópicos e subtópicos), meta-descrição, otimização de imagens etc.;
  • planejamento de redes sociais — envolve publicações recorrentes e interação com o público, análise de audiência, escolha das plataformas ideais para converter leads, a linguagem utilizada e assim por diante;
  • planejamento de mídia online — inclui a busca de palavras-chave específicas, criação das campanhas, definição de orçamento para cada uma delas, entre outras ações.

Gestão de SEO on Page e SEO Off Page do site

Muito além de uma produção eficiente de conteúdo, é necessário incluir técnicas avançadas de SEO — tanto no site ou blog da empresa quanto em outras páginas do Google. As estratégias Off Page são concluídas a partir de backlinks, que aumentam a relevância da sua marca para os buscadores. Já as On Page impulsionam o ranqueamento, também agregando relevância.

Parametrização de lead scoring

Assim como há a automatização de tarefas em outros setores da sua empresa, é possível facilitar o processo de qualificação dos leads. Isso acontece por meio do lead scoring, que atribui notas ao potencial cliente para entender se ele está pronto para reforçar seus laços com a empresa — ou seja, tornando-se, de fato, um consumidor da base.

Nutrição da base de leads

Tendo em vista que o custo de aquisição é mais oneroso que o custo de nutrição de leads, é importante investir nessa estratégia. O intuito é manter o interesse do cliente na solução da sua empresa, enviando conteúdos de acordo com o nível de maturidade desse consumidor e interesses.

É importante fazer a segmentação correta dos clientes, de modo a obter melhores resultados com as ações de nutrição. Um atendimento eficiente também colabora para a fidelização do público e a consequente transformação de promotores da sua marca.

Acompanhamento de resultados

Por fim, para que todo esse investimento seja calibrado, é preciso mensurar os resultados. Veja quais foram as ações mais rentáveis e aquelas que não tiveram o retorno esperado. Entenda os pontos de melhoria e os que, de fato, não funcionam para o público do seu negócio.

Esse acompanhamento é feito a partir de ferramentas de automação. Antes, é necessário definir métricas e KPIs relevantes ao negócio — por exemplo, origem do tráfego, custo por aquisição de clientes, taxa de conversão de leads etc.

estratégia de inbound marketing

Por que contar com uma empresa especializada em Inbound e em empresas de tecnologia?

Investir em uma estratégia de Inbound Marketing sem a expertise de profissionais da área pode não trazer resultados tão expressivos quanto se espera. Formar equipes de Marketing, por outro lado, é um esforço que nem toda empresa tem condições de arcar, principalmente aquelas que estão no começo. É então que surge a solução de contratar uma empresa especializada.

A terceirização dos serviços de Inbound Marketing com uma agência de confiança é feita para favorecer a atuação do seu negócio em todos os sentidos. Afinal, uma nova equipe estará à disposição para suprir as demandas da sua empresa — com profissionais especialistas em diferentes frentes, como Mídias Pagas, SEO, Conteúdo, Design etc.

A INGAGE possibilita essa parceria de confiança, com o suporte que a sua empresa precisa e muita experiência com empresas Saas. Nosso planejamento de Inbound Marketing inclui os passos listados neste conteúdo, com núcleos internos preparados para formar uma equipe de Marketing de alta performance.

Empresas de tecnologia que investem em uma estratégia de Inbound Marketing veem resultados, ao passo que liberam seus profissionais para preocupações referentes ao produto. Considere a contratação de uma agência especializada e tenha garantias de sucesso com o seu planejamento de Marketing.

Fale agora com os consultores da INGAGE! Estamos esperando o seu contato para solucionar dúvidas e apresentar melhor as nossas soluções.

Mini Logo Ingage

Agência referência
de marketing digital

Somos especialistas em trabalhar com empresas de vendas complexas B2B.

Conheça a Ingage
Mini Logo Ingage

Receba uma
proposta comercial

Soluções personalizadas com foco no relacionamento e retorno financeiro para nossos clientes.

Fale com um consultor
Personagem Newsletter

Gostou do texto?

Não perca o nosso próximo artigo! Inscreva-se em nossa newsletter.

Obrigado por se inscrever!